segunda-feira, dezembro 5

Portagens: Viagem completa na Via do Infante custará 11,60 euros

Um veículo de classe 1 pagará 11,60 euros por uma viagem entre Castro Marim e Bensafrim na Via do Infante a partir de quinta feira, 8, de acordo com a portaria publicada esta segunda feira em Diário da República.


O valor das taxas de portagem a cobrar nos lanços e sublanços da auto-estrada A22 foi publicado pela secretaria de Estado do Tesouro e Finanças, sob a tarifa de referência de 0,07324 cêntimos por quilómetro.

Recorde-se, de acordo com o decreto-lei publicado na semana passada, vai existir até junho de 2012 “um regime de discriminação positiva” para as populações e para as empresas locais, com um sistema misto de isenções e de descontos nas taxas.

As pessoas singulares e as pessoas coletivas que tenham residência ou sede na área de influência das autoestradas que agora passam a estar sujeitas a portagem “ficam isentas do pagamento de taxas nas primeiras dez transações mensais que efetuem na respetiva autoestrada”.

Após estas dez passagens, os beneficiários têm “um desconto de 15% no valor da taxa de portagem aplicável em cada transação”.

Para beneficiarem do desconto, os utilizadores tem de comprovar periodicamente a sua morada de residência ou da sede da empresa, apresentando o título de registo de propriedade, o certificado de matrícula ou um documento do locador que identifique o nome e a morada da residência ou da sede do locatário.

O sistema de cobrança é “exclusivamente eletrónico” e o não pagamento de portagens está sujeito a sanções.

Se para um veículo da classe 1, uma viagem completa na A22 custará 11,60 euros, em relação aos veículos de classe 4 o custo será de 29,20 euros.

Um trajeto entre Portimão e Faro custará 5,05 euros, enquanto para o percurso entre a fronteira com a Espanha e o Aeroporto de Faro será preciso desembolsar 5 euros.



publicado em Região Sul

Sem comentários: