domingo, maio 29

Equipa FIAAL termina jornada na 6ª posição

A chuva que caiu hoje em Jarama condicionou a prestação de João Fontaínhas. Depois de um bom arranque, foi surpreendido pela chuva, e caiu na classificação até ao 8º posto. Resultado do fim-de-semana um 6º lugar.

Depois do excelente 4º lugar de Nuno Fontaínhas, na corrida de ontem, o volante da Transit Trophy passou para as mãos de João Fontaínhas. Devido a uma qualificação problemática, foi obrigado a arrancar da 8ª posição. Recuperou algumas posições, ocupando durante algum tempo o 5º posto. Infelizmente, com o aparecimento da chuva, os percalços também apareceram. João Fontaínhas caiu na classificação, mas manteve-se próximo dos adversários, pensando no combinado das duas corridas - resultado, o fim-de-semana acabou com um 6º lugar para a dupla algarvia.

IMAGENS DA PROVA

CRÓNICA DA 2ª CORRIDA

A segunda corrida do Ford Transit Tropy incluída no programa deste fim-de-semana em Jarama (Madrid) ficou marcada, ao contrário do sucedido na tarde de ontem, por uma grande instabilidade das condições climatéricas, o que acabou por jogar um papel crucial no desenrolar da prova desta manhã.

A vitória final sorriu à equipa M.Coutinho/Ibertal, resultado conseguido à custa de uma exibição memorável de João Baptista que conseguiu tirar melhor partido da sua Transit, especialmente quando as condições em pista se deterioraram devido à chuva.

As primeiras gotas de água, que começaram a cair a cerca de meia hora do arranque da prova, vieram colocar em dúvida as equipas, nomeadamente em relação à melhor afinação. A decisão que fosse tomada implicaria sempre correr alguns riscos, dado ser impossível
prever em que condições se disputaria a corrida, apesar de a organização ter anunciado a declaração de "WET RACE", permitindo, assim, a utilização de pneus de chuva. A verdade é que depois de uma fase molhada, a pista praticamente secou para o arranque da prova, para, depois da quarta volta voltar a cair uma violenta "tromba de água" que teve como consequência directa um completo baralhar da classificação.

Filipe Martins (Auto Rabal), que largou da "pole", resistiu enquanto pode aos ataques vindos de João Baptista (M.Coutinho/Ibertal), que logo na primeira volta havia subido ao segundo posto, por troca com José Pedro Leite (C.A.M). Porém, quando a pista voltou a apresentar-se novamente "alagada", Baptista atacou mais forte e saltou para o comando. Mais atrás a animação não faltava e o os mais de 30 mil espectadores aplaudiram efusivamente diversas exibições que em certos casos mais pareciam de bailado, tal a quantidade de água que se acumulou nos asfalto da pista. Neste particular, merecem destaque António Costa (Beta/Eni) que apesar de se ter apresentado sempre muito lesto (foi mesmo ele a rubricar a volta mais rápida) não se livrou de um ou outro percalço, para gáudio do publico. João Aragão Teixeira (Maivex) também não se livrou de um ou outro susto, aliás como aconteceria com Filipe Martins assim que a chuva o surpreendeu.

Por outro lado, a intempérie colocou o enorme sorriso nos lábios de João Baptista que depressa percebeu "que podia atacar e chegar à vitória. Foi uma corrida exigente, mas muito divertida em que consegui uma magnífica vitória para a equipa M.Coutinho/Ibertal." Por seu turno, os homens da C.A.M., representados nesta segunda corrida por José Pedro Leite, acabaram por repetir o segundo lugar e assim assegurar uma importante "colheita" pontual após o fim-de-semana: "Esta corrida foi complicadíssima", esclarecia Leite, acrescentando que "sabia que não teria hipótese de lutar pelos lugares da frente em seco, por isso, quando começou a chover, tirámos claras vantagens."

Apesar do terceiro lugar obtido hoje, a Auto Rabal acabou por ser a equipa mais pontuada em Jarama, fruto, também, da vitória de João Diogo Lopes numa corrida em que conseguiu também a volta mais rápida. Filipe Martins confessava no final que "esta corrida foi um suplício! Tínhamos o carro totalmente afinado para seco, por isso, assim que começou a chover, percebi que nada podia fazer. Foi uma dor de cabeça a partir daí..."
Quem não escondeu a sua satisfação em relação ao convite para alinhar na corrida deste fimde-semana foi o jornalista Juan Colin que sublinhou: "diverti-me como há muito não me divertia numa corrida. O carro é fantástico e a situação que se verificou hoje com chuva acabou por apimentar um pouco mais a corrida e, em especial, a minha corrida. Esta foi uma experiência que dificilmente esquecerei."

O Ford Transit Trophy regressa à actividade entre os dias 1 e 3 de Julho com a disputa do Circuito da Boavista.

Classificação da 2ª Corrida (Provisória):
1º João Baptista (M.Coutinho/Ibertal), 14 voltas em 31m19,997s
2º José Pedro Leite (C.A.M.), a 1,118s
3º Filipe Martins (Auto Rabal), a 25,206s
4º António Costa (Beta/Eni), a 35,492s
5º João Aragão Teixeira (Maivex), a 36,264s
6º Pedro Fins (Stock Car), a 42,219s
7º Jorge Areia (DARO), a 48,639s
8º Juan Colin (Ford/QF), a 50,887s
9º João Fontainhas (FIAAL), a 51,550s

Volta mais rápida: António Costa em 2m07,443s à média de 108,764 Km/h

press-release Transit Trophy

Sem comentários: