sexta-feira, julho 15

O que é o Rali Vinho Madeira?

Bem vindos à sempre bela “Ilha da Madeira”, a Pérola do Atlântico, afamado destino Turístico, e a um dos mais espectaculares e competitivos ralis de asfalto - o Rali Vinho da Madeira - a prova mais antiga do Campeonato da Europa e que integra os Campeonatos de Portugal e da Madeira de Ralis.


Recuperada do violento temporal que assolou a Região em Fevereiro de 2010 a Madeira, está de novo, pronta a receber os milhares de turistas que procuram nesta Ilha, o sol, o mar azul, as verdes montanhas, o ambiente natural que a todos envolve, os passeios pelas levadas e montanhas, a qualidade dos serviços prestados e a hospitalidade dos seus residentes. O seu “ Parque Natural” uma reserva ambiental protegida e considerada Património Mundial pela Unesco, não foi afectado, antes pelo contrário, mais valorizado e conservado.Com a Autonomia Politica conquistada, o Governo desta Região Autónoma Portuguesa, decidiu apostar na realização de eventos de qualidade que promovessem e publicitassem internacionalmente a Madeira e que contribuíssem para atrair e cativar os seus visitantes.Quem já não ouviu falar, das festas de Fim de Ano e o seu espectacular fogo de artifício, da Festa da Flor, do Cortejo de Carnaval, que enchem as ruas e praças da bonita Cidade do Funchal de turistas e residentes, que participam e vivem intensamente estas festividades?
Entre estes eventos, encontra-se a “ Volta à Ilha da Madeira” que nasceu em 1959 e que em 1979, entrou para o Campeonato da Europa e que passou a se designar por “ Rali Vinho da Madeira”de forma a promover um dos mais afamados produtos de exportação e seu verdadeiro embaixador e que passou a ser um cartaz turístico de referência.O Rali Vinho Madeira tornou-se assim, uma das mais prestigiadas e históricas provas do Campeonato da Europa e de Portugal e, desde as famosas“Voltas à Ilha” se desenrola ao longo das bonitas, sinuosas e floridas estradas da Ilha, que nos conduzem rápidamente do mar à serra, entre vales e montanhas, cobertas por um asfalto suave, que fazem com que o evento, seja muito apreciado pelos pilotos que, ano após ano, repetem a sua presença na prova, garantindo sempre uma excelente lista de inscritos, com os nomes mais consagrados do automobilismo mundial e nacional, aos quais, se juntam um notável grupo de rápidos pilotos da Madeira, tornando a prova sempre muito competitiva e com indecisão quanto aos vencedores.
O Rali Vinho Madeira é hoje uma imagem de marca da Região. Prova de prestígio internacional, o rali é também muito vivido por todos os madeirenses que se deslocam para as estradas e serras da Madeira, para “verem o seu Rali”, transformando-o numa “festa popular”, aguardada sempre com muito interesse e expectativa e que começa no dia em que as viaturas desembarcam no Porto do Funchal e se mantém, durante toda a semana. A Região quase que “pára” para acolher os visitantes e assistir à Prova.Vivemos em Portugal e nesta Região Autónoma Portuguesa, um das maiores crises orçamentais e financeiras e a situação das nossas contas públicas, obrigou a intervenção e o apoio financeiro da União Europeia e do FMI. Perante este enquadramento é nossa responsabilidade organizar o evento, dentro das limitações financeiras existentes, não só porque teremos uma diminuição da subvenção pública do Governo da Madeira e do Governo da República, para além duma redução acentuada - mais de 70% - dos montantes arrecadados com os patrocinadores privados.Perante este quadro de dificuldades financeiras evidentes, solicitamos à Eurosport Events uma nova calendarização dos pagamentos do Promoter Fee, até porque, para além destes pagamentos, nesta Ilha, teremos de assegurar toda a logística necessária à produção e transmissão, para além das viagens e estadias, o que aumenta consideravelmente os encargos com a transmissão pelo Eurosport. Este enorme esforço financeiro teria de ser compensado com a presença de muitas equipas do IRC, na Madeira. Com a alteração do sistema de pontuação (melhores 7 resultados em 12 possíveis) não era garantido que a totalidade das Marcas e Pilotos estariam na Madeira. O facto da nossa prova, juntamente com o Geko Ypres Rally e Barum Rally, serem simultaneamente eventos do Campeonato da Europa e do IRC, sempre levantou alguns problemas e dificuldades na aplicação dos Regulamentos da FIA, facto que nem sempre era bem acolhido pela organização do IRC.
O IRC foi e é um projecto, essencialmente financeiro e comercial. Que interessa sobretudo às Marcas face à visibilidade alcançada e às transmissões directas através do Eurosport. Mas esse trunfo não pode ser usado para provocar a concorrência desmedida entre os países e as regiões, e entre as Organizações, que, muitas vezes, se endividam para satisfazer o exigente Caderno de Encargos do IRC. Relembro que, em Portugal, já tivemos o Rali Vinho da Madeira com o Rali de Portugal no IRC e nos anos seguintes com o Rali Sata AçoresE já agora faz algum sentido que as duas provas portuguesas do IRC, estejam separadas por apenas três semanas no calendário? Qual das provas beneficia? E Portugal beneficia? E a Madeira e os Açores? Quando todos nós sabemos que estes são os ralis financeiramente mais dispendiosos para a participação das marcas e equipas e o mercado em Portugal, é diminuto para haver sponsors privados para todas as provas..Fomos uma das quatro provas fundadoras do IRC. Usufruímos de excelentes condições financeiras, nos primeiros quatro anos, não pagando Promoter’s Fees. Quando optamos pelo IRC, alguns criticaram e avisaram que a FIA não ia permitir estar no Campeonato da Europa e no IRC. Arriscámos e ganhámos a aposta. Por mérito próprio e por excelência da nossa organização, integramos o IRC durante os últimos anos. Mas sempre afirmamos que, se tivéssemos de optar, naturalmente e decididamente, optaríamos por nos mantermos no Campeonato da Europa, por ser uma prova FIA e o IRC apenas um troféu de iniciativa particular.Face a intransigência do Eurosport Events, em aceitar as nossas propostas de pagamento do Promter Fee, só havia a alternativa, de não fazer parte do calendário das provas IRC já neste ano e em 2012.Estamos perfeitamente conscientes da opção tomada e certos de que foi aquela que, neste momento, melhor defende os interesses do Club Sports da Madeira e desta Região Autónoma.
O Rali começou com a “Volta à Ilha” e sempre houve “Rali Vinho Madeira” no Campeonato da Europa, de Portugal e da Madeira de Ralis, antes do IRC.E haverá sempre Rali Vinho Madeira para além do IRC. Com o mesmo brilhantismo de sempre, com o mesmo empenho e determinação da Organização do Club Sports da Madeira.A todos, renovamos o nosso muito obrigado e prometemos, que tudo faremos para tornar a vossa participação na prova e estadia na Madeira, memoráveis.Por isso, marcamos encontro consigo na primeira semana de Agosto, na “Pérola do Atlântico” para assistir a um grande e competitivo espectáculo desportivo e ficando, desde já, o convite para no final, brindar connosco, com um cálice do secular “Vinho da Madeira”, a mais um sucesso do Rali e da Madeira.



publicado em Mais Ralis

Sem comentários: