quarta-feira, março 7

Baja CARMIM recebe o Team Dessoude

O Team Dessoude marcará presença na Baja CARMIM, com duas viaturas tripuladas por Christian Lavielle e Frederic Chavigny. A sua presença servirá principalmente para testar o Proto N011, que abandonou prematuramente na edição 2012 do Dakar.


Em 2012 a equipa Francesa Team Dessoude celebrou 30 anos de participações no Dakar. A temporada coincide com um reavivar da equipa de St. Lô, que irá participar na Baja CARMIM com dois novos veículos : 2 Prótotipos, N011 e Atacama.
No entanto, é sobre o N011 que recaem as maiores atenções. Qualquer um que olhe para este carro certamente o reconhecerá: Este é mais um dos Racing Lancer da extinta equipa oficial, que agora foi rebatizado e voltou a sofrer alterações ao nível de motor. É um carro de alta tecnologia e de acordo com os regulamentos de 2012. Está equipado com um motor Nissan 3.7L.

Quanto a Christian Lavielle, também já tem um enorme palmarés. Começou nas motos como piloto de endurance, disputadando várias competições entre 1994 e 2002 - registo para o título de campeão do mundo de endurance em 1998, vencedor da taça do mundo de endurance em 2001 e o Masters de 2002.
Nos automóveis também começou com chave de ouro, pois participou no Troféu Andros Formula France em 2000 conquistando duas vitórias em Alpes D'Huez e Andorra, e melhorou o registo em 2001 pois foi o vencedor do Troféu Andros FFSA.
Em 2002 participa nas 24 Horas de Le Mans, obtendo um 5º posto na classe GT com um Porsche.
No ano seguinte, participa pela primeira vez no Dakar, repete a experiência de Le Mans, e é piloto oficial Seat nas 24 Horas de Spa.

Começou 2004 participando no Dakar, já com o Team Dessoude num Nissan Patrol. É 16º nas 24horas de Le Mans (5º da classe GT com um Porsche, com Luc Alphand e Philip Almeras). Também soma uma vitória numa etapa no Rali dos Faraós.
Em 2005, volta ao Paris Dakar, com um jornalista da France Televisou. Participa na Baja Optic 2000, com um Nissan Pathfinder. Nas pistas, obtém uma pole position, e uma vitória na primeira corrida de Copa de Superturismos francesa.
Em 2006, participa no Lisboa Dakar, e acaba no 20º lugar da geral. Obtém vitórias na classe T2, no Rallye da Tunisia, Transiberico, Orpi Marrocos e Rallye dos Faraós. Fecha o ano com chave-de-ouro, com a conquista da Taça do Mundo na Categoria Maratona. Como Team Manager, vence as 24 horas de Le Mans, em moto.
Em 2007, participa no Lisboa-Dakar com uma Nissan PickUp, mas abandona com problemas de motor na 12ª etapa. É segundo no Rally Optic 2000, e vence o Rally dos Faraós (Nissan PickUp 05).

Em 2008 defende as cores do Team France, no Trans-Siberiano, onde venceu a prova com o Porsche Cayenne S, ao lado de François Borsotto. Pau Soler foi segundo e Armin Schwarz 3º, todos em viaturas idênticas. Também vence o Rally dos Faraóes, com a Nissan PickUp 05.
Em 2009 e 2010 obtem dois segundos lugares, no Rally Optic 2000 na Tunisia.

Em 2001, é oitavo da geral, e 1º privado no Dakar, com um Proto Dessoude 05. Em 2012, abandonou com o Prototipo Dessoude N11, na 2ª etapa com problemas mecânicos.
Na prova algarvia conta com a navegação de Xavier Panseri, que normalmente dita notas a Bryan Bouffier no IRC e alcançou um 3º lugar no Sata Rally dos Açores.


Quanto a Frederic Chavigny é um "gentleman driver" conhecido como o "piloto-agricultor", por ser um empresário de importação e exportação de material agrícola na Ucrânia, onde reside. Fez a sua primeira tentativa no Dakar em 2009. Tem aplicado os princípios da prudência e da auto-confiança para terminar a corrida na posição 50. No ano seguinte, sua associação com o ex-piloto Jean Brucy fê-lo ganhar 20 lugares ( foi 30º). Na Rota da Seda 2010, venceu a categoria T2, e foi 6 º lugar geral. Em 2011, voltou a melhorar e acabou em 23º no Dakar, e foi 8º na Rota da Seda. Em 2012, a estreia com o Atacama no Dakar não correu da melhor forma, pois abandonou a meio da prova.

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