domingo, junho 19

Bernardo Sousa termina em 2º do SWRC

Bernardo Sousa terminou na segunda posição entre os concorrentes do SWRC no Rali da Grécia, resultado que lhe permite ascender à terceira posição no campeonato. Depois de apostarem num ritmo que lhes permitisse passar incólumes pelas muitas armadilhas da prova grega, a dupla do Ford Fiesta S2000 manteve esta manhã a posição na derradeira etapa, conquistando igualmente um expressivo 11º lugar na classificação geral.


Com uma prova gerida de forma inteligente, o piloto do Team Quinta do Lorde conquista assim pontos preciosos para o SWRC, que lhe permitem ocupar agora a terceira posição absoluta, com 43 pontos, atrás de Martin Prokop e Juho Hanninen, que lidera a competição.

Numa prova extremamente dura, o Fiesta nunca apresentou problemas de maior, e a equipa mostrou saber manter-se longe das armadilhas desta prova, que são muitas, como se comprova pelas inúmeras 'vítimas' que fizeram ao longo dos três dias de rali.

Para o piloto "este resultado traduz uma boa estratégia da equipa, soubemos manter um bom ritmo competitivo e estar bem classificados no final, na busca pelos pontos do SWRC que é o meu único objetivo. Vamos subir na classificação geral e quero manter-me atento aos nossos adversários, e vou manter o empenho para os próximos ralis."

"A prova foi extremamente dura, é quase inacreditável como conseguimos passar sem grandes problemas, exigiu muito trabalho e concentração, mas o prémio que agora recebemos faz esquecer os momentos complicados. Dedico este resultado a todos os adeptos que nos apoiam e nos fazem chegar muitas mensagens de motivação, bem como aos principais parceiros do projeto, pela confiança que nos deram, e que espero estar a retribuir com mais resultados."

"Estou pessoalmente muito satisfeito com a minha equipa de assistência, baseada numa equipa totalmente portuguesa e que está a dar mostras de grande competência para enfrentarmos este enorme desafio que é o Campeonato do Mundo de Ralis e para eles vai também o meu agradecimento por estarem à altura das exigências, e com um rali como este, tão duro, até superam as expectativas." O próximo rali de Bernardo Sousa será o Rali da Finlândia de 28 a 30 de Julho.

publicado em AUTOSPORT
CRÓNICA DIA 3 - RALI DA GRÉCIA

Sébastien Ogier venceu o Rali da Grécia após uma batalha ao décimo de segundo com o seu companheiro de equipa na Citroen Racing, Sébastien Loeb, ficando cada vez mais claro que o heptacampeão do mundo vai ter muito que fazer para assegurar o seu oitavo título mundial.

Ogier começou este rali com muitas cautelas, mas a pouco e pouco foi-se chegando aos lugares da frente, acabando por ser ele o grande perseguidor de Petter Solberg, que acabou por ceder à pressão do francês na tarde do segundo dia de prova. No final do dia, não quis ser líder, cedendo a posição a Loeb com o qual se bateu metro a metro nas especiais de hoje. O facto de ter 'obrigado' Loeb a partir na frente, poderá ter sido absolutamente decisivo, já que a margem final entre ambos se cifrou em apenas 10 segundos.

Para Loeb, este segundo lugar foi o 100º pódio da sua carreira, numa prova em que abriu a estrada no primeiro e último dia de prova, com o próprio Loeb a revelar que foi o mais rápido durante o rali, mas a desvantagem de abrir a estrada em dois dias foi decisiva no resultado final.

Hirvonen ainda tentou

Petter Solberg acabou por cair para quarto, enquanto Mikko Hirvonen ainda tentou chegar-se aos homens da frente no último dia, mas o melhor que conseguiu foi ficar apenas a três segundos de Loeb. O seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala ficou com o seu rali estragado quando perdeu mais de 10 minutos com problemas no turbo do Ford Fiesta WRC, logo no primeiro dia de prova, não conseguindo melhor que o nono posto final. Pelo meio, venceu sete troços.

Henning Solberg e Matthew Wilson completaram o top seis, enquanto Evgeny Novikov e Mads Ostberg tiveram muitos problemas nesta prova, 'necessitando do 'superally' para regressarem à corrida no sábado, depois de terem tido problemas com a suspensão.

Juho Hanninen venceu o SWRC e agora lidera a competição, o mesmo acontecendo com o Intercontinental Rally Challenge. Um piloto, dois campeonatos! Atrás de si ficou classificado Bernardo Sousa, em mais um excelente resultado na competição reservada aos S2000.

publicado em Autosport

Sem comentários: