sexta-feira, setembro 30

Lista de Inscritos Rali de Loulé-Casino de Vilamoura 2011

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Carros de 1930 a 1990 - 21 Provas - 13 Grelhas – 20 Categorias

O III Algarve Historic Festival no Algarve, um dos quatro maiores eventos de automobilismo histórico na Europa, fora do Reino Unido, será composto por cerca de 320 carros das décadas de 1930 a 1990, em 21 corridas, 13 grelhas de partida para 20 categorias.

Grelhas já encerradas, com 60 carros, são as taças GT and Sports & Italian Cars, mas o programa encerra ainda vasta competitividade nas classes campeonato de históricos F1; FIA Lurani Trophy para carros Formula Júnior; HGPCA F1 para motores anteriores a 1962 e anteriores a 1966 e Formula 2 históricos e clássicos Formula 3.

Outras corridas do calendário de quatro dias de animação e história incluem o Grupo C/GTP: Grupos C1, C2, IMSA GTP 1982-90; Motor Racing Legends com carros anteriores á Guerra; o troféu Stirling Moss com carros desportivos dos anos 50; JD Classics Challenge – máquinas dos grupos 1, 2, 4 e A saloons, até 1986; Carol Spaag’s U2TC para automóveis anteriores a 1966 com motor de 2 litros e ainda a corrida de protótipos desportivos pré-72.

Finalmente, a grelha geral do AHF fica completa com as provas de históricos GT e desportivos anteriores a 66, a Taça para carros italianos anteriores a 74 e as Formulas Ford, V, Vauxhall Jr e 1430.

Com mais de 450 pilotos de mais de 23 nacionalidades ao volante de uns 320 carros históricos, a “população residente” do paddock do AIA superará as 1200 pessoas, não contando com o pessoal de organização (mais de 300 pessoas).

Pela primeira vez, o AIA e o AHF foram escolhidos pelo CIAPGPF1-Grand Prix Drivers Club para sediar a sua reunião anual e Assembleia Geral, o que implica a presença de grandes nomes da Fórmula 1, como Sir Stirling Moss, Richard Attwood, Maria Teresa de Filippis – a primeira mulher a pilotar um F1 – Tony Brooks, Nanni Galli, Patrick Tambay, Mário de Araújo Cabral e Pedro Lamy, entre outros, darão ainda mais renome ao novo Drivers Club do AHF, às sessões de autógrafos no paddock e ao desfile de domingo na pista.

publicado no site oficial AIA

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Encerramento do Mundial de Superbikes no Algarve

O Campeonato do Mundo de Superbike e Supersport está de regresso ao Autódromo Internacional do Algarve para a última jornada da temporada de 14 a 16 de Outubro. Pelo quarto ano consecutivo o Circuito de Portimão recebe um dos mais prestigiados eventos do motociclismo mundial.

A encerrar um ano repleto de emoções com corridas únicas e com um espectáculo inigualável, será no AIA que se consagram os Campeões de 2011. Neste momento, Carlos Checa (Ducati) lidera destacado a tabela classificativa seguido do ex-piloto de MotoGP Marco Melandri (Yamaha) e do emblemático Max Biaggi (Aprila).

Nas Supersport, destaque para a equipa da casa, a Parkalgar Honda com Miguel Praia e Sam Lowes. Infelizmente a equipa portuguesa ainda não conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio em ‘casa’, pelo que será certamente um feito a alcançar este ano. Apesar da Parkalgar Honda não estar na frente da tabela, fruto de um sem número de azares, tem sido umas das principais protagonistas do Campeonato e presença assídua no pódio. Chaz Davies (Yamaha) é o grande líder seguido de Fabien Foret (Honda) eDavid Salom (Kawasaki).

Como vem sendo habitual a festa das Superbike no Autódromo Internacional do Algarve é sempre bastante animada. Este ano não será excepção. Estão previstas um sem número de interessantes actividades para quem se deslocar ao AIA.

Os bilhetes já se encontram à venda no site e na loja do Autódromo mas também na Ticket line.

publicado em Zoomsport

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SSS: Tentativa de dois pilotos por carro

A próxima prova do Single Seater Seaters, a competição de monolugares clássicos nascida este ano em Portugal, terá novidades no evento que faz parte do programa do Algarve Historic Festival.

Segundo uma nota que foi comunicada aos pilotos, a pedido da organização do evento, vai ser experimentado no Historic Festival dois pilotos por carro. Isto, quer dizer que cada piloto fará uma corrida e passarão a existir duas sessões de qualificação independentes. Caso os concorrentes entendam que é preferível para si próprios correrem sozinhos, também o poderão fazer.

Em relação às pontuações para a Taça Luís Fernandes, cada corrida pontuará individualmente, portanto quem partilhe o carro só pontua na sua corrida. O preço da inscrição é o mesmo não terá qualquer acréscimo.

A organização do campeonato utilizará este evento para experimentar uma solução que poderá funcionar em termos futuros.

publicado em Sportmotores

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quinta-feira, setembro 29

Réplica do 11 Turbo de Manuel Rolo

Verdadeiro apaixonado pelos Ralis, principalmente pelos Renault 11 Turbo, o Márcio Charata compartilhou através do Facebook, a nova decoração aplicada num dos seus carros de competição.  Com cor branca, ostenta a decoração original de Manuel Rolo e Filipe Fernandes no Rali de Portugal de 1988.

O Márcio Charata é um dos promotores dos ralis no Algarve, e tem desempenhando importante papel na divulgação do desporto motorizado, nomeadamente ralis, através do Canal de Videos do ralis a Sul. A sua preferência recai sobre o modelo 11 Turbo da Renault, e tem como ídolos, Jean Ragnotti, Inverno Amaral, José Carlos Macedo entre outros.
Esta semana deu a conhecer nova decoração,
numa clara homenagem aos feitos de Manuel Rolo no nacional no final da década de 80, aplicada na sua viatura original, estreada em 2004 no Rali de Monchique. Para além desta réplica, também é possuidor de um R11 com decoração oficial, assinado pelo Inverno Amaral, e com o qual participou nas edições do Casinos do Algarve de 2005 e 2007. Recentemente, também adquiriu o R11 ex-oficial que foi usado por Manuel Mello Breyner em 1986, e que disputou os primórdios do regional sul com João Pinto. Um dos próximo projectos passa por devolver a decoração original a este carro.

Consulte a GALERIA FOTOGRÁFICA R11 TURBO ROLO/FIFÉ.

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Galeria de imagens Supermoto GP de Portugal

Como noticiámos anteriormente, realizou-se no passado fim-de-semana, no Kártodromo Internacional do Algarve (AIA), o FIM World Championship SuperMoto, “FANÁTICOS DO RALLY REPORT” divulga uma pequena sequência fotográfica do importante evento


GALERIA DE IMAGENS

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quarta-feira, setembro 28

Track Day Off Road Park abre portas ao público

No próximo dia 1 de Outubro, o Off Road Park do Autódromo Internacional do Algarve realiza o primeiro Track Day. O evento será aberto a Carros, Motos, Quads e Buggys e terá a particularidade de ter Ruben Faria em pista. O piloto algarvio vai estar a preparar as próximas provas, quer do Nacional, quer a sua participação para o Dakar 2012.

A pista de todo-o-terreno abre assim as suas portas a todos os cidadãos que tenham o TT como paixão.
As inscrições já estão abertas através do 927 244 694 e o valor é de 50€ para Motos, Quads e Buggys e de 80€ para Carros.

publicado em PT Radical

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Honda S2000 sem brilho na Penha

Desta vez, Bruno Costa e Silva e o Honda S2000 não conseguiram, na rampa da Penha, apresentar o potencial que têm demonstrado até aqui. Alguns problemas de ordem física e técnica de, respetivamente, piloto e carro, condicionaram a prestação durante todo o fim de semana, sendo que não conseguiram ir além do 11º lugar na Categoria 1.


Tivemos diversos infortúnios que nos impediram de fazer uma subida oficial limpa pelo que, com tantos azares, o objetivo acabou por ser apenas pontuar e alcançar a melhor classificação possível dentro das limitações que tivemos nesta prova. Não conseguimos a exibição que o fantástico público presente na Penha merecia mas agradecemos os muitos incentivos e manifestações de carinho que recebemos ao longo de todo o fim de semana. Fica a promessa de voltar novamente à Penha daqui a um mês para a última prova do Campeonato de Portugal de Montanha” explicou Bruno Costa Silva.

Entretanto Honda S2000, com Bruno Costa Silva ao volante, irá participar como carro de segurança do Rally Sprint de Porto de Mós que ocorrerá no próxima dia 5 de Outubro, continuando em vigor, até 10 de Outubro, o passatempo Honda S2000/Casa dos Matos. É possível consultar o regulamento nas páginas do Facebook da Honda Portugal, da equipa CGD Luxembourg / Honda Racing ou do Clube Honda S2000 Portugal e ainda no site www.clubes2000portugal.com. Participe e ganhe uma noite na Casa dos Matos.

Texto e Foto: Press Release X2 Consulting

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terça-feira, setembro 27

Transit Trophy - Estoril substitui Jerez

A organização do Ford Transit Trophy acaba de anunciar que a segunda deslocação a Espanha, ao circuito de Jerez de La Frontera, prevista no calendário para 15 e 16 de Outubro, não irá acontecer, substituindo a prova andaluz por uma segunda deslocação ao Autódromo do Estoril.

A decisão prende-se, sobretudo, com os custos da deslocação ao país vizinho para as equipas, face à actual conjuntura sócio-económica desfavorável. Dessa forma, aquela ronda será integrada numa das jornadas da velocidade nacional que decorrerá uma semana antes (8 e 9 de Outubro) no Autódromo do Estoril.

Completas que estão cinco jornadas, as três vitórias obtidas por José Pedro Leite, somadas a um 2º e um 3º lugares, permitem ao piloto da C.A.M. Sport liderar destacado o Campeonato de Pilotos, beneficiando do facto de Pedro Salvador, seu parceiro na carrinha ‘preta e laranja’, ter estado ausente na Rampa da Falperra e, por isso, não somar a mesma pontuação. Ainda assim, Salvador é o segundo mais pontuado, a 25 pontos de Leite, demonstrando bem o domínio dos homens da C.A.M. Sport (formação que lidera a tabela de Equipas) ao longo do ano, sobretudo no acumulado dos fins-de-semana. É que, apesar de perderem algumas vitórias absolutas em pista, a homogeneidade de andamento de Leite e Salvador permite-lhes garantir os 25 pontos do acumulado de cada ronda.

Mas se a decisão do título parece estar praticamente resolvida, no que se refere ao vice-campeão tudo está em aberto. Salvador tem 12 pontos de vantagem sobre João Batista e Renato Machado da M Coutinho/Ibertal, sendo que pelo meio – a apenas 5 pontos de Salvador – estão ainda João Diogo Lopes e Filipe Martins da Auto Rabal/Espoauto. Já mais longe vêm os homens da Beta/Eni, António Costa e Valter Cardoso, que depois da vitória a abrir o ano no Estoril têm vindo a perder fôlego.

Recorde-se que para além da ‘nova’ jornada dupla do Estoril que se corre no segundo fim-de-semana de Outubro, o Ford Transit Trophy 2011 tem a sua derradeira prova em Braga, a 19 e 20 de Novembro, onde se irão consagrar os Campeões, de Pilotos e Equipas.

Publicado em Portugal MotorSport

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Moiomotorsportt campeão de promoção A

Na Baja TT Idanha, um interviniente que normalmente faz parte do pelotão do regional sul sagrou-se campeão de Promoção A nacional. Refiro ao navegador alentejano João Penedo, que já ditou notas ao Pedro Charneca e ao João Luís Palma. Desta feita foi com o Edgar Moio no Nissan Terrano II. À equipa, os parabéns.

A Equipa Moiomotorsportt constituída por Edgar Moio e João Penedo concluíram a Baja TT de Idanha a Nova no 3º lugar da categoria pré-classic e 1º lugar das classes ao volante do Nissan Terrano II, o que lhes permitiu subir para o 3º lugar na Taça Pré Classic e também terminar a Promoção A em 1º lugar.

- Foi uma prova muito difícil para nós pois tivemos bastantes problemas, na especial o carro levantou as quatro rodas no ar e aterrou de frente com alguma violência o que danificou o triângulo da roda do lado esquerdo. No entanto, tivemos conhecimento que poderíamos ter assistência a noite toda, o que nos salvou, assim, conseguimos reparar os danos e ter carro para o dia da prova- No sábado arrancámos em 4º lugar mas ao km 20 furámos o que nos fez passar para último e perder cerca de 6 minutos, mas com toda a garra fomos ultrapassando alguns concorrentes, já perto do km 100, andámos muito tempo atrás de um carro e o pó era tanto que não conseguimos evitar de bater com a lateral num pinheiro o que danificou a carroceria do carro, conseguimos tirar a viatura onde perdemos mais uns 3 minutos, prosseguimos e ultrapassamos mais uma viatura ao km 120 o que nos fez garantir o 3º lugar a 4 minutos do 2º classificado. Ainda faltavam cerca de 20 km para o final sentia ao carro a prender a direcção o que pensava que seria falta de óleo, afinal foi um tirante partido, dentro do azar tivemos muita sorte.

A Moiomotorsportt está orgulhosa desta classificação, pois conseguiram 3 pódios em 4 provas e arrebatando um total de 6 troféus e para todos os efeitos ser campeão da Promoção A

- Este campeonato na promoção A é nosso e o 3º lugar na Taça também é um óptimo lugar tendo em conta a concorrência. Estaremos presentes em Portalegre para fazer essa mítica prova e tentar trazer mais um troféu.

Fica assim decidida a Taça e a Promoção A, onde a dupla Bejense no ano de estreia deu cartas.

Palmarés
Baja Carmim – 1º Lugar Promoção A
Ervideira Ralli TT – 1º Lugar Promoção A, 1º Lugar Nissan Terrano, 2º Lugar na Taça
Baja Proença – Oleiros – Desclassificação por tempo apesar de chegar em 6º lugar.
Baja Idanha a Nova –, 1º Lugar na Promoção A - 3º Lugar na Taça

Campeonato
1º Lugar Promoção A
3º Lugar Taça Pré Classic

Fonte: Edgar Moio (foto e texto)
publicado em TTVerde

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segunda-feira, setembro 26

Video Rali de Serpa 2011 - CRRS




Video do Ralis a Sul do Rali de Serpa 2011, prova do regional sul, com imagem de Joaquim Macedo, Pedro Correia e Márcio Charata. Edição de Nuno Fontaínhas.

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Lagoa - Teodósio para a vitória...

Tem sido apanágio do desporto motorizado no Algarve. Se o Ricardo Teodósio participa, em condições normais, não dá reais chances aos adversários. Voltou a acontecer em Lagoa, onde se superiorizou ao Márcio Marreiros.

Decorreu no passado Domingo a penúltima prova do Troféu de Slalom do Sul. Ricardo Teodósio voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, tripulando o Mitsubishi Lancer EVO IV, com o melhor tempo na 3ª manga de 2:08,255. O domínio do piloto da Guia é tal que o segundo classificado ficou a 10 segundos. Márcio Marreiros fez o melhor tempo na primeira manga (2:18,704), e conseguiu o segundo posto, encaminhando-se a largos passos para a conquista do Troféu de Slalom do sul. O terceiro melhor registo na prova volta a ser para Ricardo Teodósio, mas esta feita a bordo do Mazda MX-5 - 1:19,858.
No quarto posto, o melhor representante da classe 2, Rui Coimbra, que com o tempo de 2:20,066 assegura os pontos do terceiro lugar no troféu. Seguiram-se Ana Santos, em Renault 11 Williams, que foi a melhor da classe 3, dos concorrentes pontuáveis, e Armando Barradas e Philippe Vinois, ambos em Peugeot 205.
Desta vez as coisas não correram bem para Luís Nunes, cujas aspirações ao troféu ficaram condicionadas pela prestação - foi sexto do TRSS, averbando o tempo de 2:25,523, na primeira manga. Apesar de matematicamente poder vencer o troféu, terá que contar com um azar (ou abandono) de Marreiros em Lagos.
A fechar os 10 mais ficaram Mário Jorge em Renault 5 e Vasco Tintim em Citroën Saxo.
Classificaram-se 20 concorrentes.

TABELA DE CLASSIFICAÇÃO OFICIOSA

informação gentilmente cedida por Luís Mesquita.
Imagem de Jorge Nascimento - via Facebook

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Supermoto com animação total na pista e nas bancadas algarvias

No Kartódromo Internacional do Algarve, Matthew Winstanley (Honda) subiu ao lugar mais alto do pódio no Mundial e Pavel Kejmar no Europeu


As corridas do Campeonato do Mundo de Supermoto, que este fim-de-semana visitaram o Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), atraíram um grande número de aficionados, que vibraram com as seis mangas realizadas este domingo: três do Europeu e três do Mundial. Matthew Winstanley (Honda) subiu ao lugar mais alto do pódio no mundial e Pavel Kejmar no Europeu.

As três mangas do Mundial foram extremamente disputadas com os irmãos Chareyre a efectuaram entre si algumas das melhores lutas, mas a darem de bandeja o primeiro lugar do pódio a Winstanley, que pela primeira vez apresenta resultados de destaque. Na primeira manga, Adrien Chareyre (Aprilia) foi o primeiro classificado, Thomas Chareyre (TM) o segundo, posições que inverteram na terceira manga. Na segunda, Thomas foi quinto, enquanto Adrien foi oitavo, depois de uma queda. Matthew Winstanley (Honda) foi terceiro, primeiro e terceiro na primeira, segunda e terceira mangas. Nuno Pinto (Honda), o único representante luso, foi 17º na primeira corrida, 18º na segunda e não alinhou na terceira. Na liderança do campeonato está o mais novo dos Chareyre, Thomas.

Supermoto com animação total na pista e nas bancadas algarviasNo Europeu, o checo Pavel Kejmar venceu as três mangas, não dando hipóteses a qualquer um dos seus adversários. No entanto, é o italiano Teo Monticelli (Suzuki) quem lidera o campeonato e que foi segundo na primeira e segunda corridas e terceiro na terceira. Em pista estava um piloto português, André Leite (KTM), que foi 12º na manga de abertura, desistiu na segunda e foi 11º na terceira.

Terminou assim mais um grande evento desportivo no Algarve Motor Park, onde se inclui o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) e o Kartódromo Internacional do Algarve (KIA). O próximo grande evento acontece de 14 a 16 de Outubro, com a última ronda do Campeonato do Mundo de Superbike e Supersport no AIA.

publicado em Lusomotores

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A 3ª contagem do Troféu Cidade de Elvas foi adiada


A 3ª contagem do VI TROFÉU RALLY CIDADE DE ELVAS, foi adiada para o fim de semana de 8 e 9 de Outubro, por motivos técnicos. Informações ou inscrições através do site em http://clube27-elvas.com

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domingo, setembro 25

Ricardo Teodósio aumenta liderança no CRRS

Decorridas que estão duas provas do CRRS, Ricardo Teodósio cimenta a liderança na tabela de pilotos. Márcio Marreiros ascende ao segundo posto seguido por Luís Nunes. Nos navegadores é Ricardo Barreto quem lidera.


Fritos das vitórias nos ralis de Vila do Bispo e mais recentemente em Serpa, Ricardo Teodósio lidera a tabela classificativa do regional sul com 44 pontos. Segue-se Márcio Marreiros com 32 pontos e Luís Nunes, um pouco mais afastado com 27 pontos. A mesma pontuação também têm António Lampreia e Jorge Batista, mas fruto de uma classificação mais baixa nos ralis estão no 4º e 5º posto. Apesar de ter abandonado, Gil Antunes mantém-se como melhor representante das duas rodas motrizes, no sétimo posto com 19 pontos. Um pouco mais atrás surge Pedro Lança, o segundo das duas rodas, com 15 pontos.

Nos navegadores, é Ricardo Barreto quem lidera, com 37 pontos, averbados ao lado de Gil Antunes (Vila do Bispo) e João Correia (Serpa). Pedro Conde é segundo com 32 pontos, seguido por António Morais e Edgar Gonçalves, ambos com 27 pontos.

A terceira prova pontuável para o regional sul é o Rali Casino de Vilamoura/Loulé.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO REGIONAL DE RALIS DO SUL (FPAK
)

Foto Viriato Pardal

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Galeria de Imagens do International GT Open

Veja algumas das imagens que marcaram o evento que decorreu no passado fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve. Para além do Open GT Internacional, também imagens do Campeonato de Circuitos, Clássicos e Transit Trophy.


GALERIA DE IMAGENS

As imagens foram captadas, e gentilmente compartilhadas pelo Osores, do Fanáticos do Rali.

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Bruno Magalhães quinto no Rali de San Remo

O Rali de San Remo marcou a despedida da presente época do IRC para Bruno Magalhães, tendo terminado a prova italiana no quinto posto e subido ao nono lugar do campeonato

O piloto português Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000) terminou, este sábado, na quinta posição o Rali de San Remo, em Itália, a 1,26 minutos do vencedor, e ascendeu ao nono lugar do campeonato Intercontinental Rally Challenge (IRC), tendo encerrado a sua temporada na competição.

“Foi um rali espectacular. Sinto que demos um enorme passo em frente, fruto do trabalho que temos desenvolvido. Foi sem dúvida o nosso melhor rali de sempre fora de Portugal”, afirmou Bruno Magalhães.

A prova italiana foi ganha pela dupla belga formada por Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul (Peugeot 207 S2000), com o tempo total 2:19.57,8 horas.

A próxima prova do IRC, o Rali da Escócia, que não conta com a participação do piloto luso, realiza-se de 7 a 9 de Outubro. A classificação geral é actualmente liderada pelo checo Jan Kopecky, com 123 pontos. Bruno Magalhães subiu ao nono lugar, somando um total de 26 pontos.

publicado em Lusomotores

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sábado, setembro 24

Os 50 ralis de João Monteiro no Regional Sul

O Rali de Serpa constituiu um marco histórico para a carreira de João Monteiro. O piloto registou a 50ª participação no Campeonato Regional de Ralis do Sul. São nove anos de momentos altos, e outros menos bons, mas que já deixaram a sua marca.

O concorrente nº20 do Rali Cidade de Serpa, chegou à marca dos 50 ralis no regional sul. João Monteiro é um dos nomes incontornáveis do regional. O momento mais alto da sua carreira, ocorreu no Rali Casinos do Algarve de 2004, quando num misto de rapidez e fortuna conquistou o título regional de ralis.
A sua odisseia no regional começou no Rali de Almôdovar de 2002. Tendo a sua lado Luís Mestre, integrou o pelotão do Troféu Corsa, e no meio de um pelotão muito competitivo, deixava a sua marca. Em 2004, deu um salto, ao adquirir o Ford Sierra Cosworth, e a partir da segunda prova contou com as notas de José Teixeira. Fruto de uma prestação regular, cujo momento alto foi o segundo lugar em Loulé, e o terceiro no Casinos do Algarve, somou pontos suficientes para se sagrar Campeão Regional de Ralis do Sul, o único que o conseguiu sem ter ganho nenhuma prova.
A época seguinte foi para esquecer. Quando defendia o título, e quase sempre rodava nos lugares da frente, por um motivo ou por outro abandonou. Foi na prova final da época que trocou o Ford Sierra, por um "surpreendente" Subaru Legacy. Apesar de ter conseguido um 3º lugar no Rali de Monchique de 2006, João Monteiro procurava uma viatura mais competitiva, e foi então que adquiriu o Mitsubishi Lancer EVO IV. Finalmente, no Rali de Castro Marim, e com o seu companheiro José Teixeira consegue a sua primeira vitória à geral.
Para 2007 a aposta passava pelas duas rodas motrizes, e foi então que surgiu com o Seat Ibiza GTi. Apesar de andar nos lugares da frente, contava com uma rivalidade implacável, e mesmo os bons resultados da primeira parte do campeonato contrastaram com alguns abandonos no final.
Em 2008 voltou ao regional com o 4x4, e contou com o "seu" Ford Sierra Cosworth, com o qual foi campeão. Entrou com o pé direito, ao vencer o Rali de Vila do Bispo (2ª vitória no CRRS), mas depois somou desaires - abandonos e ausências impediam melhor. Fechou o ano com chave de ouro, ao vencer o Rali Casinos do Algarve com o Ford Sierra Cosworth.
Em 2009 e 2010, voltou a contar com o Ford Sierra, mas não conseguia vingar. Um pelotão extremamente competitivo fazia com que corresses maiores riscos e como tal foi acumulando uma série abandonos. A partir de Beja 2010, contou com a navegação de Márcio Pereira em Beja e no Casinos do Algarve, e ainda foi navegado pelo André Barras em Portimão. Este ano passou para o Lancia Delta Integrale. Em Vila do Bispo foi acompanhado pelo Rui Ventura, e contou novamente com o Márcio Pereira em Serpa.
Em números, são 50 ralis, 3 vitórias, 10 pódios e um título de campeão regional de ralis.
Parabéns João Monteiro, que o número de provas e vitórias continue a aumentar!

imagem de Ana Paula Vieira

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Veloso Amaral estreia Clan Cruzader

Denotando, compreensíveis, mas nem por isso, menos arreliadores “problemas de juventude”, conforme nos referiu o piloto, o AIA serviu de palco para a apresentação do curioso GT inglês.

O inédito carro, que revelou uma cuidada apresentação, foi melhorando sucessivamente o seu comportamento. De cada vez que entrava em pista, os tempos foram sempre baixando, o que transmite à equipa grande confiança para as provas futuras.

Como que compensando algumas das contrariedades, o CLAN regressou a Lisboa com cinco Troféus, correspondentes a dois Primeiros lugares na Taça MIL, um Terceiro e um Segundo nos Históricos/71 e ainda um Terceiro à Geral, nos 1.300.

Aguardamos com expectativa, a próxima participação que será no Autódromo do Estoril, em 8 e 9 de Outubro.

Veloso Amaral conta, para este seu novo projecto, com o apoio da VALVOLINE, representada em Portugal pela Krautli Portugal, Lda, com o CLUBEMILLENNIUMBCP, a OLD RACERS da Charneca do Lumiar, sendo que o motor foi desenvolvido pela NEVES Motorsport das Caldas da Rainha . A ZOOMSPORT estará igualmente, uma vez mais, com o piloto.

press Zoomsport

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Rali de Portugal em finais de Março

O Conselho Mundial do Desporto Automóvel, que reuniu em Singapura, aprovou algumas medidas já anunciadas e apresentou os calendários para as diferentes competições geridas directamente pela FIA, onde se destacam os ralis.

No mundial de ralis vai avançar o "Shakedown Qualifying" para os pilotos prioritários P1 e P2, apenas nos ralis disputados em terra.

No mundial de ralis vai avançar o "Shakedown Qualifying" para os pilotos prioritários P1 e P2, apenas nos ralis disputados em terra.

Durante duas horas os pilotos poderão rodar no troço escolhido para o Shakedown, durante o qual os mesmos terão direito a apenas duas passagens por essa "Qualifying Stage".

Após essas duas horas, os pilotos farão uma passagem de qualificação, sendo os pilotos P1 e P2 ordenados pelos tempos obtidos. O mais rápido (e assim sucessivamente) poderá escolher a sua posição de partida para o rali. Se um piloto não concluir essa passagem de qualificação partirá em último consoante a sua prioridade. No segundo e terceiro dia de competição os pilotos prioritários P1 e P2 partiram por ordem inversa da sua classificação.

MUNDIAL DE RALIS
17-22/01 Rallye Monte-Carlo
09-12/02 Rally Sweden
08-11/03 Rally Mexico
29/03-01/04 Rally Portugal
27-29/04 Rally Argentina
25-27/05 Acropolis Rally
22-24/06 Rally of New Zealand
02-05/08 Rally Finland
24-26/08 Rallye Deutschland
13-16/09 Rally of Great Britain
04-07/10 Rallye de France - Alsace
18-21/10 Rally d'Italia
01-04/11 Rally de España

PWRC
17-22/01 Rallye Monte-Carlo
08-11/03 Rally Mexico
27-29/04 Rally Argentina
25-27/05 Acropolis Rally
22-24/06 Rally of New Zealand
24-26/08 Rallye Deutschland
18-21/10 Rally d'Italia
01-04/11 Rally de España
Os pilotos nomeiam 6 provas para pontuar

SWRC
17-22/01 Rallye Monte-Carlo
09-12/02 Rally Sweden
29/03-01/04 Rally Portugal
22-24/06 Rally of New Zealand
02-05/08 Rally Finland
13-16/09 Rally of Great Britain
04-07/10 Rallye de France - Alsace
01-04/11 Rally de España
Os pilotos nomeiam 7 provas para pontuar

EUROPEU
05-07/01 International Jännerrallye
19-21/04 Rally Mille Miglia
24-26/05 Croatia Rally
08-10/06 Rally Bulgaria
22-24/06 GEKO Ypres Rally
06-08/07 Bosphorus Rally
26-28/07 Rally Vinho da Madeira
31/08-02/09 Barum Czech Rally Zlín
13-15/09 Rally Principe de Asturias
28-30/09 Rally Poland
12-14/10 Rallye Antibes Côte d'Azur
25-27/10 Rallye International du Valais
Já não é necessário registo para pontuar no Europeu

publicado em RalisOnline

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sexta-feira, setembro 23

Rali de Beja concentrado

A quarta prova do CRRS será realizado em Beja, no dia 22 de Outubro, Sábado, com organização do Aero Clube de Beja. Devido às dificuldades económicas, tiveram que efectuar mudanças estruturais.


Segundo a organização "Devido à inexistência de um patrocinador, e muitas limitações a nível do apoio das entidades oficiais, só vamos fazer o Rali por consideração pelas equipas."
A quarta prova do regional sul, disputa-se em Beja, e será uma rali concentrado em apenas um dia, efectuando racionalização de meios. Regressando aos primórdios do regional, a prova terá os reconhecimentos e verificações de manhã, e a competição cronometrada decorrerá na parte da tarde. Em formato, rallysprint usam um troço inédito disputado por três vezes. A inscrição são 266,20 euros com seguro incluído.

Foto A.Barriga

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Troféu Regional de Slalom prossegue em Lagoa

O TRSS prossegue este Domingo com o Slalom de Lagoa. A competição organizada pelo Clube Automóvel de Portimão está quase no seu fim (faltam apenas 2 provas) e tem Márcio Marreiros e Luís Nunes na discussão do Troféu.


A prova que se disputa junto ao campo de Futebol - Fatacil, tem as veirficações marcadas para as 11:00 e a primeira manga começa às 14:00.

Informações no site oficial
REGULAMENTO DE PROVA.

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Regresso às vitórias em Serpa

A dupla Pedro Lança e Ricardo Batista regressou ás vitórias no Regional Sul de Ralis este fim de semana, colocando-se na liderança do campeonato de duas rodas motrizes.



O Rally Flor do Alentejo / Cidade de Serpa apresentava-se como uma prova nova para a dupla do Citroen Saxo, mas cedo a equipa mostrou que estava para lutar pela vitória. Apesar de ter menos provas que a concorrência mais directa, a luta pela vitória começou bem cedo.

"Depois do desaire em Vila do Bispo corrigimos o que estava mal e trabalhamos muito para ter o carro em plenas condições para o rali de Serpa onde queríamos voltar aos bons resultados. Apesar dos nossos mais directos adversários na divisão terem muitos mais ralis disputados este ano, conseguimos mesmo assim entrar no rali a perder somente 0,1 segundos na super especial nocturna de sábado. No domingo arrancámos para o rali com um ritmo forte, mas sem nunca pôr em causa o nosso objectivo que era terminar o rali e somar os primeiros pontos da época. A partir do momento que ficamos isolados no comando foi simplesmente gerir a vantagem e a mecânica do carro, uma vez que os troços começaram a ficar em algumas partes muito demolidores e não queríamos pôr em causa o resultado. Finalizamos o rali sem qualquer problema e agradeço em especial a toda a equipa e aos nossos patrocinadores porque esta primeira vitória de 2011 é de todos os que colaboram neste projecto! Vamos continuar o bom trabalho para estarmos mais competitivos nos ralis que se seguem", comentou Pedro Lança.

"Nesta prova já pudemos mostrar um pouco do que podemos fazer e o resultado final acaba por premiar o nosso trabalho e de toda a equipa. Soubemos gerir mecanicamente nos momentos mais difíceis da prova e esta vitória acaba por nos dar mais alento para o que resta do campeonato e o nosso objectivo continua a ser o mesmo, vencer entre as equipas dos duas rodas motrizes" comentou o navegador alenquerense Ricardo Batista.

Pedro Lança e Ricardo Batista terminaram a prova no oitavo lugar da geral, sendo os melhores duas rodas motrizes e ainda vencedores na Classe 1, numa prova que teve em Ricardo Teodósio e João Luz os vencedores absolutos. Com este resultado, a dupla do Citroen Saxo ocupa agora a liderança na Classe 1.

A próxima prova do Campeonato Regional Sul de Ralis será o Rali de Loulé / Casino de Vilamoura, que terá lugar nos dias 8 e 9 de Outubro.

- Foto de Daniel Guerreiro - Digiphoto
publicado em Supermotores

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Bonificação para o Troféu Modelstand

Os concorrentes do Troféu Modelstand que participam com os Peugeot 206 no Campeonato Open vão usufruir de uma bonificação da taxa de inscrição no Rali de Loulé/Casino de Vilamoura.

A bonificação apresentada pelo CAAL é na ordem dos 100 euros, pelo que a inscrição na prova algarvia do Open ficará em 350 euros.

INFORMAÇÃO CLUBE AUTOMÓVEL DO ALGARVE.

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Nuno Pinto único português no Mundial de Supermoto

Nuno Pinto vai ser o único piloto português a participar na jornada algarvia do Campeonato do Mundo de Supermoto, competição que se estreia Portugal


O Kartódromo Internacional do Algarve (KIA) recebe, no próximo fim-de-semana, a penúltima ronda do Campeonato do Mundo de Supermoto, competição que visita pela primeira vez Portugal. Em representação das cores nacionais, na classe rainha S1, vai estar Nuno Pinto, aos comandos de uma Honda. O piloto luso lidera o Nacional de Supermoto e vai procurar intrometer-se entre os pilotos experientes do Mundial.

O evento terá lugar sábado e domingo e a ele vai também juntar-se a ronda do Nacional de Supermoto. No sábado, terão lugar os treinos livres, qualificação e as duas mangas do Campeonato Nacional. Para domingo ficam reservadas seis provas, três mangas do Europeu e três do Mundial. O percurso da prova será delineado numa extensão de 1550 metros, sendo que 170 serão percurso de terra (Off Road Session).

O preço do bilhete será de 5 euros para os dois dias de evento. Os recenseados no concelho de Portimão terão acesso gratuito, basta para isso apresentarem o Cartão de Eleitor ou Cartão do Cidadão na loja do KIA e do Autódromo Internacional do Algarve.

publicado em Lusomotores

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quinta-feira, setembro 22

Rali Cidade de Silves fecha Regional Sul

A derradeira prova do Campeonato Regional de Ralis Sul 2011, que estava inicialmente agendada para Portimão, vi ter uma localização.

Dado que, por motivos de falta de apoio da entidade oficial, não se realiza o Rali Cidade de Portimão, o Clube Automóvel de Portimão, não querendo faltar ao compromisso de organizar a sexta prova do C.R.R.S. 2011, tentou levar a prova para outro Concelho, tendo obtido o apoio da autarquia de Silves.

"Queremos agradecer o apoio da Câmara Municipal de Silves pela boa vontade em receber a nossa prova", disse um elemento do Clube Automóvel de Portimão.

Assim, a prova que será disputada nos dias 3 e 4 de Dezembro, será o Rali Cidade de Silves, sendo por isso um regresso das provas de estrada a esta cidade quase uma década depois.
A prova ainda não está totalmente estruturada, mas o Rali Cidade de Silves, irá para a estrada dia 3 de Dezembro com a Super Especial “Cidade de Silves”, para no dia seguinte se realizarem cinco especiais de classificação, todas elas disputadas em pisos de asfalto.

publicado em RalisOnline

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Yser Racing Team confirma Mini para Filipe Campos

A Yser Racing Team, equipa tri-campeã nacional de Todo-o-Terreno, confirma que irá utilizar pela primeira vez em competição, durante a 25ª edição da Baja Portalegre, dois Mini All4 Racing. Depois de Bernardo Moniz da Maia ter sido o primeiro piloto privado da X-Raid a competir numa prova da Taça do Mundo (Aragón, Espanha), agora será a vez de Filipe Campos ter a sua oportunidade na etapa mais carismática do TT nacional.


Respeitando a estratégia de migração promovida pela X-Raid, a Yser Racing Team irá apostar forte na conquista de mais um triunfo nesta época ao substituir o BMW X3 de Filipe Campos por mais um Mini. Mesmo estando afastado do Campeonato Português de Todo-o-Terreno (CPTT), o conjunto português soma por vitórias todas as competições em que participou este ano (Tavira e Aragón).
Apesar do pouco contacto que teve com o Mini até ao momento, Filipe Campos destacou as principais melhorias em relação ao seu anterior carro e revelou as suas ambições para a prova a realizar-se, em Outubro, no Alto Alentejo: “O Mini é uma grande evolução do BMW X3. Mesmo que a maioria das componentes se mantenha, a evolução sobretudo ao nível do chassis e da distribuição de peso torna esta máquina muito mais competitiva. Julgo que estes carros virão a ter grande preponderância na decisão pela vitória final em Portalegre e espero, sinceramente, que nos ajudem a ganhar esta edição histórica de uma prova que é sempre especial para mim”, referiu o tetracampeão nacional.
Por seu turno, Bernardo Moniz da Maia, responsável pela Yser Racing Team, mostrou-se orgulhoso por mais esta etapa cumprida no crescimento da equipa “A aquisição deste segundo Mini é uma aposta clara no futuro. Queremos continuar a nossa parceira com a X-Raid e achámos que este seria o melhor momento para substituirmos o BMW X3”, afirmou.

pressdirecto

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Olavo Esteves despede-se no “Lilás”

Olavo Esteves diz adeus à sua carreira regular como piloto de ralis no próximo fim-de-semana, com a disputa do 33º Rali Ilha Lilás/Além Mar, confirmando “uma decisão que já estava tomada desde o final de 2010, e que agora se irá efectivar”, disse o também empresário praiense.

Não é de ânimo leve que o decido, mas há outros factores a ter em conta, além da grande paixão pelos ralis”, refere Olavo, que tem entre mãos “vários projectos, pessoais e relacionados com a minha empresa – a Olavo Esteves Competições -, que em termos de custos e de disponibilidade têm de ser prioritários”, revela.

Dias antes de disputar a última prova “com o espírito de quem vai para estrada lutar pelos melhores lugares, pois não escondo a vontade de vir um dia a fazer um rali com a minha filha em ritmo mais descontraído”, o piloto acredita “numa boa prestação, na despedida também do Renault Clio R3, um carro fabuloso e que me deu muito prazer conduzir”, avança.

Novamente acompanhado pelo “fiel” Ricardo Coelho, “um amigo e companheiro nos bons e maus momentos”, Olavo Esteves deixa “mais agradecimentos e menções para o final do ano, mas sem poder esquecer o apoio constante da minha família, a criação do Team Praia da Vitória , da taça de ralis do Grupo Central e do actual centro de desportos motorizados”, diz o homem que foi tri-campeão açoriano da Formula 2 entre 2007 e 2009.

porto das pipas PRESS.........................

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quarta-feira, setembro 21

Apontamentos do Rali de Serpa 3

A prova alentejana viu Ricardo Teodósio vencer a sua 10ª prova do regional sul, e aproximar-se do recorde de vitórias de Rui Lousado. O rali foi demolidor para a caravana do regional sul - abandonos e mais abandonos, antes da partida, na super especial, no rali e depois do rali.

Ricardo Teodósio somou mais uma vitória no Campeonato Regional de Ralis do Sul, dando seguimento a um domínio, que quase absoluto, perdura desde os finais de 2009. Em Serpa o piloto da Guia averbou a sua 10ª vitória em provas do regional, embora apenas por sete vezes tenha colhido os pontos referentes ao primeiro posto. A sua senda vitoriosa começou em 2004, quando venceu o Rali de Almodôvar com o Mitsubishi Lancer EVO III, ao lado de Paulo Primaz. Depois apenas em 2009, voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, em Portimão e Ourique, ao lado de Pedro Conde, no EVO4. Destas três vezes, e por ser detentor de licença nacional não somou pontos para o regional.
Desde que optou por disputar o regional, em 2010, apenas por uma vez não venceu – foi no Rali de Portimão do ano passado, devido a problemas de caixa e diferencial na viatura, mesmo assim acabou no sétimo posto. Todas as vitórias foram obtidas com o EVO4, navegado pelo José Martins em Lagos, Fernando Miguel em Vila do Bispo, e pelo João Luz nas restantes.
Em Serpa, o piloto contou com um grupo de Apoio denominado “Teodósio e Rallys”. Fãs incondicionais do piloto, acompanharam para onde ia, e até arranjaram t-shirts condizentes. Fica o convite para consultarem o seu blog – Teodósio e Rallys.

Depois de uma paragem de cinco meses no Campeonato Regional de Ralis do Sul, em Serpa, assistiu-se a uma hecatombe de abandonos. Nada mais, nada menos do que 15 das 32 equipas que foram admitidas não chegaram ao final, devido às diversas avarias nas viaturas.
Um dos mais azarados, nem chegou a arrancar, foi Nuno Marcelino, que viu o cilindro do Peugeot 205 acabar com as aspirações de presença, num teste matinal. Depois segue-se um rol de abandonos – na partida para a super-especial, as transmissões impediram o arranque de João Palma, na sua nova viatura – EVO6. Pouco depois foi Carlos Martins, também em EVO6, com um problema de diferenciais. No Domingo pela manhã, Pedro Charneca abandonou com problemas no Sierra, Orlando Bule teve problemas de caixa de velocidades, Daniel Nunes ficou com a barra de direcção partida, Nuno Venâncio também abandonou com problemas na caixa do BMW, João Martins devido ao turbo do Escort, Gil Antunes com um triângulo de suspensão quebrado, um problema semelhante que levou ao abandono de João Monteiro, Nuno Pinto que deu um toque e danificou as transmissões do EVO, Marco Gonçalves também com problemas de transmissão, entre outros. Curiosamente, a registar o abandono do carro vassoura (de segurança) vítima de um capotanço !!!!
Infelizmente, foi um péssimo indicador, que coloca em causa a presença de algumas equipas na próxima prova – Rali Casino de Vilamoura/Loulé – que é conhecida pela suas características demolidoras.

Foto - Bruno Palma-Facebook

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Gil Antunes foi obrigado a desistir em Serpa

O Campeonato Regional Ralis Sul rumou até a cidade de Serpa, para a segunda jornada do campeonato, que mais uma vez decorreu em pisos de Terra. O Rali Flor do Alentejo/Cidade de Serpa acabou mais cedo do que o previsto para o piloto de Sintra Gil Antunes, que desta feita teve a seu lado Diogo Correia.

A dupla do Opel Astra Gsi estava a fazer uma boa prova, dominando entre os carro de apenas duas rodas motrizes e intrometendo-se na luta com os melhores 4x4 pelos lugares da frente.

Como nos refere o piloto Aruil, “a prova começou bem com o tempo obtido na super especial. No domingo não estive também nos troço inicial pois era bastante rápido e escorregadio, e como éramos logo o segundo carro a passar, com o troço bastante sujo, optamos por não arriscar. Nas segundas passagens estávamos bem mais confiantes e estávamos já a andar bem melhor, mas sem nada o prever, partimos o triângulo da suspensão e a roda acabou por recuar. Não demos qualquer toque, não ouve nada que pudesse explicar isto, mas o que é certo que acabou mesmo por partir e fomos obrigados a desistir pois era impossível reparar o carro e continuar”.

Este resultado vem estragar um pouco as contas do campeonato ao piloto de Sintra, que ocupava até então a segunda posição, pois além de não pontuar nesta prova, o piloto também não irá pontuar em Loulé, já que estará a disputar a prova centrado no Desafio ModelStand com o seu Peugeot 206 Gti, competição na qual está na luta pelo titulo.

RallyMania com A.I.
Foto de Bruno Palma

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Mecânica dita desistência de Nunes

Não está a ser um regresso fácil, esta segunda fase do ano dos ralis em Portugal para a dupla Daniel Nunes e Fernando Miguel.

O piloto de Sintra entrou forte no Rallye Flor do Alentejo/Cidade Serpa sendo o primeiro comandante do rali, ao averbar o melhor tempo logo na super especial.

Mas no segundo dia de prova, o EVO VI voltou a não colaborar, com a dupla a desistir logo na primeira especial.

Como nos salientou o piloto apoiado por ENI que Comercializa Gasolina e Lubrificantes de Competição, Kumho Tyres, Autocenter, Rodinunes Reboques, X2 advertising, Estufas de Pintura Fernando Pereira e Irmão e Expopneu “mais uma vez foi a mecânica que nos traiu! Tal como no rali anterior, a barra da direcção partiu e tivemos que abandonar a prova. Estava tudo a correr bem, ganhamos a primeira especial, e a primeira PEC estava também a correr em pleno. A adaptação ao novo navegador foi excelente e permite ter ainda mais confiança e motivação para rodar no meu melhor e chegar aos melhores resultados possíveis. O carro já foi todo refeito de novo, temos estado atentos a muitos pormenores para que tudo vá em plenas condições, mas para Loulé vamos tentar analisar a nossa máquina novamente profundamente, para que voltemos já na próxima prova aos lugares da frente”.

A próxima prova a dupla será o Rali de Loulé a decorrer no mês de Outubro.

RallyMania com A.I.
Foto de Nuno Pimenta

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Equipas de controladores do CAAL

O apelo surgiu através da conta oficial do Facebook, o Clube Automóvel do Algarve procura elementos que queiram fazer parte das equipas de controladores.

Mensagem na integra:
"Clube Automóvel Do Algarve

Queres fazer parte da Equipa de Controladores do CAAL ?
Vamos formar Equipas para o Rali Casinos do Algarve, se estás interessado contacta-nos através do 289 400330 ou por mail geral@clubeautomovelalgarve.pt
"

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SSS - Algarve: Poucos mas aguerridos

Disputou-se este fim-de-semana a segunda prova da Single Seater Series, primeira pontuável para o campeonato. O número de participantes foi inferior ao da prova anterior e ao previsto para as próximas devido à falta de possibilidade de comparecer de alguns concorrentes mas não impediu a realização de 2 divertidas corridas.

A classe Formula Ford Kent anos 70 foi mais uma vez a mais animada com uma interessante luta em ambas as corridas entre Valter Fernandes no Merlyn Mk17 de Velez Grilo e Campos Costa no seu Merlyn Mk24. Em ambas as corridas acabou por ser Valter Fernandes a levar a melhor, no entanto sempre com margens muito reduzidas. Menos de 3 segundos separou os 2 pilotos na corrida 1 e na corrida 2 a margem não chegou aos 3 décimos de segundo após várias trocas de posição em cada volta.

Vitor Sampaio triunfou na classe Formula Ford Kent anos 90 em ambas as corridas e na 1ª corrida também andou em luta directa com Valter Fernandes e Campos Costa até um peão perto do fim o ter afastado dos dois Merlyn. Na segunda corrida o piloto do Ray 98FZ preparado pela G-Tech/Formula G acabou por deixar fugir os 2 Merlyn mais cedo devido a cansaço físico.

Alberto Velez Grilo alinhou desta feita no seu Palma Formula V. O bonito monolugar nacional não rodava em pista há cerca de 40 anos e apesar de alguns problemas mecânicos o terem impedido de participar na 2ª corrida, Alberto Velez Grilo tenciona participar com este carro no Algarve Historic Festival.

Pedro Charais voltou a participar com o seu Sheane Mk2, Formula V construído na Irlanda no fim da década de 90 triunfando assim nesta classe em ambas as provas, fazendo sempre arranques magníficos que lhe permitiram rodar perto dos Formula Ford Kent durante o início da corrida.

António Alves fez a sua estreia em competição nesta prova, marcando também a estreia de um Formula Vauxhall Jr. 8V na Single Seater Series triunfando na classe em ambas as corridas com o seu Van Diemen do fim da década de 80.

O piloto mais azarado do fim-de-semana foi sem dúvida Paulo Sousa. Após dificuldades nos treinos livres, o motor do Van Diemen da classe Formula Ford Kent anos 80 acabou por ceder na qualificação e o piloto da A.L.M.A. Racing ficou assim de fora de ambas as corridas.

Na classe Formula Ford Zetec anos 90 os 3 três carros da equipa G-Tech/Formula G ficaram ordenados da mesma forma nas 2 corridas com o Van Diemen RF98Z de Fernando Mayer Gaspar a triunfar em ambas à frente de Pedro Ágoas em Mygale SJ99 que fez a sua estreia aos comandos de um Formula Ford naquela que foi a sua segunda corrida como piloto. Fernando Gaspar foi o mais azarado dos 3. Problemas de embraiagem na 1ª corrida e de selector de mudanças na 2ª corrida afastaram-no cedo da luta pela classe apesar de se ter mostrado ameaçador na 1ª volta até surgirem os problemas.

A próxima prova do campeonato realiza-se já a 8 e 9 de Outubro no Autódromo do Estoril.

publicado em Sportmotores

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terça-feira, setembro 20

Apontamentos do Rali de Serpa 2

O esquema do rali de Serpa foi idêntico ao de 2010, e é possível perceber a importância do conhecimento do terreno. Do lado dos azarados, referência à Monchiconta Team e ao regresso de Rui Coimbra no Opel Corsa.

A segunda edição do Rali Cidade de Serpa, sob a batuta do Aero Clube de Beja, foi semelhante à edição de 2010. Comparativamente, entre as duas edições, apenas os tempos da super especial noturna não foram melhorados, pois Daniel Nunes fez mais 1,4 segundos que Teodósio no ano passado. A história dos troços de domingo, foi diferente com o piloto da Guia a melhorar significativamente os recordes. Nos 10,2 quilómetros da Flor do Alentejo, tirou 14,2 segundos, enquanto na especial de Serpa, em 8,6 quilómetros , tirou 17,5 segundos. Também o Gil Antunes melhorou os tempos entre os concorrentes das duas rodas motrizes.

Uma vez mais a equipa Monchiconta não foi feliz. Marco Gonçalves e Pedro Arroja debateram-se com alguns problemas no Peugeot 306, no entanto, e no final da quinta especial do rali fechavam o top 10, eram segundos nas duas rodas motrizes e vencedores da Classe II. Mas, como os ralis só terminam no Parque Fechado, a quebra de uma transmissão impediu de concluir o percurso colocando um ponto final nas aspirações da equipa.

O regresso de Rui Coimbra ao regional não correu da melhor forma. Logo na super especial de abertura uma transmissão partida levou ao incumprimento da mesma, e posterior penalização. Depois de resolvido o problema, entrou com muita garra em prova, sendo dos concorrentes mais exuberantes, espetaculares e rápidos, recuperando algumas posições – subiu até ao 17º posto. Abandonou à entrada da última especial com rali com uma avaria no Opel Corsa. Relembro que nesta prova foi acompanhado pela Nirce Araújo.
Foto – Ana Paula Vieira

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Rali do Algarve 1996

O Canal de Videos do Ralis a Sul nos presentei com a edição do Rali do Algarve 1996. Destaque para as participações de Carlos Fontainhas /Rogerio Seromenho, João Silva/João Luz, Pedro Duarte / J. Bento, Filipe Silva


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Nuno Carreira e Fernando Almeida no Rali de Serpa

Após um interregno de 4 meses, decorreu no passado fim-de-semana, 17 e 18 de Setembro, a 2ª Prova do Campeonato Regional de Ralis Sul (CRRS) de 2011. A dupla Nuno Carreira e Fernando Almeida foi a Serpa com o objetivo de ter a melhor prestação possível nesta 2ª prova do CRRS. O objectivo de chegar ao final da prova foi atingido, concluindo a prova no 3º lugar da sua classe.


Na noite de sábado decorreu a Super-Especial, efetuada sem percalços, embora a um ritmo sem arriscar, para poupar a mecânica para domingo.
Para o segundo dia de rali (domingo), esperava-se uma prova dura para as mecânicas, o que veio efetivamente a acontecer, verificando-se no final bastantes desistências. A primeira passagem pelos troços acabou por mostrar isso mesmo, com várias viaturas a ficarem pelo caminho e a equipa a gerir o andamento para a escapar às armadilhas do terreno. Ainda assim, não escaparam a uma ligeira saída de estrada na PEC2, com inevitável perda de preciosos segundos. Jogando pelo seguro na PEC3, optando por um andamento consistente, conseguiriam concluir a mesma sem grandes problemas.
Na passagem pelo parque de assistências, o carro deu pouco trabalho à equipa, dando a ideia que o ritmo tinha sido o correto, poupando a mecânica na 1ª passagem, para tentar atacar um pouco mais nas 2ªs passagens do dia.
O objetivo para as PEC’s 4 e 5 era melhorar os tempos das primeiras passagens, sem comprometer a mecânica ou a prova. O ritmo adotado na PEC4 permitiu retirar ao tempo da 1ª passagem cerca de 14 segundos, acabando a PEC5 (última do dia), por ser a PEC madrasta para a equipa. Um furo na roda da frente direita, logo nos quilómetros iniciais e sem que nada o fizesse prever, obrigou a parar para trocar a roda, com consequente perda de tempo. Com a classificativa irremediavelmente perdida, a estratégia da equipa passava a partir daí por ter cuidados redobrados para não furar novamente (já não havia outra roda suplente), e por terminar, independentemente do resultado final.
No final, o 3º lugar da classe (ou será o 2º, a dúvida persiste) foi uma justa recompensa para esta equipa que, tal como outros, também se debate com algumas dificuldades e, por isso, vai rodando à medida que as possibilidades o permitem.
Queremos, uma vez mais, agradecer o apoio dos nossos patrocinadores e de toda a equipa de assistência, bem como à família e aos amigos.
Este projeto de 2011 conta com o apoio da ENI, que comercializa gasolinas e lubrificantes de competição, Comidinhas Wine-Bar em Portimão, Consulsado, SOS Pedras, Lda. e SNG – Garantia Automóvel.

press-release Nuno Carreira/Fernando Almeida
imagem Antonio José Almeida

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Monchiconta Racing - Desilusão Final

A Monchiconta Racing, com Marco Gonçalves / Pedro Arroja, preparava-se para acabar num top 10, 2º das duas rodas motrizes e primeiro da classe 2, mas abandonaram na última ligação. Veja a declaração da equipa.

"Foi uma verdadeira desilusão ao cair do pano, pois é frustrante terminar todos os troços do rali e não chegar ao fim do rali.
Embora com muitas dificuldades em terminar o último troço, derivado a uma transmissão partida já no último quilómetro, conseguimos conclui-lo, no entanto decidimos parar já em troço de ligação, para evitar mais danos na viatura.
Os ralis são assim, até o carro chegar ao parque fechado final muitos problemas podem acontecer, e a nós foram demasiados para conseguir colocar o carro em parque fechado.
Não fosse a desistência já em troço de ligação final para o parque de assistência, os resultados após a PEC 5, mostram que atingiríamos um top 10 e 2º lugar nas duas rodas motrizes.
Um rali como habitual cheio de peripécias, mas correr extremamente bem até ao início da segunda passagem pelos troços. Começaram aí os problemas mecânicos sobretudo derivados à dureza do piso degradado em certas zonas dos troços.
Vamos agora recuperar o mais rápido possível o carro, estando a nossa presença no Rali de Vilamoura, condicionada à reparação da viatura, dada a proximidade de datas entre ralis.

Agradecemos a todos os amigos, colaboradores e patrocinadores todo o apoio prestado.

Cumprimentos,

P. Arroja"

publicado no site MonchicontaRacing
imagem Facebook Marco Gonçalves

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segunda-feira, setembro 19

Apontamentos do Rali de Serpa 1

Fique a conhecer alguns dos apontamentos da segunda prova do regional sul. Desde as opiniões dos concorrentes, às prestações dos locais, e da surpreendente moldura humana que esteve em Serpa.

A prova foi do agrado dos concorrentes, com diversos elogios ao traçado, principalmente do primeiro troço, apesar de reconhecerem alguma dureza nos pisos. No entanto, a organização não se livrou de algumas críticas, principalmente por causa dos roadboaks da prova, que tinham algumas imprecisões do traçado e induziam dúvidas nas equipas.
A recente entrada de algumas equipas no pelotão do regional, fizeram aumentar o interesse pelos ralis a nível local, e criaram muitas expectativas num bom resultado. Infelizmente, o decorrer da prova não foi favorável às equipas de Serpa. Os favoritos locais, Carlos Martins / Aníbal Martins viram a transmissão central do Mitsubishi Lancer partir na Super Especial e já não arrancaram para o segundo dia. Orlando Bule e Xavier Chaves pouco mais fizeram, com a caixa de velocidades do EVO 7 a quebrar no início da primeira especial de domingo. A engrossar o lote de desistências também João Martins / Alfredo Cruz viram o turbo do Escort partir no final da PE 2. Assim, os melhores representantes foram António Lamúria / Nuno Granda, em Ford Escort Cosworth, que acabaram na nona posição.
Muitos concorrentes mostraram-se surpreendidos pela verdadeira moldura humana que acorreu à super especial, que se repetiu na estrada no Domingo. A paixão pelos ralis está em força no Alentejo, e muito tem contribuido a promoção através das redes sociais. A divulgação da prova do Aero Clube de Beja foi bem sucedida, com toda a informação relativa à prova, principalmente através do Facebook. O contributo do adepto tem sido fundamental, pois para além da interação com os concorrentes, também tem sido um meio de divulgação de vídeos e fotos de prova.
imagem de Viriato Pardal

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domingo, setembro 18

Teodósio somou mais uma vitória em Serpa

A dupla Ricardo Teodósio e João Luz somaram mais uma vitória no CRRS, desta feita no Rali Flor do Alentejo – Cidade de Serpa. O interessa da prova residiu na luta pelos restantes lugares do pódio, com João Correia, Márcio Marreiros, Luís Nunes e Nuno Pinto como protagonistas.

Cedo o desfecho do Rali de Serpa ficou traçado. Depois de uma super especial competitiva, onde se abria portas para um rali competitivo, Daniel Nunes viu-se a braços com problemas de direção no Mitsubishi Lancer no início do segundo troço (o primeiro do dia) abandonado. A esta altura, outro dos pretendentes ao lugar cimeiro também já tinha ficado pelo caminho, pois Carlos Martins abandonou com problemas de transmissão no Mitsubishi. Ricardo Teodósio não se fez rogado, e sem apelo nem agravo, venceu todas as especiais do rali. Fez uma primeira ronda muito rápida, acumulando uma distância segura para os demais adversários, e depois fez gestão de prova, sempre com muito espetáculo.
Se o primeiro lugar foi traçado rapidamente, o segundo já foi outra história. João Correia, que contou com a navegação de Ricardo Barreto, partiu com um número alto de porta, e surpreendia os demais com uma prova muito rápida, principalmente na ronda final. Na primeira passagem ainda teve a oposição de Nuno Pinto e Luís Nunes, no entanto, na segunda ronda foi acumulando vantagem para averbar o seu melhor resultado no campeonato. Fazendo uma prova em crescendo, Márcio Marreiros e Pedro Conde fecharam os lugares do pódio, numa clara demonstração de uma rápida adaptação aos pisos de terra do piloto portimonenses. A equipa Luís Nunes e Nelson Ramos entraram com o pé direito, com o segundo tempo na PE2. Foi um bom indicador, mas depois não conseguiram repetir a dose, e foram passados pelos adversários, ficando a apenas 11,6 segundos do último lugar do pódio. Nesta disputa, o azarado foi Nuno Pinto, que chegou a ocupar a segunda posição no rali, mas viria a abandonar com uma transmissão partida, após um despiste motivado por falta de visibilidade por ter apanhado o pó de um concorrente que o antecedia.
O top 5 completamente monopolizado pelos Mitsubishi, era fechado por Jorge Baptista e Edgar Gonçalves. Na sua segunda prova com esta viatura, demonstram uma adaptação positiva que se traduz num andamento rápido, consistente ao que aliam a espetacularidade.
O sexto posto ficou a equipa António Lampreia/António Morais, em Ford Escort Cosworth e José Carlos Paté / José Gago em BMW 325 IX. Ambos efetuaram provas muito consistentes, no entanto, é evidente que se torna difícil rivalizar com os competitivos Mitsubishi Evo.
A luta pelas duas rodas motrizes foi outro polo de interesse do rali. Gil Antunes, navegado por Diogo Correia, imprimia um ritmo forte e conseguia levar a melhor, até que um braço de suspensão do Opel Astra GSI, cedeu e levou ao abandono. O seu principal rival foi Pedro Lança, que com Ricardo Batista, também rondou muito rapidamente. A equipa do Citroën Saxo “herdou” a vitória nas duas rodas motrizes (e classe 1), e a respetiva bonificação para o CRRS.
A fechar o top 10 ficou a dupla António Lamúria / Nuno Granda, em Ford Escort Cosworth, e melhores representantes locais, e a equipa José Dimas / Emanuel Faria em Subaru Impreza.
Logo atrás chegaram Pedro Franco/Victor Sousa, que em Ford Sierra 4x4, averbaram o seu melhor resultado no geral. Depois, o melhor representante da classe II, foi a equipa José Coelho/Nuno Afonso em Opel Kadett GSi. Luís Reis e Marco António foram os melhores da classe 3 e acabaram no 13º lugar.
Pela negativa os inúmeros abandonos que marcaram o rali, pois metade do pelotão ficou pelo caminho. Apenas finalizaram 16 concorrentes, com o lote a ser encerrado pela dupla feminina Ana Santos/Débora Castelo em Renault 11 Williams.
O regional de ralis regressa em Outubro, a par com o Open, no Rali Casino de Vilamoura/Loulé.

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João Fontaínhas faz 8º na 2ª corrida do Transit Trophy

A elevada competitividade do Transit impediu que o resultado do segundo elemento da FIAAL fosse melhor. Depois do 4º posto do Nuno, desta feita João Fontaínhas foi incapaz de ir além de 8º. Apesar de uma boa prova, novamente os toques foram preponderantes. Fica o registo de uma boa exibição.

Foi bem cedo nesta solarenga manhã de Domingo que o Ford Transit Trophy regressou à competição para mais uma corrida muito animada e em que a vitória foi discutida da primeira à última volta. Tal como se esperava, largando da “pole position” era de esperar que João Baptista (M.Coutinho/Ibertal) surgisse entre os protagonistas da corrida, mas o certo é que Pedro Salvador (C.A.M.) não facilitou a vida ao seu rival e não faltaram tentativas para saltar para o comando.


João Baptista arrancou pior que Salvador, mas à chegada à primeira curva já estava na frente e não mais largou tal posição, conseguindo defender-se dos inúmeros ataques de homem da C.A.M, que conseguia aproximar-se na zona mais rápida da pista – entre a parabólica e o final da recta da meta – mesmo sendo mais lento em todo o “miolo” do traçado algarvio. Desta forma a vitória acabou por sorrir, com toda a justiça, aos homens da M.Coutinho/Ibertal que, ainda assim, não conseguiram evitar que a C.A.M voltasse a somar a pontuação máxima no fim-de-semana, dando um passo muito importante rumo á conquista do título 2011.

Corrida dura teve João Diogo Lopes que, depois de um bom arranque que o levou a imiscuir-se na luta pelos lugares da frente, teve de contentar-se com o terceiro lugar final, resultado também de uma inteligente gestão do esforço, mas que o levou a abdicar de qualquer tipo de ataque aos dois da frente, claramente mais rápidos ao longo de toda a corrida.

Mais atrás, Rui Azevedo bem tentou ir além do quarto lugar, mas a verdade é que a equipa Daro acabou por consegui um cúmulo de pontos importante, depois do segundo lugar obtido ontem por Jorge Areia. Para os representantes da StcokCar o esforço para voltar a somar uma boa pontuação foi conseguido e Pedro Fins assinou o quinto posto, depois do pódio conquistado ontem por Nuno Santos.

Após de mais uma muito disputada jornada, o Ford Transit Trophy regressa à pista dentro de sensivelmente um mês (a 16 e 17 de Outubro) na pista espanhola de Jerez de la Frontera.

PALAVRA DOS PROTAGONISTAS:

João Baptista (M.Coutinho/Ibertal): “Foi mais uma excelente corrida e a minha equipa está claramente de parabéns. A disputa com o Pedro Salvador durou a corrida toda, mas consegui vencer, sabendo onde podia atacar e, ao mesmo, gerir o esforço.”

Pedro Salvador (C.A.M.): “Estava ciente de que, acima de tudo, tinha na mão a possibilidade de assegurar mais um excelente resultado para C.A.M e, assim, ficarmos ainda mais perto da conquista do troféu. Tive uma luta interessante com o João Baptista, mas sentia que no primeiro sector estava mais lento. Ataquei onde consegui, mas não deu... Vamos tentar vencer em Jerez.”

João Diogo Lopes (Auto Rabal/Espoauto): “Tive uma corrida difícil, em que a fase inicial foi decisiva. Arranquei bem, mas percebi de imediato que era impossível manter o ritmo dos dois da frente, portanto acabei por me remeter a uma postura mais cautelosa, no sentido de garantir o maior número de pontos possível para equipa Auto Rabal/Espoauto.


Classificação da 2ª Corrida
1º João Baptista – M. Coutinho/Ibertal. 30m14,456s
2º Pedro Salvador – C.A.M. a 0,453s
3º João Diogo Lopes – Auto Rabal/Espoauto a 9,251s
4º Jorge Areia - DARO a 9,757ss
5º Pedro Fins - StockCar a 19,840s
6º Brian Lavio – Team Switzerland a 28,250s
7º Ford/Q&F - Tawwey a 35,258s
8º João Fontaínhas - FIAAL a 37,883s
9º Domingos Pinheira - Maivex a 1m05,598s
10º Filipe Garcia – Sports & You a 1m05,902s
11º Valter Cardoso – Beta/Eni a 2v

press Transit Trophy

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Zé Pedro Fontes e Miguel Barbosa vencem com o Mercedes SLS AMG GT

José Pedro Fontes e Miguel Barbosa, em Mercedes SLS AMG GT 3 venceram a segunda corrida do Campeonato de Portugal de Circuitos, prova também pontuável para a Iberian Supercars Trophy, ao bateram a dupla César Campaniço e Ni Amorim, em Audi R8 GT 3, fruto dum excelente trabalho de boxes da equipa, que ao 'mandar' para a pista Zé Pedro Fontes na frente de César Campaniço, criou condições para a vitória.


Até aí, o Lamborghini LM 600 GT 3 de José Ramos e Patrick Cunha rodava na frente, com o Mercedes SLS AMG GT 3 de Luis Silva e António Coimbra no segundo lugar. Este último, conseguiu segurar atrás de si o mais rápido Ni Amorim, aos comandos do Audi, nessa altura, que por sua vez também sofria pressão por parte de Miguel Barbosa, no segundo Mercedes.

Nas trocas de pilotos, o Mercedes de Zé Pedro Fontes saiu na frente de César Campaniço e pouco depois parava o Lamborghini de José Carlos Ramos, até então líder da corrida. Campaniço passou-o rapidamente e pouco depois Ramos fez um pião, perdendo aí o contacto com os lugares da frente. Na luta pela liderança, Campaniço colou-se ao Mercedes de Zé Pedro Fontes mas não o conseguiu passar, com os pilotos do Mercedes SLS AMG GT 3 a vencerem este segundo embate do fim de semana.

Nos GT4 vitória com alguma polémica de José Monroy e Francisco Guedes, em Ferrari 360 Challenge GT 4, que tiveram um "qui pró quo" com a dupla Carlos Vieira e Carlos Alonso (Ginetta G50 GT 4) resolvida pelos Comissários Desportivos com um 'drive trough' deste último. Mais informação quando possível.

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Miguel Ramos foi quarto no International GT Open

As cores portuguesas no International GT Open foram defendidas por Miguel Ramos, que terminou na quarta posição a segunda corrida, e a dupla lusa António Nogueira e António Coimbra, que terminou esta segunda corrida na 17ª posição a três voltas dos vencedores.

Partindo do oitavo lugar da grelha, Miguel Ramos e Raffaele Giammaria, em Ferrari 458 GT Itália, não arrancaram bem caindo de imediato para o 14º lugar, encetando depois uma boa recuperação que os levou ao décimo posto. Após a troca de piloto, Raffaelle Gianmaria teve uma excelente performance, subindo lugares atrás de lugares, só parando na quarta posição em que terminou. Lá na frente, a vitória foi para Joel Camathias e Soheil Ayari, com o título a ficar em aberto para decidir nas duas jornadas finais de Monza e Barcelona.

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sábado, setembro 17

Competição ao rubro em Serpa

A super especial de abertura do Rali de Serpa foi favorável a Daniel Nunes, que é o primeiro líder. Este pequeno "aperitivo", deixou um grande indicador, a luta promete, pois Ricardo Teodósio está a apenas 0,2 segundos.


O campeão regional em título parte para Domingo no segundo posto, no entanto, o conhecimento do terreno jogará a favor do algarvio.
No terceiro posto ficou Nuno Pinto, também em Mitsubishi Lancer EVO VI, a apenas 2,2 segundos de Daniel Nunes. João Correia fez o 4º tempo, a 3,8 segundos, seguido de Márcio Marreiros, que fez mais um segundo. O top 5 é completamente dominado pelos Mitsubishi.
Na classificação absoluta, o regressado Pedro Charneca em Ford Sierra ocupa a sexta posição, seguido de Gil Antunes, que é o melhor representante da Divisão 1, mas que tem Pedro Lança a apenas 1 décima de segundo (aqui também tudo em aberto).
José Carlos Paté e Jorge Baptista fecham os 10 mais do rali.
A prova não correu bem a um dos favoritos - Carlos Martins perdeu muito tempo, cerca de 23,2 segundos, o que já uma condicionante grande para o resto do rali.
Em dia de aniversário, Nuno Marcelino foi o único ausente nas verificações do Rali de Serpa. Assim, o regresso do concorrente do Peugeot 205 GTi fica adiado.
A primeira prova especial de amanhã está marcada para as 10:30.

TEMPOS ONLINE.

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Nuno Fontaínhas (novamente) muito perto do pódio

A primeira corrida do Troféu Transit da ronda algarvia disputou-se esta tarde. Partindo da terceira posição, Nuno Fontainhas aproveitou os problemas do concorrente da Auto Rabal para subir a segundo. No entanto, um forcing dos rivais directos, com alguns toques pelo meio, relegaram para o quarto posto.

José Pedro Leite e a C.A.M. venceram de forma categórica a primeira corrida do Ford Transit Trophy disputa ao final da tarde hoje no Circuito de Portimão. O piloto nortenho, que já havia rubricado o melhor tempo nos treinos, não só ganhou a corrida como ainda assinou a volta mais rápida, num desempenho sem mácula e que acaba por colocar a equipa em excelente posição para conquistar a vitória no fim-de-semana.

A verdade é que José Pedro Leite esteve sempre na frente e, assim, longe do calor – em alguns momentos muito intenso – das lutas pelos lugares subsequentes. A batalha pelos restantes lugares do pódio foi quase imprópria ara cardíacos e nela estiveram envolvidos quatro pilotos: Jorge Areia (DARO) , Nuno Fontainhas (FIAAL), Nuno Santos (StockCar) e Filipe Martins (Auto Rabal/Espoauto).

Martins viria a ser o mais penalizado pela impetuosidade da disputa e acabou mesmo por ser obrigado a dois “Drive Trough”, que o relegaram para o penúltimo lugar. Melhor conseguiram desenvencilhar-se Jorge Areia, segundo, e Nuno Santos que encerrou o pódio. Quanto a Fontainhas foi quarto logo à frente de Valter Cardoso (Beta/Eni) que conseguiu “roubar” o quarto lugar a Renato Machado, mas apenas à entrada para a última das 12 voltas de corrida.

Destaque ainda para a prestação dos convidados da Ford e da Q&F, Wellington Cirino, que assegurou o sétimo lugar final, duas posições à frente do Rui Serpa. A segunda corrida do programa do Ford Transit Trophy no Circuuto do AIA terá lugar amanhã pelas 10h20.



PALAVRA DOS PROTAGONISTAS:

José Pedro Leite (C.A.M.): “Conseguimos cumprir sem desvios a estratégia que tinha sido delineada e acabei por ganhar com algum conforto. Tenho que agradecer ao Engº Meireles e a toda a equipa da C.A.M., que preparou de forma irrepreensível a Transit, que esteve impecável ao longo de toda a corrida.”

Jorge Areia (DARO): “Foi uma corrida muito disputada em que conseguiu um excelente segundo lugar. Nos treinos estava um pouco apreensivo, uma vez que não conhecia a pista. Porém, hoje correu bem melhor e espero que o Rui Azevedo amanhã consiga novamente um resultado positivo.”

Nuno Santos (StockCar): “Este terceiro lugar foi, sem dúvida alguma, arrancado a ferros. Foi uma corrida muito intensa. Talvez até demasiado intensa em algumas situações... Foi uma corrida exigente, mas muito divertida.”

Classificação da 1ª Corrida
1º José Pedro Leite – C.A.M. 30m22,092s
2º Jorge Areia - DARO a 8,335s
3º Nuno Santos - StockCar a 9,609s
4º Nuno Fontainhas - FIAAL a 14,328s
5º Valter Cardoso – Beta /Eni a 27,415s
6º Renato Machado – M.Coutinho/Ibertal a 27,786s
7º Wellington Cirino - Team Swtzerland a 33,581s
8º Domingos Pinheira - Maivex a 36,463s
9º Rui Serpa - Ford /QF a 46,881s
10º Filipe Martins – Auto Rabal/Espoauto a 1m13,720s
11º Carlos Azevedo – Sports & You a 1m40,478s.

CLASSIFICAÇÃO DA 1ª CORRIDA

Press Transit Trophy
imagem de Click Time Photo - Jorge Gomes

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Moura a um passo do título

Totalmente concentrado na sua prova, gerindo andamentos em função das incidências da prova, Ricardo Moura venceu de forma convincente o Rali Centro de Portugal. Foi dos poucos que não cometeu erros e não teve qualquer contrariedade mecânica, fazendo uma prova imaculada que praticamente lhe dá um título nacional, ficando isso à distância de um quatro lugar em Mortágua.

Pedro Peres não teve a sorte pelo seu lado. Comandava a prova fruto de um ritmo muito forte, mas no quatro troço o motor do Lancer calou-se. Um fusível queimado ditou o abandono inglório de Peres, deitando por terra um rali que parceria poder vencer.

Vitor Lopes nunca esteve em posição de discutir a vitória. Um turbo pouco colaborante no Impreza na secção matinal ditou algum atraso, que o piloto não arriscou recuperar quando os acontecimentos o deixaram, a meio do rali, isolado no segundo lugar, que depois geriu até final.

Bernardo Sousa não se dá decididamente bem com esta prova. No final do primeira troço partiu uma transmissão dianteira, levando o Fiesta a entrar num monumental pião que terminou bem. Com o muito tempo perdido na secção matinal, a tarde e noite foram aproveitadas para testar diversas soluções no Fiesta, tendo ficado com a consolação de um pódio e com o facto de ter ganho o maior número de troços.

João Silva não só foi um excelente quarto classificado como venceu ainda o CPR2, com o prémio de ainda passar a liderar esta competição. A manhã até nem correu bem, com um pião e um toque, mas depois foi atacar e recuperar a melhor posição no CPR2, para terminar o rali na gestão desse resultado.

Logo atrás terminou Ivo Nogueira. Claramente mais à vontade com o D3 R3, o piloto do Porto teve muitos problemas com o repartidor de travagem, limitando muito os seus tempos na segunda secção. Depois foi gerir e obter mesmo assim um bom resultado nas contas do CPR2.

Pedro Meireles estava a fazer uma boa prova, lutando pelos lugares do pódio. Quando parecia ter condições para lutar pelo segundo lugar, um tubo do turbo do Mitsubishi soltou-se e o piloto perdeu muito tempo, descendo ao (inglório) 6º lugar final. Mesmo assim fica o registo de uma boa prestação.

Vitor Pascoal não encontrou explicação para a performance do seu Lancer Evo X. Estreando o terceiro Lancer X (alugado) esta temporada, Pascoal nunca entrou no rali e acumulou um atraso considerável para a concorrência, culpando essencialmente a falta de potência do motor.

O 8º lugar foi para Carlos Marques num rali em que teve sempre a sombra de Armando Oliveira por perto, numa luta muito interessantes entre os dois, mas que Marques acabou por vencer.

No Campeonato Regional de Ralis Centro, tudo ficou decidido muito cedo na prova para Armindo Neves. A desistência de Joaquim Gaspar (Mitsubishi) e de Luís Duarte (Mitsubishi) e a saída de estrada de Luís Mota (Mitsubishi) no 3º troço deixou Armindo Neves descansado no primeiro lugar... que foi seu desde a sua especial até final do rali. Dessa forma Armindo Neves é o novo Campeão Regional de Ralis Centro.

LÍDERES DO RALI:
Pedro Peres (1ª à 3ª pec); Ricardo Moura (4ª a 11ª Pec)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Vitor Lopes (2); Pedro Peres (2); Ricardo Moura (3); Bernardo Sousa (4º)

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Ricardo Moura / António Costa – Mitsubishi Lancer Evo IX 1h03m54,5s
2º Vitor Lopes / Hugo Magalhães Subaru Impreza WRX a 24,5s
3º Bernardo Sousa / Paulo Babo – Ford Fiesta S2000 a 1m33,8s
4º João Silva / José Janela – Renault Clio R3 Maxi a 1m45,1s
5º Ivo Nogueira / Vitor Oliveira – Citroen DS3 R3T a 1m59,4s
6º Pedro Meireles / Mário Castro – Mitsubishi Evo X a 2m05,1s
7º Vitor Pascoal / Luís Ramalho – Mitsubishi Lancer Evo X a 4m05,7s
8º Ricardo Marques / Paulo Marques – Citroen C2 R2 Max a 4m49,8s

publicado em ralisonline

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Patrick Cunha e José Carlos Ramos vencem primeira corrida no Algarve

Patrick Cunha e José Ramos levaram a melhor na primeira corrida do fim de semana do Campeonato de Portugal de Circuitos no Algarve, aos comandos do Lamborghini Gallardo.


A prova começou com uma falsa partida da parte de José Pedro Fontes, aos comandos do Mercedes SLS AMG, sendo punido pouco depois com uma penalização de passagem pela via das boxes, com César Campaniço, autor da pole com o seu Audi R8 LMS, na segunda posição e Ramos em terceiro, com o 'Lambo'.

Pouco depois, Fontes cumpria a sua penalização e entregava o comando a Campaniço, enquanto mais atrás a dupla do Lamborghini apostava numa estratégia distinta.

Uma paragem nas boxes mais cedo por parte de Ramos deixou o seu companheiro de equipa, Patrick Cunha, sem opositores à sua frente e, com isso, pôde rodar de forma rápida aproveitando os pneus novos e, após a paragem do Audi e consequente troca de pilotos, partiu ao ataque da posição ocupada por Ni Amorim.

Cunha conseguiu passar para o comando e manteve Amorim sempre atrás de si até à última volta, momento em que o piloto do Audi efetuou um pião, ficando ainda mais descansado na frente. O pódio ficou completo com a presença do Mercedes de Miguel Barbosa, sendo este seguido por mais um Mercedes SLS AMG, partilhado por Luís Silva e António Coimbra.

Entre os GT4, o triunfo coube ao Ferrari 360 de José Monroy e José Guedes da Parkalgar Team, batendo o Aston Martin de Miguel Ferreira e Francisco Carvalho. Quanto aos Turismos, o facto de exstir apenas um exemplar inscrito dissipava qualquer dúvida sobre o triunfo do SEAT Leon Supercopa de Fábio Mota e David Saraiva.

publicado em Autosport

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