terça-feira, março 27

'Qualificação' para o Rali de Portugal com importância redobrada

O Vodafone Rally de Portugal começa na quinta-feira mas os pilotos vão contar já amanhã com a prova de ‘qualifying’, uma das novidades regulamentares da presente época e que, este ano, se assume como um dos momentos determinantes das provas de terra do Mundial de ralis, pois é a partir do mesmo que se define a ordem de partida para o primeiro dia de competição.


Aquela fórmula apenas se aplica nos ralis de neve e terra, com os pilotos com prioridade 1 FIA a terem uma janela de duas horas, durante a prova de teste, para poderem treinar. Depois disso, e pela ordem de classificação no campeonato, fazem uma passagem contra o relógio para determinar a ordem de partida para o primeiro dia. O mais rápido é o primeiro a escolher, enquanto aqueles que não conseguirem completar a sua sessão ficam com os lugares que os adversários não quiserem. Nos dias seguintes de competição, os pilotos saem para a estrada pela ordem inversa à da classificação referente ao final do dia anterior.

Jari-Matti Latvala, piloto da Ford, explica que “neste tipo de provas existe muita terra solta e por isso é importante partir o mais atrás possível para não termos de 'limpar' a estrada", afirma o finlandês. "Por outro lado, se chover, é melhor sair na frente porque a seguir as especiais ficam cada vez mais lamacentas e escorregadias".

Sébastien Loeb, concorda com o seu adversário, mas ressalva que estes princípios apenas se aplicam "em condições normais", porque se houver muito pó e as condições meteorológicas não contribuírem para a sua dissipação, partir atrás pode não ser tão positivo como o esperado.

Por isso, e com a introdução de três troços noturnos, a maioria dos pilotos está à espera por previsões meteorológicas mais exatas para os dias de competição e, só depois, tomará uma decisão relativamente à escolha da posição de partida. Uma coisa é certa, todos os pilotos vão dar o máximo durante o ‘qualifying’, como sustenta Evgeniy Novikov, porque ninguém quer ser o último a escolher o seu lugar.

Publicado em Autosport

Sem comentários: