terça-feira, setembro 13

Transit Trophy - AIA: Ford/QF chama brasileiro

À semelhança das jornadas anteriores, a Ford e a QF elegeram dois novos convidados para a condução da Transit com o nº 45 para a quinta ronda da presente temporada do Ford Transit Trophy, a realizar já no próximo fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). Desta feita, a responsabilidade de obter a melhor prestação possível recai em dois nomes com percursos desportivos muito díspares: Wellington Cirino e Rui Serpa.

Começando por Wellington Cirino, é um piloto profissional brasileiro oriundo da categoria de Fórmula Truck, que se disputa na América do Sul com camiões. Contando 36 anos, experimenta agora as sensações ao volante da Ford Transit Trophy 260S 2.2TDCi, veículo substancialmente diferente e menos pesado do que o seu camião habitual. Traz, por isso, consigo toda a bagagem competitiva de uma série muito disputada e que já lhe garantiu quatro títulos de Campeão do Brasil e dois vice-campeonatos, entre 19 vitórias, 24 ‘poles’ e 67 subidas ao pódio. Actualmente, com quatro das sete provas já disputadas da Fórmula Truck 2011, Cirino discute novo título absoluto no seu país, ocupando a 3ª posição da série, a apenas cinco pontos do líder.

Já Rui Serpa é o actual líder do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno de UTV/Buggy, à geral e na classe UTV2. No seu dia-a-dia, este profissional de 37 anos dirige os destinos da Red Bull Portugal, companhia voltada para eventos de carácter mais ou menos radicais, mas sempre bastante mediáticos e marcadamente diferentes. Este convite da Ford e da QF permitir-lhe-á um regresso às pistas, depois de há três anos ter corrido num troféu de resistência para empresas e pilotos. Acrescente-se que o desporto sempre foi uma parte relevante na vida de Rui Serpa, com destaque para o pólo aquático, modalidade onde obteve diversos títulos.

Aqueles irão, assim, imiscuir-se entre os ‘habituées’ do Ford Transit Trophy, iniciativa que neste momento vê a CAM Sport como líder (83 pontos), seguida pela Autorabal/EspoAuto (70) e a Beta/ENI (58). Nos pilotos, José Pedro Leite lidera isolado com os mesmos pontos da sua equipa (83), com a dupla João Diogo Lopes/Filipe Martins no seu encalço (70), seguida de Pedro Salvador (que faltou a uma jornada e, talvez por isso, não está também na liderança), Valter Cardoso e António Costa, todos com 58 pontos.

Depois de ter contado com dois convidados estrangeiros na jornada de Jarama (Espanha) – foram dois jornalistas espanhóis que ali dividiram a condução da Transit com o nº 45 – desta feita no Algarve a internacionalização do Ford Transit Trophy está a cargo de Cirino. Habituado a veículos que pesam toneladas, Cirino pode mesmo ser um dos protagonistas do fim-de-semana, assim consiga adaptar-se rapidamente à carrinha da marca da oval azul, bem como ao exigente traçado do AIA, uma pista reconhecidamente difícil para os pilotos, sobretudo na estreia, pois tem muitas curvas cegas e zonas de pouca visibilidade. Quanto a Serpa, a passagem dos estradões de terra do todo-o-terreno para o asfalto da pista algarvia não será fácil, mas prevê-se venha a ser muito gratificante, na senda de semelhantes comentários feitos por convidados anteriores.

O programa competitivo do Ford Transit Trophy no AIA inicia-se na 6ª Feira (dia 16) com as sessões de treinos livres. Naturalmente que para Cirino e Serpa, os 15 minutos de cada uma das duas sessões de treinos livres – às 15h35 e às 15h55 – vão ser por demais importantes, pois para além de lhes permitir conhecer a Ford Transit Trophy, ambos precisam, igualmente, de aprender o circuito. Mais tarde cumprem as duas sessões de qualificações, um com entrada em pista às 18h35 e o outro às 18h55. Já no que se refere às duas corridas do fim-de-semana, a primeira manga corre-se pelas 18h30 de Sábado e a segunda a partir das 11h40 de Domingo.

Acrescente-se ainda que a formação da Ford/QF surge como ‘outsider’ no Ford Transit Trophy, já que apesar dos seus pilotos convidados lutarem por todas as posições, não ‘roubam’ pontos aos seus adversários.

publicado em Sportmotores

Sem comentários: