sábado, fevereiro 25

Transalgarve Satroup 1992 Privados levam a melhor sobre oficiais


A edição de 1992 do Transalgarve/Staroup foi memorável. Numa prova cheia de incidências, com oito comandantes ao longo dos 450 quilómetros que compunham os setores seletivos, foram Carlos Leitão e Filipe Campos que saíram vitoriosos.

Há 20 anos a temporada do todo-o-terreno nacional começou com a Transalgarve/Staroup, prova pontuável para o nacional de TT, com o coeficiente 8 da FISA. A prova algarvia disputava-se em dois dias, com o primeiro reservado para o prólogo e o segundo com dois setores seletivos, pelo interior algarvio e baixo Alentejo.
Com 180 inscritos as atenções viravam-se para a presença das equipas oficiais da Nissan, UMM e Mitsubishi, e do espanhol José Maria Solé, que ostentava o número 1 de porta no Suzuki Vitara.
Num percurso rápido e arenoso, as Nissan PickUp oficiais, tripuladas por Tomás Mello Breyner/Jaime Baptista e Inverno Amaral/José Conde foram os mais rápidos do prólogo com o tempo “ex aequo” de 3m 47s. José Maria Solé ficava a dois segundos e estavam definidos as ordens de partida para o segundo dia.
O primeiro setor seletivo deixou marcas no pelotão. Ainda não estavam cumpridos dez quilómetros e Inverno Amaral desistia com o motor partido. O seu colega de equipa, Tomás Mello Breyner perdia imenso tempo a recolocar um tubo de gasolina na sua Nissan PickUp. Manuel e Pedro Mello Breyner (Mitsubishi Pajero) perdiam algum tempo devido a problemas de suspensão, consequência de um tombo lateral. Carlos “Tucha” Barbosa num UMM oficial, abandonava com problemas de embraiagem.
Com tantos condicionalismos foi José Maria Sole, no Suzuki, quem assumiu o comando, dominando os 147,5 km do primeiro setor, que concluiu com 3m37s de vantagem sobre João Vassalo (UMM). Seguiam-se na tabela classificativa Joaquim Garcia (Peugeot Proto), Luís Oliveira (Nissan) e Carlos Almeida (UMM), que rodou durante algum tempo atrás de António Bayona.
Quando já usufruía de uma vantagem confortável, Solé abandonou com problemas no eixo traseiro. Joaquim Garcia assumiu a liderança, mas foi uma passagem fugaz, pois João Serrano (Nissan), que rodava no pó levantado pelo Peugeot Proto, embateu na sua traseira e levou ao abandono de ambos.
Já para além de metade do segundo setor seletivo, que totalizava 300Km, Santinho Mendes e Ismael Margarido, surpreendiam tudo e todos com o Opel Corsa GSi. Quando o piloto de Abrantes prontificava-se para repetir a vitória de 1991, problemas de suspensão, levaram novamente a mudança de líder.
Depois de um início comedido (11º em SS1), Carlos Leitão passou os comandos da Nissan PickUp para Filipe Campos, que fez uma prova contrarrelógio. Averbando o melhor tempo no segundo sector selectivo, conseguiu ultrapassar a dupla Luís Dias/Pedro Barradas, em viatura idêntica, obtendo uma surpreendente e inesperada vitória na prova de abertura da temporada de 1992. Os irmãos Mello Breyner recuperaram no 2º setor seletivo e fecharam o pódio
No troféu UMM, a vitória ficou nas mãos de Vasco Salter Cid e Pedro Sanches, que foram quartos na geral. A dupla espanhola Francesc Sanjuan/Santiago Brustenga, em Suzuki Samurai foram os melhores estrangeiros (11º). Na sua estreia em todo-o-terreno, Fernando Ramos e Carlos Mota em UMM Alter Turbo, foram os melhores representantes algarvios, acabando no 13º lugar.

Classificação final:
1ºCarlos Leitão/Filipe Campos (Nissan PickUp) 8:07:19, 2ºLuís Dias/Pedro Barradas (Nissan PickUp V6) a 2:14, 3º Manuel Mello Breyner/Pedro Mello Breyner (Mitsubishi Pajero) a 13:35, 4º Vasco Salter Cid/Pedro Sanches (UMM Alter Turbo) a 13:45, 5ºCarlos Sousa/Telles Forte (UMM Alter Turbo) a 15:36, 6ºJorge Antunes/José Clemente (Toyota Land Cruiser) a 23:07, 7ºAntónio Nunes/António Fonseca (Nissan PickUp) a 27:34, 8ºCarlos Rola/Luís Gonçalves (Toyota BJ73) a 30:21, 9º Santinho Mendes/Isamel Margarido (Opel Corsa GSi) a 30:56, 10º Manuel Pereira Alves/Hernâni Teles (UMM Alter Turbo) a 35:45. Acabaram 72 concorrentes.


press Clube Automovel Algarve

Sem comentários: