quinta-feira, agosto 4

Santa Ignorância no Rali...

Por vezes vemos, lemos ou ouvimos coisas que são verdadeiros disparates. Este Rali Vinho Madeira já leva uma mão cheia de observações ignorantes. A começar pelo presidente do Governo Regional que fala do que não sabe e passa atestados de incompetência aos "da casa".


Uma região que absorve o rali como ninguém merece o melhor, a todos os níveis. Cobertura jornalistica impressa de qualidade, cobertura televisiva de alto nível liderada pelo Paulo Almada, e obviamente os directos das rádios, onde destaco a Antena 3. Mas no meio de tanta comunicação, saem sempre verdadeiros disparates.
Refiro à observação do Dr. Alberto João Jardim: "Fiquei satisfeito por ver Paulo Fontes triste. Sempre tive a opinião que as pessoas não ficam 3, 4 horas sentadas a ver o rali na televisão. A maior parte delas, passados 10, 15 minutos, faz 'zapping'. O anterior modelo era caro, este agora é mais barato, e muitas televisões europeias ficaram interessadas em vários 'flash' da prova. Penso que assim a promoção da região é muito mais abrangente. Eu sempre tive esta opinião, eles [a organização] quiseram manter o anterior modelo e agora quando fizeram uma cara triste eu esfreguei as mãos de contente e disse «ainda bem que esses tipos desapareceram do mapa».

Analisando esta observação só podemos concluir uma coisa - é um autêntico disparate. A azia da saída do IRC está sendo difícil de digerir, e são inúmeras as tentativas de desvalorizar o acontecimento. Mas até nisto, a observação feita é errada. Se o presidente do G.R. da Madeira estivesse atento, ou conhecesse um pouco o rali que tanto defende, saberia que a Eurosport só passava resumos da prova madeirense, e não directos de horas. Aliás, os tais "flash" que dão a conhecer a ilha eram feitos de maneira exímia pelo canal europeu de desporto.
Por outro lado, quem faz directos das provas especiais é o canal da RTP-Madeira, e que por vezes também é transmitido para o resto do país, ou internacionalmente pela RTP-N, RTP-2 ou RTP-Internacional... e têm o tal modelo do "zapping". Tentou passar o atestado de incapacidade para a Eurosport e acaba por acertar direitinho no excelente trabalho da RTP-Madeira. À semelhança do que acontece com o Paulo Fontes, é melhor estar calado.

Sem comentários: