quinta-feira, setembro 15

Os ralis regressam em Serpa

Finalmente, os ralis a sul voltam à estrada. A próxima prova do CRRS disputa-se em Serpa, durante o fim-de-semana. Com uma lista de inscritos apelativa, num rali do agrado dos concorrentes, motivos de interesse não faltam.

Um calendário mal elaborado permite que cinco das provas que constituem um campeonato de seis ralis, se disputem num espaço de três meses. É assim o campeonato regional sul, e depois do Rali de Vila do Bispo disputado em Abril, finalmente segue o Rali Flor do Alentejo – Cidade de Serpa.
A organização da prova ficou a cargo do Aero Clube de Beja, que depois das críticas positivas por parte de concorrentes e público optou por optar pela máxima “equipa que ganha não mexe”, e coloca o mesmo esquema de prova - super especial noturna a arrancar na noite de Sábado, e dupla passagem por dois troços no Domingo.
Com o número 1 de porta, a equipa Ricardo Teodósio e João Luz partem como naturais favoritos. A rapidez, a espectacularidade e as recentes exibições no CRRS são motivo suficiente para os colocar na frente da tabela. No entanto, desta vez podem contar com dificuldades acrescidas. Um dos concorrentes a ter em conta é Daniel Nunes, que nesta prova será navegado por Fernando Miguel, participa com o Mitsubishi Lancer EVO VI com que disputa o Open. Por outro lado, jogando em casa e contando com uma viatura muito competitiva, a dupla Carlos Martins / Aníbal Martins quer escrever o seu nome na lista de vencedores. No entanto, é dificil efectuar uma previsão acertada, quando temos um elevado número de concorrentes com viaturas competitivas – Márcio Marreiros, João Correia, Nuno Pinto, Jorge Baptista, Luís Nunes, Orlando Bule e João Palma nos diferentes modelos da Mitsubishi, a que se juntam ainda António Lampreia, João Martins, António Lamuria, Ruben Tabaio e Pedro Charneca nos Ford.
Se aparentemente, o top 10 do rali está destinado às viaturas de tracção total, cabe a Gil Antunes contrariar esse favoritismo. Actual segundo classificado do regional, volta a contar com o Opel Astra para vencer as duas rodas motrizes. Como potenciais adversários terá Pedro Lança em Citroën Saxo, Marco Gonçalves no Peugeot 306 e Rui Coimbra que regressa com o Opel Corsa 1.6.
Na lista de inscritos salta à vista a falta de Luís Mota, que optou pelo regional centro, que também se disputa este fim de semana, e a ausência de concorrentes do Troféu Regional de Alenquer, que normalmente abrilhantam as provas alentejanas.
Com o intuito de promover a prova, a organização preparou um desfile de clássicos que antecede o rali pelas 18:00, no sábado, dia 17 de Setembro. No domingo, a primeira especial será disputada pelas 10:30, com o término previsto para as 14:10.

Foto - Armindo Vicente

Sem comentários: