sábado, julho 16

Hanninen venceu SATA Rali dos Açores

Juho Hanninen voltou a marcar o seu cunho no Intercontinental Rally Challenge (IRC), com o piloto finlandês da Skoda a vencer o SATA Rally dos Açores e a saltar para a liderança da tabela pontual.

O piloto finlandês saiu vencedor de uma interessante e constante batalha com Andreas Mikkelsen, também ele em Skoda Fabia S2000, depois de ter chegado a cair para o segundo posto no início deste terceiro dia. Contudo, na especial 14, a segunda da etapa, Hanninen ganhou de uma só vez 13,9 segundos a Mikkelsen e deu desde logo um passo em frente rumo ao triunfo.

Tanto mais que Mikkelsen pareceu ter 'atirado a toalha' daí em frente, terminando o rali a 42,3 segundos da frente. Para Hanninen, vencer parece ser um hábito no IRC: "Tivemos um grande fim de semana e quero agradecer à equipa. Foi um grande fim de semana para a Skoda e uma grande vitória. Tive uma grande batalha esta manhã com o Andreas. O plano para Zlin? Não sei se lá vou, mas depois vemos", afirmou aos microfones da World Rally Radio, antes de ser informado de que iria mesmo a Zlin defender a sua liderança no campeonato.

Numa prova em que os Skoda comprovaram a sua maior rapidez, apenas Bruno Magalhães começou por se intrometer entre os carros da marca checa, lutando pelo pódio até ao início do dia de hoje, quando um problema com a transmissão no seu Peugeot 207 S2000 o atirou para fora de prova. Isso deixou o caminho aberto para a subida ao pódio de Jan Kopecký, que apesar de pressionar Bruno Magalhães não teria facilidade em bater o português.

O piloto checo terminou em terceiro, depois de uma manhã em que também contou com problemas de direção assistida no seu Skoda, embora não perdendo muito tempo para os demais pilotos.

Bryan Bouffier foi o melhor dos Peugeot, depois de ter feito uma prova de trás para a frente, terminado em quarto e imediatamente à frente de mais um Skoda, este de Patrik Sandell. Uma penalização de um minuto ontem acabou por impedir o piloto sueco de lutar por posições mais cimeiras.

Ricardo Moura em destaque

Na sexta posição terminou, após uma grande prestação, Ricardo Moura. O piloto açoriano esteve em grande nível em solo caseiro e chegou a ombrear com os S2000 privados, somando a isso a liderança entre os pilotos do Grupo N, do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e do Campeonato dos Açores.

"Foi bom, tínhamos uma missão difícil hoje porque tínhamos uma boa distância para os nossos adversários e os troços estavam muito complicados e traiçoeiros, mas estamos bastante contentes e felizes por sermos os melhores portugueses na prova. Este é um resultado de uma equipa inteira, estamos todos concentrados em fazer um grande trabalho e estamos satisfeitos", afirmou Moura aos microfones da World Rally Radio.

Logo atrás ficaram mais pilotos lusos, todos eles igualmente com prestações bastante satisfatórias, com Vitor Lopes a levar o seu Subaru Impreza STI ao sétimo lugar da geral, logo na frente de Vitor Pascoal, num Mitsubishi Lancer Evo X, Sérgio Silva, noutro Subaru Impreza STI, e com Paulo Maciel a encerrar o leque dos dez primeiros, aos comandos do seu Citroën Saxo VTS. Este foi também o melhor dos pilotos das duas rodas motrizes.

Nota Adicional - Rui Lousado, e o navegador algarvio Luís Assunção abandonaram na primeira especial do dia fruto de problemas com o diferencial central do Mitsubishi Lancer EVO IX, que impediu de colocar mudanças. Ocupava a 12º posição, tendo efectuado uma prova muito consistente até então e almejavam um lugar dos dez primeiros. Na mesma deixaram bons indicadores de competitividade e rapidez.

publicado em Autosport

Sem comentários: