quinta-feira, outubro 20

Caravana do regional sul regressa ao Alentejo

Duas semanas depois, o campeonato regional do sul volta ao activo. Em Beja, a organização propõe um rali compacto, inteiramente disputado num dia. Ricardo Teodósio volta a partir como favorito, no entanto é Márcio Marreiros quem sai na frente e Carlos Martins aposta num bom resultado.



Disputa-se integralmente no Sábado, o Rali Cidade de Beja, quarta prova do campeonato regional do sul, sob a batuta do Aero Clube de Beja. Pensando nas dificuldades financeiras que assolam não só os concorrentes, mas também as entidades organizadores, a solução passou por um regresso ao passado, com o rali de um dia. Os reconhecimentos e verificações são na parte da manhã, enquanto a prova, em formato rallysprint irá ser disputada na parte da tarde.
Com uma lista de 27 inscritos, tem a dupla Márcio Marreiros e Pedro Conde com o Mitsubishi Lancer EVO VI com o número 1 de porta. A evolução do concorrente portimonense em pisos de terra tem dado os seus resultados, e a sequência de bons resultados permitem liderar o regional sul. Ricardo Teodósio e João Luz são os segundos na estrada, e obviamente são os principais candidatos à vitória, querendo deixar para trás o abandono de Loulé, e regressar à posição que normalmente ocupam – número um. Mas nestas situações, surgem outros potenciais candidatos. Desde logo, a equipa Carlos Martins/Aníbal Martins que obtiveram um excelente 3º posto em Loulé, e venceram entre os regionais, que jogando “perto de casa” têm pretensões de lutar pela geral. Luís Mota e Alexandre Ramos voltam a marcar presença com o EVO4, e como é hábito fazem parte dos favoritos. Aqui também João Correia e Ricardo Barreto, devem ter uma palavra a dizer, principalmente para fazer esquecer o acidente que tiveram na primeira especial do rali anterior. Finalmente, a este grupo também se junta Daniel Nunes e Fernando Miguel, que reconhecidamente rápidos continuam a não conseguir afastar os azares que contribuem para uma sucessão de abandonos.
Num hipotético segundo pelotão é possível encontrar os concorrentes que para fazem da sua arma a consistência. A encabeçar este grupo, Luís Nunes e Nelson Ramos, cada vez mais adaptados ao Mitsubishi, e também Jorge Baptista e Edgar Gonçalves, que com um Lancer menos evoluído, contribuem para o espectáculo do regional. Numa prova onde obteve bons resultados, António Lampreia, navegado por António Morais também será um nome a ter em conta, e também Pedro Charneca, que venceu a edição de 2006 da prova bejense.
Perspectiva-se uma luta a dois pela Divisão I. Embora com armas diferentes, Pedro Lança e Ricardo Batista são os melhores representantes das duas rodas motrizes, com o Citroën Saxo. Pela frente têm a oposição do sempre rápido Gil Antunes, que regressa com o Diogo Correia e o Opel Astra, na reedição da equipa que participou na prova de Serpa.
O rali será disputado no Sábado à tarde, dia 22 de Outubro, com três passagens pelo troço próximo da localidade de Vale de Russins, previstas para as 13:30, 15:10 e 16:50.
Foto Telmo Simões

Sem comentários: