quarta-feira, julho 27

Exposição Rali Vinho Madeira

A Exposição criada em 2009, para assinalar as comemorações do cinquentenário da Volta à Ilha/ Rali Vinho Madeira, encontra-se instalada na Estação do Teleférico do Funchal no Almirante Reis.

Trata-se de uma nova oportunidade para divulgar, nestes dias que antecedem nova edição do Rali Vinho Madeira, uma iniciativa concebida para integrar também o centenário do Clube Sports da Madeira e a inauguração das obras de recuperação da sede do clube em Julho de há dois anos.

A exposição documenta as várias fases do evento desde a 1ª Volta à Ilha, organizada pelo Club Sports da Madeira em 1959, como a histórica vitória de José Lampreia nesse ano. Passa pelos primeiros anos da internacionalização do rali e consequente entrada no Campeonato da Europa em 1979, culminando nos tempos mais recentes, nomeadamente, na integração no IRC na qualidade de prova fundadora.

Composta por um grande painel central desenhado em curva com imagens nas duas faces, podem ser rememorados acontecimentos históricos como o desembarque das viaturas que se deslocaram do continente em 1959 a bordo do navio "Carvalho Araújo", o impacto do evento na sociedade madeirense na transição para os anos sessenta do século passado, a vitória de Zeca Cunha, o primeiro madeirense a vencer o rali e a passagem pela Madeira de grandes nomes do automobilismo, como o francês Jean Pierre Nicolas, mais tarde os italianos Vudafieri, Biassion e Tabaton e os suecos Vatanen e Toivonen.

Os visitantes da exposição podem ver imagens de todas as épocas do rali e reviver através das fotografias e dos relatos inscritos no painel em português e inglês, as vitórias das duplas madeirenses Janica Clemente – Miguel de Sousa nos anos setenta e de Vítor Sá e Ornelas Camacho em 2004.

Um grande mural transcreve na primeira pessoa, frases de vários intervenientes na Volta e no Rali, dando-nos uma perspectiva única de sentimentos vividos ao longo de cinquenta anos.
No espaço da exposição também podem ser apreciadas duas viaturas clássicas de competição.

A Comissão Organizadora do Rali Vinho Madeira tem muita honra nesta parceria com a Teleféricos da Madeira SA, uma empresa que tem por objectivo proporcionar uma experiência única, através de um serviço de excelência. A Teleféricos da Madeira SA, é uma empresa orientada para os clientes e para a sua satisfação total. Com a integração da Exposição Volta à Ilha/Rali Vinho Madeira, na sua principal estação os responsáveis da empresa Teleféricos da Madeira, consideram que podem surpreender as suas mais de 1.400 visitas diárias, na maioria estrangeiros.

Da parte, da Comissão Organizadora do Rali Vinho Madeira, vai um grande agradecimento, por este importante contributo para a notoriedade do evento que mobiliza milhares de madeirenses e projecta o nome da Madeira no exterior há cinquenta e dois anos.

Horário de Funcionamento:
Todos os dias, das 9:00 às 17:45 horas.
Exposição com Entrada Livre.
Jardim do Almirante Reis
Telef. (351) 291780280 Fax (351) 291780281

publicado em RalisOnline

Sem comentários: