domingo, maio 15

Portimão recebe 2.ª etapa do Campeonato do Mundo de Motonáutica

Pelo 13.º ano consecutivo, Portimão e as águas do rio Arade vão receber, dias 21 e 22 de maio, a mais prestigiada e emocionante competição mundial do calendário da União Internacional de Motonáutica (UIM), o Grande Prémio de Portugal / Algarve F1.


A prova irá contar com a participação de 16 pilotos, de oito nacionalidades, entre os quais Duarte Benavente, o único português em prova, que desde 1999 tem marcado presença assídua em todas as edições realizadas no nosso país, tendo em 2009 subido ao 3.º lugar do pódio.

Já o atual campeão do mundo, o finlandês Sami Selio, não tem sido muito feliz em Portimão, onde conquistou um 2.º lugar em 2002, um 4.º em 2007 e um 8.º em 2008, e no arranque do Campeonato do Mundo de 2011 quedou-se pela 14.ª posição, na prova realizada em março, no Qatar.

Após o triunfo nessa etapa pela Qatar Team, com a vitória a pertencer ao norte-americano Jay Price, seguido do seu novo companheiro de equipa, o italiano Alex Carella, espera-se uma luta acérrima pelos lugares cimeiros, à qual se juntam Thani Al Qamzi e Ahmed Al Hameli (Team Abu Dhabi), dos Emiratos Árabes Unidos.

O italiano Francesco Cantando, que há 16 épocas participa no Mundial da F1 e que por cinco vezes terminou a corrida de Portimão na 2.ª posição, vai seguramente continuar à procura a sua primeira vitória.

A também cantora norueguesa Marit Stromoy, e único elemento feminino em prova, volta a alinhar neste Grande Prémio, em representação da Team Náutica, ao lado do italiano Rinaldo Osculati.

Confirmadas estão assim as emoções fortes, reservadas aos milhares de entusiastas que, habitualmente, acompanham esta competição, quer na Zona Ribeirinha de Portimão, quer pela transmissão televisiva para 46 países, incluindo Portugal, através do «Desporto 2», da RTP2.

No já longo historial de realizações, recorda a organização, este evento desportivo é considerado pelo conjunto das equipas “como o melhor Grande Prémio do Mundo, obtendo sempre boas classificações nos relatórios da UIM”.

No programa do evento estão ainda agendadas, durante o fim de semana, duas corridas da Fórmula 4, nas quais participarão oito pilotos em representação de outras tantas equipas.

publicado em Região Sul

Sem comentários: