quarta-feira, agosto 31

Olhão tem o maior kartódromo indoor do país

O maior kartódromo indoor do país é uma das grandes novidades no Algarve e uma boa opção para um programa diferente nestas férias de verão. Com quase 10000 metros quadrados de área, esta nova infraestrutura desportiva está sediada num dos pisos do Ria Shopping localizado em Olhão.


Com estacionamento gratuito no interior e com acesso por direto elevador a partir do exterior, o Algarve Indoor Kart Center é um dos complexos mais bem equipados a nível europeu, ou não tivesse ele a chancela do Kartódromo Internacional de Palmela, um dos melhores e mais sucedidos equipamentos do género existentes em Portugal. São 650 metros de pista, com sete metros de largura, num traçado capaz de proporcionar momentos empolgantes de pilotagem. A 'frota' de karts é composta por fiáveis chassis RIMO Evo IV com motor Honda 270 cc de 9 cv.

Complexo moderno
Uma emoção que tanto pode ser feita a nível individual como em grupo, mas sempre na máxima segurança. A segurança foi uma das principais preocupações dos responsáveis deste novo equipamento desportivo, tendo sido desenvolvidas proteções de pista propositadamente para o efeito, enquanto o sistema de extração de gases é muito eficaz, permitindo manter uma boa qualidade do ar no interior do recinto.

Para além da pista, o kartódromo está equipado com uma zona de convívio, onde é possível ver em ecrãs televisivos, tal como também os pilotos, os tempos por volta ou a classificação de uma corrida. Para documentar os momentos das corridas e do convívio entre pilotos, em pista está sempre um fotógrafo para registar o instante e depois enviá-lo por e mail.

O Algarve Indoor Kart Center está aberto todos os dias, com fecho durante ao fim de semana às 23 horas, enquanto durante a semana encerra às 22.00. O aluguer dos novíssimos karts 270cc Honda tanto pode ser feito individualmente como em grupo.

Licínio Aniceto

publicado em Autosport

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segunda-feira, agosto 29

Rali de Loulé Casino de Vilamoura em outubro

O Rali de Loulé Casino de Vilamoura 2011 vai realizar-se nos dias 8 e 9 de outubro, revelou a organização, a cargo do Clube Automóvel do Algarve, contando para o Campeonato Open de Ralis, Campeonato de Portugal Júnior Ralis e Campeonato Regional de Ralis – Sul (VSH).


No dia 8 de outubro, decorrem as verificações documentais e técnicas, com o parque fechado a situar-se no Casino de Vilamoura, e no dia seguinte, 9, disputa-se o rali, que contempla seis classificativas, em três percursos.

Os participantes vão fazer duas passagens pelas provas especiais de Loulé (6,8 km, às 8:41 horas e 11:48), Salir (13,5 km; 9:39 e 12:46) e São Brás (10,3, 10:22 e 13:29), num total de 61,5 km de classificativas.

A entrega de prémios decorre no Casino de Vilamoura, às 16:00.

Mais informações sobre o regulamento e inscrições junto do Clube Automóvel do Algarve, pelo contacto 289400330, endereço eletrónico geral@clubeautomovelalgarve.pt e no sítio http://www.clubeautomovelalgarve.pt.

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domingo, agosto 28

Passeio de Clássicos Cidade de Lagoa 2011

Regularmente, o Rui Rodrigues tem colocado no Fórum Ralis a Sul algumas informações sobre o Passeio de Clássicos Cidade de Lagoa, organizado pelo Clube Automóvel de Portimão. Conheça as últimas novidades.

Segue o mapa da localização do encontro e início do Passeio de Clássicos Cidade de Lagoa 2011.

O encontro será a partir das 8h30m, nas Instalações da empresa Sanipina Lda.

Seguindo no sentido Lagoa/Faro, 400m após os semáforos da FATACIL, vire à esquerda junto ao edifício do Banco Barclays, depois segue pela Esquerda.

Seguindo no sentido Faro/Lagoa, vire à direita junto ao edifício do Banco Barclays, e siga pela esquerda.
Coordenadas GPS: Latitude: 37.131353 | Longitude: -8.438358

MAPA

Informações no Fórum Ralis a Sul

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sexta-feira, agosto 26

Vídeo do Rali do Algarve 1997

Uma vez mais um vídeo com história - Rali do Algarve de 1997, disputada entre Faro e Montegordo em asfalto. Em plena ascenção dos kit car 2.0, Adruzilo Lopes, no Peugeot 306 Maxi foi o vencedor. José Carlos Macedo e Pedro Azeredo, da Renault Gest Galp, nos Mégane Maxi completaram o pódio.

Neste vídeo, disponibilizado pelo Canal do Ralis a Sul, também destaco a presença de Miguel Campos, dos madeirenses Vitor Sá e Américo Campos e das duplas algarvias Luís Silva / João Luz, Pedro Duarte / Jacinto Manuel, Carlos Fontaínhas / Rogério Seromenho e Filipe Silva / João Bento.



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quinta-feira, agosto 25

Rali de Portugal 2012 em risco

As dificuldades económicas pelo que o pais atravessa volta a afectar os ralis. Depois da Madeira, é a vez do Rali de Portugal ficar em risco, com o presidente do ACP a reclamar dois milhões de euros do Instituto do Desporto, que fora prometido pelo ex-secretário de estado Laurentino Dias.



publicado em Sportmotores:

"O presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, denunciou ontem que o Instituto do Desporto de Portugal (IDP) deve dois milhões de euros ao organismo, referentes à comparticipação do Rali de Portugal de 2010 e 2011.

Em declarações à agência de notícias portuguesa Lusa, Barbosa advertiu que sem comparticipação estatal o Rali de Portugal "não existe", acusando o anterior secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, de fazer "jogo duplo" relativamente à atribuição das verbas e de "manobrar" o IDP e o seu antigo presidente, Luís Sardinha.

O homem forte do ACP, disse também que o que está em causa "são dois milhões de euros. Um milhão de 2010 e um milhão de 2011, que o secretário de Estado disse que dava e que nós não recebemos".

O orçamento para o Rali de Portugal de 2011 terá sido de 3,5 milhões de euros, dos quais dois milhões deveriam ser suportados pelo Estado: um via Instituto do Turismo e outro através do Instituto do Desporto.

Ao contrário do IDP, Barbosa deixou claro que o Turismo de Portugal, ao qual cabia uma comparticipação igual à da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, tem pago aquilo a que se comprometeu. "

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Magalhães e Sá na história do Rali Vinho Madeira

Depois da edição de 2011 do Rali Vinho Madeira, pouco mudou nos dados estatísticos da prova. No entanto, algumas curiosidades merecem relevo – como o facto de Bruno Magalhães e Vítor Sá se aproximarem do estatuto de melhores pilotos nacionais na prova madeirense.

Sem o glamour, importância, ou interesse competitivo das recentes edições, a prova madeirense consagrou Bruno Magalhães, Vitor Sá, Miguel Nunes e Luís Serrado como vencedores, na geral e melhor português, melhor madeirense, melhor do agrupamento de produção e duas rodas motrizes respectivamente.
Finamente Bruno Magalhães conseguiu a tão almejada vitória no Rali Vinho Madeira, depois de dois segundos lugares, muitos azares e até um violento despiste que marcou a edição de 2010. Com este resultado, o piloto da Peugeot Sport consegue ser o segundo melhor português na prova madeirense, com uma vitória, dois segundos lugares e um quarto. Melhor apenas Miguel Campos que já conseguiu vencer por uma vez, também conseguiu dois segundos postos, mas também já foi terceiro classificado (edição de 2005 com um Peugeot 206 S1600).
Um dado curioso reside no facto, de apenas 6 concorrentes terem duas ou mais vitórias na prova madeirense, cinco são italianos – Aghini 4, Liatti 3, Tabaton 3, Basso 3, Fassina 2 e o belga Patrick Snijers que venceu em 1988 e 1993. Com esta vitória, a Peugeot é a segunda marca com mais vitória no RVM – seis, apenas tendo a Lancia na sua frente (9 vitórias). Foi a segunda vez que o modelo Peugeot 207 S2000 vence na Madeira, pois Nicolas Vouilloz já o tinha feito em 2008.
Ainda falando sobre Bruno Magalhaes, mas desta vez somente entre os melhores representantes nacionais. O piloto consagrou-se pela terceira vez como o melhor representante luso, juntando-se ao grupo Fernando Peres, Joaquim Santos e Miguel Campos com três vitórias. O Peugeot 207 S2000 foi pela quinta vez o melhor modelo usado por concorrentes nacionais.
Vitor Sá consagrou-se como melhor representante madeirense pela sétima vez. A grande novidade é que desta feita não teve Ornelas Camacho ao seu lado. O navegador Pedro Calado, consegue a sua terceira vitória nos regionais. À semelhança do que acontece com os pilotos nacionais, também a Peugeot com 8 vitórias (4 das quais com o modelo 207) é marca mais vitoriosa entre os madeirenses.
Miguel Nunes venceu pela pela primeira vez em viaturas de Agrupamento de Produção, que continua a ser totalmente dominado por portugueses (21 vitórias nos últimos 25 anos). O mesmo acontece com a Mitsubishi que conseguiu a sua vitória número 15 – segunda com o modelo EVO10.
Nas duas rodas motrizes, Luís Serrado foi o melhor representante com o Peugeot 206 S1600. Sem querer desvalorizar o sucesso do madeirense, o facto é que esta competição já teve melhores dias, e para recordar a última vitória de um 206 S1600 é preciso recuar até 2006, quando Bruno Magalhães foi o melhor representante desta categoria.
Para o ano há mais... ou não?

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quarta-feira, agosto 24

Casinos do Algarve sem grandes novidades

A informação é avançada através do Ralis.Online, que numa breve parágrafo, denominados "Soltas ralis" refere que a prova deverá manter-se muito semelhante à dos anos anteriores ao redor de Monchique.


Segundo o parágrafo:
"A derradeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali Casinos do Algarve, que irá para a estrada dias 19 e 20 de Novembro deverá manter-se nos troços habituais junto a Monchique. Poderão existir algumas novidades na especiais, embora o rali não deva ter nada de inovador face aos anos anteriores."

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terça-feira, agosto 23

Video Rali do Algarve 1994

O Canal de Videos do Ralis a Sul no Youtube, voltou a presenciar com mais uma preciosidade. Desta vez o Rali do Algarve de 1994, ainda em terra e com centro nevrálgico em Vilamoura. Fernando Peres e Ricardo Caldeira foram os vencedores, no ano que conquistaram o 1º titulo nacional.

Também estão presentes entre outros: José Miguel (navegado por Carlos Magalhães), Jorge Bica, Paulo Meireles, José Carlos Macedo, Inverno Amaral (no regresso após 4 anos de ausência com o Fernando Prata), Ricardo Couto, Horácio Franco (com o Fifé) e Gaby Goudezeune.

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domingo, agosto 21

WRC: Armindo soma primeiros pontos

Num terreno onde se sente particularmente à vontade, Armindo Araújo finalmente teve uma prova convincente, alcançando o oitavo lugar final. Por outro lado, Bernardo Sousa teve uma exibição muito positiva, e um resultado mau. Oigier suplantou Loeb na Alemanha, fruto do azar do campeão,depois das ordens de equipa virem ao de cima.

Finalmente, Armindo Araújo consegue um resultado e uma exibição condizente com as suas potencialidades. Alcançou o oitavo posto, fez alguns registos muito positivos, no asfalto alemão, e deixou bons indicadores para o Mini WRC (a par dos oficiais).
Por outro lado Bernardo Sousa esteve no topo e em baixa. Primeiro porque em condições normais andou sempre muito rápido, surpreendendo mesmo o difícil pelotão do SWRC, mas com duas saídas de estrada que impedem melhor que o oitavo lugar final.
Quanto à geral, Sebastien Oigier "herdou" a nona vitória de Sebastien Loeb, quando um pneumático do Citroen WRC do campeão do mundo decidiu furar e perder muito tempo. Curiosamente já aconteceu numa altura em que as ordens para que os dois "Sebastien" levassem os carros até final tinha surgido, com Oigier a ser avisado para se conter na aproximação. Enfim, "Quesnelzices".
Nota muito positiva para a Mini que coloca Daniel Sordo no terceiro posto e dá o primeiro pódio ao carro britânico. Melhor só o facto de para além de ser rápido, também foi fiável. O mesmo já não se pode dizer da Ford, cujos pilotos foram acumulando erros, e perdendo tempo.
Ott Tanak venceu entre os SWRC, aproveitando principalmente os azares dos adversários (Hanninen, Prokop, Bernardo Sousa) e a falta de competitividade em asfalto dos concorrentes seguintes, como Al-Attiyah e Friguyes Turan.


PRESTAÇÃO DE ARMINDO:
"Armindo Araújo e Miguel Ramalho obtiveram no Rali da Alemanha o melhor resultado de sempre da dupla portuguesa no Mundial de ralis, ao terminarem na 8ª posição da geral, numa exibição e prestação que esteve mais próximo daquilo que se espera dos portugueses.
No final destes três longos dias de competição, Armindo Araújo mostrava-se muito satisfeito na chegada ao pódio e com a certeza do dever cumprido. “Fizemos uma prova dentro das nossas expectativas, conseguimos andar rápido quando podíamos e fizemos um óptimo trabalho no desenvolvimento do MINI. Não cometemos praticamente qualquer erro e fomos progredindo ao longo da prova. A margem de confiança foi sempre aumentando e estamos muito contentes com este resultado. Conseguimos os primeiros pontos esta temporada e o oitavo lugar da geral é o nosso melhor resultado de sempre, em termos absolutos, numa prova do WRC”, começou por dizer o piloto de Santo Tirso.
A maior competitividade do MINI nos pisos de asfalto e a progressão do entrosamento do piloto português à nova máquina ficou bem demonstrada neste Rali da Alemanha. Para Armindo Araújo este rali foi muito interessante ao nível do trabalho efectuado. ”Testamos várias soluções ao nível de afinações e ficamos a perceber o comportamento do MINI em condições distintas. Conseguimos conjugar a necessidade de aprender e evoluir, na condução de um carro tão exigente como é um WRC, com um ritmo bastante forte. Sabemos que temos ainda muito para progredir, temos a noção como devemos fazê- lo e passo a passo vamos conseguir estar ao nível que precisamos quando tivermos que lutar pelos lugares do campeonato”, afirmou ainda o bicampeão do mundo do PWRC.
A dupla do MINI JCW WRC no 17 regressa à acção no Rali de França, prova novamente disputada em pisos de asfalto e que vai para a estrada entre os dias 29 de Setembro e 2 de Outubro na região de Alsace." (in Ralis.Online)

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sábado, agosto 20

Novidades nos Slalons

O Troféu de Slalom do Sul prossegue no dia 25 de Setembro com o Slalom de Lagoa. Segundo uma nota produzida no site oficial do CAP, a prova será integralmente disputada em asfalto. Por outro lado, o Slalom de Lagos, que disputará a 23 de Outubro, será em piso misto, no seguimento do que aconteceu em Monchique.


Dados publicados no site oficial do Clube Automóvel de Portimão

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sexta-feira, agosto 19

Desporto automóvel no feminino

"O Desporto Motorizado conta, quase sempre, as suas histórias no masculino mas também é verdade que muitas destemidas "amazonas dos tempos modernos" se atreveram na díficil arte de domar cavalos que habitam motores!
É dessa história e histórias que se faz este site!
Vamos começar a PEC! 3, 2, 1, partida!"

É desta forma que se apresenta um novo site, sobre desporto motorizado no feminino.

É um site que ainda está a dar os primeiros passos mas que merece ser acompanhado.

Aqui fica o endereço do site (http://motorsportnofeminino.webnode.pt)

publicado em ralis.online

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quinta-feira, agosto 18

RTP-N Rosário 1 - RVM 2011

Uma vez mais recorrendo ao canal de videos do Ralis a Sul para a transmissão na RTP-N (via RTP-Madeira) da primeira passagem pela classificativa do Rosário, na famosa descida da Encumeada.




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quarta-feira, agosto 17

Algarve recebe jornada do GT Open em Setembro

O Autódromo Internacional do Algarve recebe no fim-de-semana de 16 a 18 de Setembro a sexta jornada do Internacional GT Open em simultâneo com mais uma jornada do Campeonato de Portugal de Circuitos e o Open Europeu de F3.

O Internacional GT Open tem visitado o Circuito de Portimão nos últimos anos e é um dos Campeonatos de referência a nível europeu no que aos carros de Grande Turismos diz respeito. Esta época Miguel Ramos é o único representante português e faz equipa com o italiano Raffaele Giammaria no Ferrari 458 GT da Racing Team Edil-Cris.

No Campeonato de Portugal de Circuitos, José Pedro Fontes/Miguel Barbosa no Mercedes SLS lideram a tabela classificativa porém com apenas um ponto de vantagem sobre César Campaniço/Ni Amorim no Audi R8 LMS. Vai ser interessante de assistir a este duelo e ver quem sairá do Algarve no comando do Campeonato.

Ainda como corrida de apoio, o AIA recebe o Open Europeu de F3. Um fim-de-semana repleto de corridas e muita animação em pista e no paddock.

Os bilhetes já se encontram à venda na loja do AIA e em www.autodromodoalgarve.com e o seu custo varia entre os 10€ e os 20€.


publicado em Velocidade Online

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terça-feira, agosto 16

RTP-N Chão da Lagoa 1 - RVM 2011

Assista aos videos da RTP-Madeira, que também foram transmitidos em território continental através da RTP-N do Rali Vinho Madeira 2011. Desta feita é a primeira passagem do Chão da Lagoa, inclui o salto do Filipe Freitas.

A publicação é do canal Ralis a Sul.


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segunda-feira, agosto 15

Regulamento do Rali Cidade de Serpa

O Aero Clube de Beja disponibilizou na sua página o regulamento de prova do segundo rali do Campeonato Regional do Sul a disputar a 17 e 18 de Setembro. O rali começa com uma especial nocturna, em asfalto, e tem ronda dupla no dia seguinte nas especiais de Serpa e Flor do Alentejo.

O organização também propõe um desfile de clássicos no dia 17, antes da Super Especial, pelas 18 horas, como actividade complementar.
Segundo o regulamento de prova, a extensão total será de 102,5 km, sendo que destes 39,80 km serão cronometrados nas 5 provas especiais que compõem.

Pode aceder ao:
REGULAMENTO DE PROVA
BOLETIM DE INSCRIÇÃO

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RTP-N Super Especial Avenida do Mar - RVM 2011

Assista aos videos da RTP-Madeira, que também foram transmitidos em território continental através da RTP-N, da Super Especial da abertura do Rali Vinho Madeira 2011. A publicação é do canal Ralis a Sul.





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quinta-feira, agosto 11

Motoexpo Algarve 2011 - Packemotions


De: 2011-08-10 a: 2011-08-15
Localização: Marina de Albufeira
Horário: 19h00 - 01h00
Tipo de evento: Desporto

Organização: PackEmotions Eventos Lda
Apoio: Câmara Municipal de Albufeira e Marina de Albufeira

Pelo segundo ano consecutivo, a Marina de Albufeira acolhe a MotorExpo Algarve. Após o sucesso da edição anterior, que contou com cerca de 20 mil visitantes dos 8 aos 88 anos, a organização ambiciona superar as expetativas com a presença de inúmeras marcas de automóveis, jeeps e motos, diversas equipas e viaturas de competição dos vários desportos motorizados.

Para mais informação contatar: 934 214 224, 934 042 715, email: packemotions@gmail.com ou visite o site:www.packemotions.pt

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sábado, agosto 6

Crónica de uma etapa previsível


Bruno Magalhães limitou-se a controlar a vantagem que levava, enquanto que Vítor Sá e Luca Rossetti geriram os andamentos pensando nos respectivos campeonatos. Miguel Nunes fechou com chave de ouro uma exibição notável.

À partida para o último dia de prova, os lugares do pódio pareciam definidos, e apenas um percalço de algum dos concorrentes poderia suscitar alguma alteração. E assim foi, Bruno Magalhães controlou o andamento, e geriu a sua prova (até por demais). Sem surpresas, foi vendo os adversários retirarem alguns segundos, mas a vantagem era suficiente para acrescentar a prova madeirense ao seu palmarés, o que segundo o próprio é a sua prova favorita de asfalto.
Depois dos problemas sentidos nas últimas especiais de ontem Vítor Sá contou com uma viatura fiável. Apesar de averbar algumas vitórias em PE, e ter forçado o andamento, apercebeu-se que nada havia a fazer. Chegou ao final no segundo posto do rali, e para além disso ainda conseguiu conquistar o título de campeão regional de ralis … pela 11ª vez.
Por sua vez, também Luca Rossetti pareceu resignado com o terceiro posto, que lhe servia perfeitamente pois também alcançava o somatório máximo de pontos para o Campeonato Europeu. Ficou no entanto a certeza, que sem problemas daria muito mais dores de cabeça quer a Vítor Sá, quer ao vencedor.
O destaque segue então para Miguel Nunes. Depois da exibição do dia de ontem, em que praticamente recuperou o minuto e meio que lhe foi imposto por penalização (ao que parece alertado por um comissário madeirense), na passagem pelo Ribeiro Frio 1 ascendeu ao quarto posto ultrapassando o italiano Luca Betti e o António Nunes. Daí até final conseguiu aumentar a vantagem sobre estes adversários, e acima de tudo consolidar um quarto posto, que à partida era seu, independentemente da penalização. Foi uma prova de raiva, repetindo o resultado de 2010, mas desta vez com uma viatura de Produção.
No quinto posto surge o António Nunes, que também esteve em bom nível, e não fosse a prestação do Miguel, certamente era um justo vencedor da produção. Este resultado enaltece a prestação dos madeirenses que colocam três concorrentes nos cinco primeiros lugares, batendo o pelotão do campeonato nacional e do campeonato europeu.
Luca Betti, que tinha partido para a especial no quarto posto, foi ultrapassado pelos pilotos dos Mitsubishi EVO10. Apesar de ter queixado de alguns problemas de caixa de direcção do Peugeot 207 S2000, que lhe custaram algum tempo, é pouco provável que conseguisse dar outra réplica. Na mesma, ficam com os pontos do segundo posto do campeonato europeu.
Na contenda segue-se Ricardo Moura, que já algo afastado dos rivais madeirenses da produção, concentrou os seus esforços no resultado para o campeonato de Portugal. Controlando o andamento de Pedro Peres que também fez uma prova muito positiva e acabou no 8º lugar, reforça a liderança do CPR, e coloca-se em boa posição para suceder a Bernardo Sousa. Um minuto separou os rivais do CPR, no entanto, o forcing final de Peres quase lhe custou o rali, pois um toque seguido de furo contribuiu para esta diferença.
Manuel de Micheli não começou o dia bem, com um pião na especial de Paul da Serra 1 que lhe custou algum tempo e posições. No entanto, não baixou os braços forçando o ritmo e ultrapassando na última especial dois concorrentes. Quanto ao checo da Skoda, pouco ou nada demonstrou que justificasse o número dois de porta. Com uma viatura competitiva, e alguma experiência internacional, teve uma exibição apática e pouco convincente. Durante o dia conseguiu dar um toque na Encumeada, que prejudicou um pouco a prestação, e apenas conseguido entrar nos 10 mais por 5 segundos.
O piloto madeirense Duarte Ramos esteve em muito bom plano nesta edição do RVM. Andou muito próximo de Ricardo Moura, e bateu constantemente Pedro Peres. Infelizmente um problema na última especial, o fez perder algum tempo e cair do top 10, que seria merecidíssimo.
Szymon Ruta trouxe a família à Madeira, deu um toque nos testes anteriores à prova que quase condicionaram a sua presença, e pouco mais à a acrescentar. Mesmo depois da quebrar do diferencial que o fez perder muito tempo na primeira secção, e de alguns toques, pouco mais acrescentou ao rali. 12º lugar, e quarto para o Europeu.
Luís Serrado foi o melhor representante nas duas rodas motrizes, acabando no 13º lugar. Infelizmente esta categoria já teve melhores dias, pois pouco ou nenhum interesse competitivo suscitou (à semelhança da prova em si). Ivo Nogueira e Vítor Hugo (na sua prova 100) acabaram no 16ª posto, e cumpriram o propósito de rodar em asfalto, preparando a próxima fase do campeonato CPR2. Também foram segundos nas duas rodas motrizes, e terceiros nos concorrentes do CPR.
Notas finais para as boas exibições de Isabel Ramos, Bruno Fernandes no pequeno Yaris superiorizou-se aos elementos do europeu 2WD, que foram Rok Turk e Giovanni Vergnano, e para Rui Jorge Fernandes, que mesmo com problemas de turbo no Skoda, logrou chegar ao final. Nick West foi devagar, devagarinho, lentinho e parado até final.
Azarado esteve Maciej Oleksowicz que abandonou à partida da especial 14 – Rosário 1, ainda na partida com a correia do alternador partida. Nessa altura ocupava a sétima posição, por troca com Ricardo Moura na especial anterior.
Victor Delgado e Rómulo Mineiro também abandonaram o rali com problemas mecânicos nas respectivas viaturas.
Ponto final na edição de 2011, que sinceramente, foi das que não deixará saudades. Arrisco mesmo a afirmar que foi das piores de sempre.

Imagem de RaliVM

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sexta-feira, agosto 5

Bruno Magalhães passeia pela Madeira


O primeiro dia de rali nas serras madeirenses fica marcado por dois momentos: primeiro o furo de Rossetti, e depois os problemas de motor de Vítor Sá. Bruno Magalhães, sem grande forcing, lidera confortavelmente o rali.


Poucos esperavam que ao final do primeiro dia Bruno Magalhães e Paulo Grave liderassem de forma tão confortável o Rali Vinho Madeira. A equipa portuguesa começou com o pé direito, saltando para a liderança na primeira passagem pelo Campo de Golfe. Apesar de não estar a efectuar uma prova ao sprint, doseavam a rapidez o suficiente para liderar, e evitar percalços, que o tem acompanhado nas edições da prova. O primeiro momento do rali surge na especial 5 – Chão da Lagoa 2, quando Rossetti fura e perde mais de um minuto e meio (à altura a diferença cifrava-se em 7,9 segundos). Então, o italiano apercebeu-se que dificilmente chegaria à frente, e optou por pensar no campeonato europeu – uma vez que os directos adversários não estavam inscritos no mesmo, e não roubam pontos.
Assim, foi Vítor Sá quem passou para o segundo posto, e se tornou no rival directo de Bruno Magalhães. O piloto madeirense não tinha perdido muito tempo, e tentava colocar alguma pressão no líder, chegando a vencer duas especiais – Referta 1 e Meia Serra 1. A diferença estava em 22,3 segundos. Mas à passagem pelo troço de Referta 2, acontece o segundo momento chave do rali – um problema num sensor de temperatura da água no Peugeot 207 S2000 de Vítor Sá, provocou problemas de potência no motor e fê-lo perder muito tempo. Esses problemas voltaram a se repetir na especial de Meia Serra 2, e no total perdeu mais de um minuto para Bruno Magalhães e viu Luca Rossetti se aproximar. Felizmente, o problema foi resolvido no Parque de Assistências, mas a possibilidade de lutar pela vitória esfumou-se, tendo agora que se preocupar com o italiano líder do europeu.
No quarto posto surge o italiano Luca Betti, em Peugeot 207 S2000, que discretamente, aproveitou dos azares dos adversários para ocupar esta posição. Disputando o europeu, viu Rossetti a apenas 1,6 segundos na PE 5, após o furo. No entanto, a normalidade regressou nas restantes especiais e viu o piloto do Fiat “fugir”. Para já vê os adversários seguintes aproximarem-se rapidamente pelo que o quarto posto deve ser meramente temporário.
O melhor do agrupamento de produção é António Nunes, que está a pouco mais de uma dezena de segundos de Betti. O piloto do Mitsubishi EVO 10 está a fazer uma prova rápida e consistente, e não fosse a exibição impressionante do seu irmão, era o mais regular da Produção. À passagem da especial 5, queixou-se de alguns problemas de motor que custaram algum tempo, e na altura foi passado pelo italiano do Peugeot 207, caso contrário o 4º posto assentava-lhe melhor.
Mas se António está a fazer uma boa prova, Miguel Nunes está a fazer uma prova extraordinária. A penalização de um minuto e meio serviu de estímulo, e aumentou a garra com que encarou a prova. De trás para a frente, foi recuperado posições, e nem os azares dos adversários retiram mérito ao actual 6º classificado, muito próximo do seu irmão. Constantemente averbou tempos entre o 3º e 4º posto, e não fosse a penalização estava num merecido pódio e próximo de Vítor Sá. Muito bom, tendo em conta os restantes S2000 em prova.
Já algo distante, no sétimo posto, surge o líder do campeonato de Portugal de ralis, Ricardo Moura. Apesar de tripular um Mitsubishi 9 de produção, o açoreano pensa nas contas para o CPR, e os pilotos lusos à sua frente não constituem ameaça. Para já leva vantagem sobre o seu rival directo Pedro Peres (12º da geral) a mais de 29,7 segundos. No terceiro, e último, posto dos concorrentes que estão inscritos no campeonato de Portugal está Ivo Nogueira, que tem averbado tempos muito interessantes com o Citroën DS3, e é o segundo concorrente na prova com viatura de duas rodas motrize.s
No oitavo posto, o polaco Maciej Oleksowicz, em Ford Fiesta S2000 está a 11,8 segundos de Ricardo Moura, no entanto a sua luta é outra, e para o Campeonato europeu está no terceiro lugar. Seguem-se o piloto italiano Manuel de Micheli que tem melhorado gradualmente as suas prestações revelando uma adaptação positiva para um quase “desconhecido”. No décimo posto e também com uma excelente prestação está Duarte Ramos, que para além de ser o 3º madeirense da produção, também brinda o público com espectáculo e os jornalistas com boa disposição. Este piloto está a efectuar uma das suas melhores prestações.
Nas duas rodas motrizes é Luís Serrado quem leva a melhor impondo o seu Peugeot 206 S1600 nas especiais madeirenses. Em segundo posto está Ivo Nogueira no Citroën DS3 e Isabel Ramos fecha o top3, e é a melhor representante da classe A7,que sucedeu a Filipe Carvalho quando este abandonou na ligação após a última especial do dia. Para o europeu, o esloveno Rok Turk, em Peugeot 206 GTI lidera, seguido do italiano Giovanni Vergnano cujo espectacular Fiat 500 Abarth que não deixa ninguém indiferente. Finalmente, Nelson Pestana tem um sucessor à altura, o britânico Nick West tenta o melhor possível levar o seu Fiesta de volante à direita, ao último posto “atrasado”.
Quanto aos concorrentes que já abandonaram o rali. Destaco o abandono de Filipe Freitas e Daniel Figueiroa, à passagem da especial 3, Chão da Lagoa 1, protagonizaram um momento alto do rali, de tal forma apelidado que “o medo não lhe assiste”. Ao entrar a fundo no salto da Choupana, ganharam “asas” e protagonizaram um momento à McRae. Infelizmente aterraram já fora de pista, e por pouco não colheram alguns fotógrafos no local. O despiste foi inevitável e os danos resultantes levaram ao abandono (apesar de ainda levar o carro até à Assistência). Tudo isto foi acompanhado em directo na transmissão da RTP-Madeira.
João Magalhães também não teve sorte, pois o motor do Lancer EVO X R4, calou-se na especial número 6 – Cidade de Santana 1, quando ocupava o 8ºposto. É a quarta vez que sofre de problemas de motor esta temporada.
João Silva e José Janela também abandonaram na especial, com problemas no motor do do Subaru Impreza STi. A estreia do madeirense num 4x4 estava a ser positiva, ocupando o terceiro posto do nacional de ralis, atrás de Moura e Peres à altura do abandono na especial 5. A contar para o campeonato nacional, também a registar a desistência de Pedro Meireles após a PE 2 – Campo de Golf 1 com problemas de travões.
Pior ficou o Mitsubishi EVO 8 de Eduardo Veiga, que sofreu um violento despiste a seguir à entrada do portão sul do Chão da Lagoa, no sentido ascendente – PE5. A equipa saiu com algumas mazelas, mas certamente não esquecerá o momento.
Entre os abandonos há ainda que acrescentar: Filipe Pires, Carlos Oliveira, Wilson Aguiar, Pedro Mendes Gomes, Nuno Freitas, Luís Abreu, Emanuel Martins, Simplício Correia, Pedro Diogo e Filipe Carvalho, este último já na ligação para a Assistência após a última especial do dia com problemas mecânicos no 206 S1600. Curiosamente nenhuma das equipas estrangeiras abandonou.

imagem RaliVM

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quinta-feira, agosto 4

Santa Ignorância no Rali...

Por vezes vemos, lemos ou ouvimos coisas que são verdadeiros disparates. Este Rali Vinho Madeira já leva uma mão cheia de observações ignorantes. A começar pelo presidente do Governo Regional que fala do que não sabe e passa atestados de incompetência aos "da casa".


Uma região que absorve o rali como ninguém merece o melhor, a todos os níveis. Cobertura jornalistica impressa de qualidade, cobertura televisiva de alto nível liderada pelo Paulo Almada, e obviamente os directos das rádios, onde destaco a Antena 3. Mas no meio de tanta comunicação, saem sempre verdadeiros disparates.
Refiro à observação do Dr. Alberto João Jardim: "Fiquei satisfeito por ver Paulo Fontes triste. Sempre tive a opinião que as pessoas não ficam 3, 4 horas sentadas a ver o rali na televisão. A maior parte delas, passados 10, 15 minutos, faz 'zapping'. O anterior modelo era caro, este agora é mais barato, e muitas televisões europeias ficaram interessadas em vários 'flash' da prova. Penso que assim a promoção da região é muito mais abrangente. Eu sempre tive esta opinião, eles [a organização] quiseram manter o anterior modelo e agora quando fizeram uma cara triste eu esfreguei as mãos de contente e disse «ainda bem que esses tipos desapareceram do mapa».

Analisando esta observação só podemos concluir uma coisa - é um autêntico disparate. A azia da saída do IRC está sendo difícil de digerir, e são inúmeras as tentativas de desvalorizar o acontecimento. Mas até nisto, a observação feita é errada. Se o presidente do G.R. da Madeira estivesse atento, ou conhecesse um pouco o rali que tanto defende, saberia que a Eurosport só passava resumos da prova madeirense, e não directos de horas. Aliás, os tais "flash" que dão a conhecer a ilha eram feitos de maneira exímia pelo canal europeu de desporto.
Por outro lado, quem faz directos das provas especiais é o canal da RTP-Madeira, e que por vezes também é transmitido para o resto do país, ou internacionalmente pela RTP-N, RTP-2 ou RTP-Internacional... e têm o tal modelo do "zapping". Tentou passar o atestado de incapacidade para a Eurosport e acaba por acertar direitinho no excelente trabalho da RTP-Madeira. À semelhança do que acontece com o Paulo Fontes, é melhor estar calado.

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Miguel Nunes e Rui Pinto penalizados

As equipas Miguel Nunes /Victor Calado e Rui Pinto/Luís Faria foram penalizadas pelo uso de roupa interior não homologada, saindo amanhã para a estrada com 1 minuto e 30 segundos de atraso.

A penalização, que foi ainda há pouco confirmada, advém do facto de Miguel Nunes e Vitor Calado terem utilizado uma t-shirt no lugar de uma camisola interior respeitando as normas impostas pela FIA e de Rui Pinto ter utilizado uma camisola interior não regulamentar. Como tal o colégio de Comissários decidido penalizar ambas as equipas. Numa breve conversa mantida com o piloto, Nunes confessou-nos que “…esqueci-me de a vestir mas tinha-a dentro do carro…”. Após a tão polémica saída de um parque fechado de uma equipa em 2009 em que não obteve qualquer tipo de penalização, esta sanção dada pelo Colégio de Comissários acaba por criar alguma estranheza e poderá ser considerada demasiado penalizadora para esta situação.

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Rossetti é o primeiro lider do RVM

Se de manhã no Shakedown foi Bruno Magalhães a suplantar Luca Rossetti, na especial de abertura do Rali Vinho Madeira, a super-especial da Avenida do Mar, os papéis inverteram-se e foi o italiano a terminar na frente do piloto português por uma escassa décima!

O Abarth Grande Punto S2000 e o actual líder do Campeonato da Europa de Ralis mostraram serviço e deixaram já bem vincada a sua intenção de vencer a prova rainha do automobilismo madeirense. Bruno Magalhães entrou também rápido na prova, embora não tão rápido como seria necessário para superar o seu mais directo opositor. Ainda assim a diferença de uma décima não é nada de mais se tivermos em conta os muitos quilómetros que ainda faltam percorrer. Maciej Oleksowicz levou o Ford Fiesta S2000 ao terceiro posto, já a 2,3 segundos do líder, sendo o piloto polaco o primeiro do “segundo pelotão”, pois muito dificilmente alguém chegará ao ritmo imposto pelos dois primeiros. Ainda assim é de salientar o resultado alcançado pela dupla da viatura americana, pois na sua primeira presença na região conseguiu superar pilotos que já disputaram a nossa prova. O primeiro do Agrupamento de Produção é Ricardo Moura, o piloto açoriano levou o Mitsubishi Lancer Evo IX ao quarto lugar e deixou já claro que é sua intenção lutar pelos lugares da frente da classificação geral e vencer o Agrupamento de Produção. Com uma condução muito rápida e muito correcta o actual líder do Campeonato Nacional de Ralis bateu mesmo os pilotos madeirenses nesta primeira especial, uma situação que não é muito frequente acontecer. Antonin Tlustak registou o quinto melhor tempo, o piloto do Skoda Fabia S2000 ficou a escassas 5 décimas de Moura e encontra-se a 4,1 segundos dos líderes. Manuel de Michelli foi o sexto mais veloz, registando 1:46.5, 4 décimas mais lento que o piloto checo que o antecedeu, mostrando grande rapidez neste primeiro troço da prova rainha do automobilismo madeirense. Ao contrário do que se dizia, o piloto italiano até será capaz de incomodar muitos e bons pilotos que estão a competir na frente do campeonato europeu! O melhor madeirense surge no 7º posto da geral e é Vítor Sá ao volante do Peugeot 207 S2000. Sem grandes exageros o piloto do Team Olca/Sá Competições limitou-se a cumprir sem grandes exageros uma super-especial que até nem é do seu agrado mas que tem que ser cumprida. Esperemos que amanhã o piloto madeirense consiga acelerar o ritmo e recuperar algumas posições em termos de classificação geral. O azarado da edição de 2011 do Rali Vinho Madeira, falamos claro de Szymon Ruta, levou o Peugeot 207 S2000 ao oitavo posto, perdendo apenas 9 décimos para o pluri-campeão regional Vitor Sá. Miguel Nunes levou o Mitsubishi Lancer Evo X ao 9º posto da geral, uma posição que lhe vale o segundo posto em termos de Agrupamento de Produção a 2,4 segundos do açoriano Ricardo Moura. Ivo Nogueira fechou o Top 10 desta primeira especial ao volante do novo Citroën DS3, a 4 décimos de segundo mais lento que o mais novo dos irmãos Nunes. Amanhã o rali regressa à estrada cedo, 08h54, para a disputa da segunda especial da prova madeirense, Campo de Golfe 1.

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Bruno Magalhães foi o mais rápido no shakedown

Para quem tinha dúvidas, o Shakedown desta manhã dissipou-as todas. Bruno Magalhães e Luca Rossetti já começaram a esgrimir argumentos e a diferença entre o piloto português e o piloto italiano foi de uma escassa décima, com vantagem para o do Peugeot 207 S2000.

Ambos realizaram várias passagens pelo troço cronometrado, dando assim os últimos ajustes nos setup’s das suas viaturas. O piloto da Peugeot Portugal averbou o tempo de 1:53.3, enquanto que o segundo melhor tempo, o do piloto do Abarth Punto, foi de 1:53.4. O 3º melhor tempo foi de um Grupo N, curiosamente o do madeirense Miguel Nunes, que se mostrou mais uma vez muito rápido ao volante do Mitsubishi Lancer Evo X da equipa do Team C.D.Nacional. 1:57.4 foi o tempo averbado pelo campeão regional em título depois de ter feito 4 subidas ao percurso disponibilizado pela organização. Luca Betti levou o seu Peugeot 207 S2000 ao 4º melhor lugar, realizando 1:58.2, curiosamente o mesmo tempo que Ricardo Moura ao volante do Mitsubishi Lancer Evo IX demorou para o cumprir. João Magalhães foi o 6º mais veloz, batendo Vítor Sá por pequenas 2 décimas. Maciej Oleksowicz em Ford Fiesta S2000, Pedro Peres em Mitsubishi Lancer Evo IX e António Nunes/Roberto Castro em Lancer Evo X foram os pilotos que encerraram o Top 10 com diferenças inferior a um segundo. Dentro de momentos contamos disponibilizar algumas fotos e ainda um vídeo do shakedown realizado esta manhã.

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RVM - Vítor Sá fala em "Pontinha de Sorte"


Dispondo de um S2000 e conhecendo as estradas onde se disputa o Rali Vinho Madeira como ninguém, Vitor Sá é um dos candidatos a subir ao pódio, mas o pluri-campeão regional não quer falar em vitórias.

"O nosso objectivo é andar regularmente nos cinco primeiros e depois tentar entrar no pódio", afirma Vitor Sá que nunca fala na possibilidade de lutar pela vitória neste rali.

Apesar de não pensar em vitória, Vitor Sá vai ter todas as condições para andar depressa, já que o seu Peugeot 207 S2000, à excepção do motor, vai ter todas as mais recentes evoluções.

"Sei que vou dispor de um bom carro excelentemente preparado pela equipa, como tem sido hábito nas provas do campeonato regional. Por isso vou dar o meu melhor como sempre tenho feito, esperar pela pontinha de sorte que é sempre necessária nestas coisas dos ralis, e no final logo se vê", conclui Vitor Sá.

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RVM - Luca Betti quer "dar o máximo"


Luca Betti deixou uma mensagem no site oficial do Rali Vinho Madeira.

Ao fim de alguns anos, estou de volta ao Rali da Madeira. Sinto-me muito bem. Estou calmo, tenho as minhas provas para fazer e posso concentrar-me para dar o máximo. A minha situação no CAmpeonato Europeu não é fácil, o Rossetti tem mais pontos que eu, mas não tenho nada a perder... Desejo um bom rali a todos, pilotos e espectadores. Desejo que todos os adeptos nos dêem muito apoio, seguindo também todas as regras de segurança nas especiais. Bom rali para todos!

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quarta-feira, agosto 3

Duelo Atlântico na Madeira


Bruno Magalhães e Luca Rossetti estarão no final desta semana em luta pela vitória no Rali Vinho Madeira.


Fora do IRC, a prova madeirense viverá este ano sobretudo do desempenho dos protagonistas no Europeu a que se juntam alguns dos melhores valores dos campeonatos nacional e local. No entanto, é Bruno Magalhães, que não se encontra a disputar nenhuma destas competições, a ser o principal favorito ao triunfo. O piloto da Peugeot Sport Portugal estará no rali à procura dum sucesso que pelas mais variadas razões lhe tem escapado nos últimos tempos apesar de sempre se ter mostrado como um dos mais rápidos nas estradas do arquipélago.

Exceção feita aos concorrentes locais, Magalhães é também aquele que detém melhor experiência nesta ilha que, pelas características únicas do seu traçado, não costuma perdoar aqueles que desconhecem as classificativas nem estão habituados à lotaria da escolha de pneus quando as condições climatéricas chegam a mudar dentro dum mesmo troço cronometrado. Embalado pelo ritmo das suas participações no IRC, o piloto navegado por Paulo Grave terá também ao seu dispor uma das viaturas melhor preparadas, o que resulta num conjunto muito difícil de bater.

O seu principal adversário será Luca Rossetti que chega ao país na liderança do ERC. Se normalmente utiliza nas suas participações europeias uma viatura da turca Pegasus, o italiano deverá estar na Madeira com uma das viaturas da Trico, escuderia que defende oficialmente as cores da Abarth. Ao volante duma viatura mais competitiva que em 2010 quando chegou a comandar a prova, Rossetti quererá tirar partido de ser já um dos melhores conhecedores das especiais madeirenses e juntar a vitória na Madeira ao seu palmarés.

Sá deverá lutar pelo pódio

A um nível logo abaixo daquele dos protagonistas, mas em luta pelo pódio estarão certamente os Peugeot 207 S2000 de Luca Betti e Vítor Sá. O italiano tem mostrado estar em forma este ano lutando pelo título europeu, enquanto o madeirense, que até tem rodado ao nível dalguns dos recordes das classificativas a percorrer no campeonato local, ambiciona novo bom resultado, num evento que, em 2004, foi o último português a vencer.

No lote de 47 inscritos surgem outras vedetas do Campeonato da Europa que estarão na Madeira a um nível competitivo muito mais modesto e apenas com a conquista de pontos para aquela competição em mira. Antonin Tlustak (Skoda Fabia S2000), Maciej Oleksowicz (Ford Fiesta S2000), Szymon Ruta e Manuel de Micheli (Peugeot 207 S2000) poderão mesmo perder para os portugueses e madeirenses com viaturas da Produção.

Muito interessante será também a luta pelo melhor posicionamento entre os que utilizam viaturas de duas rodas motrizes e em que serão protagonistas muitos pilotos portugueses e o esloveno Rok Turk, líder do ERC 2wd, que tripulará um Peugeot 206 GTi alugado localmente.

João Freitas Faria

Horário
5ª-feira, 4 de agosto
Parque de Assistência A 18h57
PE 1 - Avenida do Mar (2,28 km) 19h30
Parque Fechado (CIFEC) 19h40

6ª feira, 5 de agosto
Parque de Assistência B 08h06
PE 2 - Campo de Golfe 1 (15,99 km) 08h54
PE 3 - Chão da Lagoa 1 (22,01 km) 09h37
Parque de Assistência C 10h42
PE 4 - Campo de Golfe 2 11h45
PE 5 - Chão da Lagoa 2 12h28
Parque de Assistência D 13h33
PE 6 - Cidade de Santana 1 (13,85 km) 14h59
PE 7 - Referta 1 (14,29 km) 15h35
PE 8 - Meia Serra 1 (7,15 km) 16h02
Parque de Assistência E 16h47
PE 9 - Cidade de Santana 2 18h13
PE 10 - Referta 2 18h49
PE 11 - Meia Serra 2 19h16
Parque de Assistência F 19h51


Sábado, 6 de agosto
Parque de Assistência G 07h26
PE 12 - Paúl da Serra 1 (10,92 km) 08h20
PE 13 - Ponta do Pargo 1 (13,13 km) 09h13
PE 14 - Rosário 1 (11,52 km) 10h00
PE 15 - Ribeiro Frio 1 (24,25 km) 11h13
Parque de Assistência H 12h03
PE 16 - Paúl da Serra 2 13h12
PE 17 - Ponta do Pargo 2 14h05
PE 18 - Rosário 2 14h52
PE 19 - Ribeiro Frio 2 16h05
Parque de Assistência I 16h55

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Chaves,Fontes e Camacho com os carros zero


A Renault Portugal vai proporcionar a 20 madeirenses uma experiência única: a possibilidade de pilotarem o Renault Mégane R.S. e o Clio Gordini R.S., duas das viaturas que vão abrir o Rali Vinho da Madeira como viaturas “zero”, assim como o Twingo Gordini R.S.


Mas as emoções não se ficam por aqui… Navegar o Pedro Matos Chaves numa classificativa é outro dos sonhos que vai ser proporcionado! A selecção dos 20 madeirenses é feita através de um passatempo que já está a ser promovido na Página Oficial da Renault Portugal no Facebook http://www.facebook.com/RenaultPortugal. E uma novidade de última hora: para além de Pedro Matos Chaves e José Pedro Fontes, o madeirense Alexandre Camacho vai ser um dos pilotos que vai “abrir” o Rali Vinho da Madeira…

A Renault Portugal não quer que as emoções do Rali Vinho da Madeira para os espectadores se esgotem nas passagens dos concorrentes. Quantos é que não sonham com a experiência de pilotarem uma gama desportiva que perfaz quase 600 cavalos de potência ou de terem a oportunidade de navegar um ex-piloto de Fórmula 1 que até se sagrou bicampeão nacional de ralis?

Pois bem… Estas são duas das experiências que vão ser proporcionadas a 20 madeirenses. Sim, o Renault Mégane R.S. e o Clio Gordini R.S. – precisamente duas das viaturas que vão “abrir” o Rali Vinho da Madeira – bem como o Twingo Gordini R.S. vão ser pilotados por duas dezenas de madeirenses durante uma manhã. Mas não menos entusiasmante é a acção reservada para a tarde do mesmo dia: serem co-pilotos do Pedro Matos Chaves numa classificativa na zona do Santo da Serra!

No fundo, uma experiência única e um dia inesquecível em perspectiva para os muitos madeirenses adeptos dos ralis. “Como posso ser um dos felizardos?” A resposta é simples:

Ser membro da Página Oficial da Renault Portugal no Facebook (http://www.facebook.com/RenaultPortugal);
Tirar uma fotografia – mesmo com o recurso a um simples telemóvel – ao Renault Clio R3, ao Mégane R.S., ao Clio Gordini R.S. (as três viaturas “zero”), ou ao Twingo Gordini R.S. que vai acompanhar a prova;
Enviar a imagem para o e-mail renaultportugal@gmail.com com a menção no assunto: “Renault Sport Roadshow Madeira”;
Não deixar de consultar os termos e os pressupostos associados ao regulamento do passatempo “Renault Sport Roadshow Madeira”.

Refira-se que entre as 20h00 de amanhã (quarta-feira) e a hora de almoço de quinta-feira, no coração do Funchal, em plena Avenida Arriaga, vão estar expostas as viaturas “zero” que vão abrir o Rali Vinho da Madeira 2011. Uma excelente oportunidade para contactar e recolher imagens de uma gama desportiva que perfaz quase 600 cavalos de potência e que aceita o desafio de fazer a prova sem qualquer preparação específica para competição…

Por último, mas não menos importante, uma referência para a mais recente “contratação” da equipa: para além de Pedro Matos Chaves e José Pedro Fontes, o madeirense Alexandre Camacho é um dos pilotos que vai “abrir” o Rali Vinho da Madeira, no caso, no Clio Gordini R.S., juntamente com três jornalistas especializados.

Ricardo Cunha - Pregoafundo

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RVM - Manuel de Michelli "Muito Diferente..."

Manuel de Michelli é um dos vários pilotos italianos que integra a lista de inscritos da edição de 2011 do Rali Vinho Madeira, este ao volante de um bonito Peugeot 207 S2000.

O piloto italiano confessa-se surpreendido com a prova rainha do automobilismo madeirense e adianta mesmo que é muito diferente daquilo que esperava. Em conversa com o RalisMadeira.com, Manuel começou por dizer que “…estou um pouco ansioso por chegar à Madeira, pois cá em Itália todos falam maravilhas da vossa prova e estou curioso em saber se tudo o que dizem é verdade. Pelo que vi na Internet, através de vídeos e fotos, é muito diferente daquilo que estava à espera…”. Em termos de objectivos para esta sua primeira participação, os mesmos passam por “…inicialmente rodar o máximo possível no shakedown para nos habituarmos às vossas estradas, pois pelo que vi são muito traiçoeiras, e depois vamos tentar aos poucos andar rápido para conseguimos um bom resultado…”. Quanto à lista de inscritos, penso que “…são poucos carros S2000 mas os que estão são muito bons e vão certamente dificultar-nos a vida…vamos dar o nosso melhor!”. A terminar fica um alerta para o público, “…se possível vejam o rali em lugares seguros e acatem todas as ordens da organização!”. Daniele Michi será a navegadora que acompanhará o piloto italiano nesta sua primeira aventura pela prova madeirense.

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terça-feira, agosto 2

RVM - Super Especial sem saltos

Já a prova tinha perdido o pelotão do IRC, depois ficou por apresentar a lista de luxo, sem esquecer as dificuldades financeiras apontadas que chegaram a questionar a realização da prova. Desta vez foi o salto da Avenida do Mar, que foi anunciado como grande novidade, que ficou pelo caminho.


Conforme o comunicado número 07, publicado pela comissão organizadora, a edição de 2011 do Rali Vinho Madeira não vai contar com um tão aguardado salto na super-especial da Avenida do Mar. Questões técnicas estão na origem deste recuo do Clube Sport’s Madeira, uma decisão que certamente muitos pilotos irão agradecer! Assim sendo a especial vai apresentar apenas uma nova secção junto à Casa da Luz.

artigo complementar publicado em RalisMadeira

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Lutar pela vitória no "N" é o objectivo

O Team JMC / Galp Formula vai para a sua terceira aparição no CPR com a difícil tarefa de recuperar pontos relativamente aos seus mais directos adversários.

Pedro Meireles iniciou a época com uma vitória no Rali de Portugal mas não conseguiu terminar o Rali Serras de Fafe e consequentemente ficou numa posição complicada para lutar pelo título absoluto.

Ausente no rali Açores por opção de calendário, o piloto de Guimarães refere que “ teremos de lutar pela vitória no CPR pois só dessa forma poderemos encurtar a diferença que nos separa do líder do campeonato. Temos a noção que não será nada fácil perante a qualidade dos pilotos presentes, sendo que tanto poderemos ganhar como ficar em 4º lugar, pois estou convencido que as diferenças de tempos serão muito pequenas ao longo das especiais que compõem o rali. O carro foi todo revisto ao pormenor e por isso estamos em condições de atacar. Infelizmente não foi possível realizar o teste que tínhamos agendado para os dias que antecedem o rali mas tentaremos encontrar o melhor acerto durante o shake-down”.

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RVM: Ivo Nogueira concretiza um sonho

Apesar de ter apenas 21 anos, há muito que Ivo Nogueira é um adepto fervoroso dos ralis. De tal forma, que o jovem piloto da Maia cresceu habituado a ver as imagens do Rali Vinho da Madeira disputado por alguns dos melhores pilotos da Europa e com autênticas multidões a emoldurarem os exigentes troços de asfalto da ilha.


É por isso que a primeira participação no rali madeirense está a criar natural expectativa no promissor piloto português. “Há ralis que dispensam grandes apresentações como a Finlândia ou o Monte Carlo”, refere Ivo Nogueira. “Mas eu penso que, ao longo dos anos, o Rali Vinho da Madeira foi-se tornando uma das provas mais emblemáticas da Europa em pisos de asfalto. Foi por isso que sempre tive o sonho de disputar este rali, sabendo no entanto que é uma prova extremamente difícil e que é preciso algum conhecimento dos troços para se ser competitivo aqui”.

Apostando sobretudo no Campeonato de Portugal de Ralis 2 Litros / 2 Rodas Motrizes (competição para a qual o Rali da Madeira não pontua), Ivo Nogueira parte para a quinta prova do CPR sem qualquer meta definida em termos de resultado final. “Quero apenas chegar ao fim e aprender o mais possível. Apesar de nunca ter corrido na Madeira, sei que é uma prova exigente e portanto só quero evoluir com o Citroën DS3 no asfalto. Pode ser uma boa forma de preparação para a segunda metade da época no CPR2”, concluiu.

Até ao momento, o melhor resultado do jovem piloto no CPR foi o inédito terceiro lugar absoluto na prova de abertura, o Rali Torrié.

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RVM - A primeira baixa?

A prova rainha do automobilismo regional ainda não foi para a estrada e poderá já haver uma baixa. Szymon Ruta, piloto polaco que está na Madeira pela primeira vez, não evitou um acidente que colocou em sério risco a sua participação no Rali Vinho Madeira.

Durante o dia de hoje, e quando a equipa efectuava alguns testes com o Peugeot 207 S2000, Ruta não conseguiu evitar despistar-se e danificar seriamente a viatura francesa, facto que o poderá afastar definitivamente da nossa prova. Para além dos muitos danos na chapa, os mais sérios são os danos que aconteceram em órgãos mecânicos e, apesar da ajuda de Carlos Barros da Peugeot Portugal, ainda não se sabe se existirá todo o material para colocar o 207 S2000 a 100%.

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segunda-feira, agosto 1

Tlustak quer conquistar um bom Resultado

Antonin Tlustak vai em 2011 carimbar a sua segunda presença no Rali Vinho Madeira, depois de há dois anos ter competido ao volante de um Citroën C2 S1600.

O resultado na altura não foi o melhor, pois desistiu logo no segundo troço e só regressou no Sábado, por isso o piloto espera que este ano as coisas corram melhor. Em conversa com o RalisMadeira.com o piloto checo confidenciou que “…este ano estamos mais bem preparados, pois estamos a discutir os lugares da frente do ERC, por isso penso que os problemas que nos aconteceram em 2009 não se vão repetir…”. Os objectivos para esta prova de 3 dias são os de “…conquistar o maior número de pontos para o nosso campeonato, o que sei que vai ser difícil. O Rosseti será certamente um dos pilotos mais rápidos, o que também tem acontecido noutras provas, mas vamos estar ai para andar o nosso melhor e tentar dificultar as contas. Queremos conquistar um bom resultado!”. A terminar fica um alerta, “..é sempre bom lembrar o público que assista ao rali em segurança, pois só assim poderão nos ver passar.”

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