domingo, maio 22

Dia mais positivo para o Team FIAAL

A segunda subida da Rampa da Falperra foi mais positiva para o Team FIAAL. Depois de resolvidos os problemas com os travões, ambos os pilotos algarvios melhoraram significativamente o seu registo, e acabaram no 6º lugar final.

O dia de ontem ficou marcado pelos diversos problemas de travões da Transit da equipa FIAAL, facto que limitou não só o resultado mas também a confiança de João e Nuno Fontaínhas. O dia de hoje, e com os problemas solucionados os resultados foram mais animadores - na primeira subida João Fontaínhas retirou 3,86 segundos ao tempo de ontem, e Nuno Fontaínhas com o excelente tempo de 2:54,056, tira 8,899 segundos sendo inclusive o 4º tempo da manga. Uma evolução muito satisfatória que culminou no 6º tempo final.

RESULTADOS ONLINE

CRÓNICA DIA 2

Transit: Leite e Rodrigues vencem na Falperra
Depois das excelentes indicações dadas ao longo do dia de ontem, com a disputa das primeiras subidas de prova, era aguardado com natural expectativa o desfecho da segunda prova do Ford Transit Trophy, disputada este fim-de-semana inserida no programa da 32ª Rampa Internacional da Falperra, prova do Campeonato da Europa de Montanha.

O certo é que as Transit da competição organizada pela Ford e pela QF voltaram a surpreender, com a luta pela vitória final a manter-se até aos últimos metros da derradeira subida.

A equipa C.A.M. acabou por levar a melhor sobre as demais, mas a curta vantagem que separou José Pedro Leite/António Rodrigues dos segundos classificados (Stock Car), prova não só o elevadíssimo grau de competitividade que se vive no Ford Transit Trophy, mas também a evolução que cada equipa foi conseguindo realizar ao longo do fim-de-semana, num traçado conhecido pela sua exigência e onde o conhecimento do mesmo desempenha um papel crucial. A equipa da Stock Car ocupou a segunda posição com Patrick Cunha a deter a melhor marca absoluta em termos de Ford Transit Trophy, tendo realizado a sua última subida em 2m50,838s.

A fechar o "top 3" ficaram os representantes da Beta/Eni (António Costa/Valter Cardoso), eles que registaram uma evolução muito notória ao longo dos dois dias de prova, acabando por ver premiado com a subida ao pódio o esforço desenvolvido. Destaque também para João Diogo Lopes/Filipe Martins que levaram a Ford Transit da Auto Rabal a um meritório quarto lugar, apesar do enorme obstáculo com que se depararam ao longo de toda a prova e que se prendeu com a sua falta de conhecimento do traçado minhoto.

A prova deste fim-de-semana ficou marcada pela desclassificação da equipa Daro, que, aliás, foi inicialmente dada como vencedora da prova do Ford Transit Trophy, muito por culpa do tempo "canhão" assinado por Jorge Areia - que na derradeira subida rubricou a marca de 2m50,836s. Porém, uma irregularidade técnica detectada pelos comissários técnicos do troféu ditou a vitória da formação apoiada pelo concessionário Ford C.A.M, que teve como um dos protagonistas José Pedro Leite que no final sublinhava: "lamento a desclassificação do Rui (Azevedo) e do Jorge (Areia), em definitivo, não é desta forma que gosto de ganhar. De qualquer modo, face ao que mostrámos durante o fim-de-semana, só posso estar contente. Sinto que impusemos um bom ritmo em todas as subidas e a verdade é que os tempos que fizemos só não foram melhores porque numa ou outra situação exagerámos e batemos, felizmente sem grandes estragos!"

Referência ainda para as equipas da M.Coutinho/Ibertal com João Baptista e Paulo Machado a garantirem o 5º lugar, logo à frente dos homens da FIAAL que, depois de um aturado trabalho nocturno para resolver uma crise com o sistema de travagem da Transit "algarvia", conseguiram imiscuir-se entre os da frente, com Nuno Fontainhas a assinar o quarto melhor tempo na derradeira subida de prova. A encerrar a classificação do troféu, ficou a equipa da Maivex, apesar do boa toada evidenciada por Hélder Silva no segundo dia de prova, que o levou a garantir a quinta melhor marca na última passagem pelos 5200 metros do traçado da rampa.

Quanto ao convidado da Ford e da QF, o jornalista Pedro Gil Vasconcelos, encerrou o fim-desemana fazendo um balanço claramente positivo desta sua estreia aos comandos da Ford Transito. A verdade é que, mesmo longe dos tempos dos pilotos que habitualmente disputam o troféu, o jornalista portuense não deixou de mostrar um enorme empenho na tentativa de baixar as suas marcas: "foi um fim-de-semana divertido, no qual o meu esforço foi sendo progressivamente premiado com menos segundos no cronómetro. Adorei a experiência, mesmo que em termos de competição tenha andado, obviamente, longe das marcas dos pilotos. A verdade é que o carro me surpreendeu, em boa parte pelas performances que desenvolve, mas também pela facilidade de condução. Tratou-se de uma surpresa muitíssimo agradável.

artigo complementar publicado em Supermotores

VIDEO DA SUBIDA

Sem comentários: