domingo, maio 29

E mais uma para Loeb - Argentina WRC

Sebastien Loeb e Daniel Elena recuperaram de uma penalização de um minuto na segunda etapa para vencer o Rally da Argentina, vendo no último dia de prova Sebastien Ogier cometer um erro comprometedor.



Depois de Jari-Matti Latvala ter dominado mais de metade da prova, Sebastien Ogier assumiu a liderança da prova a três troços do final da segunda etapa, depois de ver o finlandês da Ford desistir com problemas de suspensão.

Á entrada para o último dia de prova Sebastien Ogier tinha uma vantagem confortável para Hirvonen e Loeb, mas o jovem francês acabou por cometer um erro no troço inaugural do último dia de prova e capotou. Para além da perda de quase meio minuto, Ogier ficou com problemas na direcção assistida e apesar dos três troços seguintes serem as três passagens por uma super especial com menos de quatro quilómetros, Ogier acabou por ceder mais uma vintena de segundos.

E foi no último troço que tudo se decidiu. Loeb e Hirvonen fizeram exactamente o mesmo tempo, mas Loeb já estava dois segundos á frente de Hirvonen, acabando por vencer a prova depois de a ter visto quase como perdida na segunda etapa. Mikko Hirvonen levou o Fiesta WRC ao segundo posto, terminando a apenas 2,4s de Loeb, enquanto o azarado Ogier completou o pódio com o DS3 WRC a pouco mais de sete segundos, apenas se podendo queixar de si próprio por não ter vencido a prova.

Petter Solberg completou no quarto posto, terminando a prova da melhor forma com a vitória na Power Stage. O norueguês esteve na luta pela vitória, mas ao ficar sem direcção assistida no último troço de sábado acabou por cair para quarto.

Mads Ostberg foi o primeiro do segundo pelotão, terminando no quinto posto com o Fiesta WRC da Stobart, seguido do local Federico Villagra, sempre muito apoiado pelos seus conterrâneos argentinos.

Jari-Matti Latvala regressou no último dia ao abrigo do superallye e ainda recuperou até ao sétimo posto. Matthew Wilson foi o oitavo, terminando na frente do neo-zelandês Hayden Paddon, vencer no PWRC com o Subaru Impreza.


Classificação Final:
1º Sebastien Loeb/Daniel Elena – Citroen DS3 WRC – 4h02m56,9s
2º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen – Ford Fiesta WRC a 2,4s
3º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia – Citroen DS3 WRC a 7,6s
4º Petter Solberg/Chris Patterson – Citroen DS3 WRC a 32,6s
5º Mads Ostberg/Jonas Andersson – Ford Fiesta WRC a 5m16,9s
6º Federico Villagra/Perez Companc – Ford Fiesta WRC a 6m48,5s
7º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla – Ford Fiesta WRC a 9m24,5s
8º Matthew Wilson/Scott Martin – Ford Fiesta WRC a 13m32,7s
9º Hayden Paddon/John Kennard – Subaru Impreza a 25m43,8s
10º PAtrik Flodin/M Andersson – Subaru Impreza a 33m34,2s

Mundial de Pilotos:
1º Sebastien Loeb- 100 Pontos
2º Mikko Hirvonen – 93
3º Sebastien Ogier – 81
4º Jari-Matti Latvala – 68
5º Petter Solberg – 46

Construtores:
1º Citroen – 167
2º Ford – 150
3º Stobart - 61

publicado em Supermotores
Nota adicional - O único português em prova, o navegador Carlos Magalhães, abandonou no principio do segundo dia, quando o Mini WRC de Daniel Oliveira teve uma saída de estrada. Já no primeiro dia, tinha abandonado, e regressado em SuperRally.


Sem comentários: