sábado, março 31

Rali de Portugal - 2ª etapa: Hirvonen tranquilo

Sem chuva e com pisos menos escorregadios, a 2ª etapa do Vodafone Rali de Portugal foi bem menos repleta de incidências, mas ainda assim a secção da tarde trouxe muitas movimentações. Os pisos a secar ficaram duros na segunda passagem e foram alguns os pilotos a sofrer problemas com o desgaste dos pneus.


Para Mikko Hirvonen foi quase um passeio, o homem da Citroen tem nas mãos uma máquina perfeita e uma vantagem confortável. Atrás de si Mads Ostberg e Evgeny Novikov lutaram entre si, mas o norueguês foi melhor lamentando apenas a protecção inferior do Fiesta solta no ultimo troço do dia. Novikov teve o mesmo problema mais cedo, mas também teve alguns problemas de ignição. O russo reconheceu que sem os pisos escorregadios não quis arriscar por a condução não ter tanta importância como ontem.

Apesar de estar a fazer um rali bastante apagado, Nasser Al-Attiyah está no 4º posto, beneficiando do abandono de Patrik Sandell por saída de estrada no primeiro troço da tarde, pelos problemas de falta de potência no carro de Martin Prokop e pelos problemas de direcção assistida de Petter Solberg. O homem da Ford chegou ao 4º posto no penultimo troço do dia, mas no seguinte ficou sem direcção assistida e desceu a 5º.

Dennis Kuypers e Peter Van Merkesteijn mantiveram a sua luta particular pelo 6º lugar, mas Kuypers acabou por se distanciar, acabando Sebastien Ogier por subir na classificação até ficar entre os dois pilotos. Atrás deles surge Jari Ketomaa que teve imensos problemas de travões de tarde que quase o levaram à desistência, mas ao lograr terminar o dia fechou o "top ten".

Nota para Daniel Sordo que viu um amortecedor e o escape partirem-se de tarde, o que o levou a perder muito tempo no primeiro troço da tarde. Armindo Araújo estava a fazer uma prova pouco viva até desistir com um braço de suspensão arrancado. Menos bem que Petter Solberg esteve Jari-Matti Latvala que não foi tão rápido como o norueguês, mas ainda teve problemas com a pressão de gasolina que o atrasaram muito.

No CPR Pedro Meireles foi o melhor e arrecadou a pontuação máxima para o campeonato, já que a prova desta competição termina nesta 2ª etapa. No SWRC Yazeed Al-ARajhi mantém-se como o melhor.

Classificação após a 2ª etapa: 1º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Citroen DS3 WRC - 2h59m33,6s
2º Mads Ostberg / Jonas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 1m11,9s
3º Evgeny Novikov / Dennis Giraudet - Ford Fiesta WRC - a 1m41,2s
4º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchinni - Citroen DS3 WRC - a 6m10,1s
5º Petter Solberg / Chris Patterson - Ford Fiesta WRC - a 6m29,2s
6º Martin Prokop / Maria Andersson - Mini JCW WRC - a 6m47,5s
7º Dennis Kuypers / Robis Buysmans - Ford Fiesta WRC - a 7m29,8s
8º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Skoda Fabia S2000 - a 8m00,2s
9º Peter Van Merkesteijn / Eddie Chevaillier - Citroen DS3 WRC - a 8m38,7s
10º Jari Ketomaa / Mika Stenberg - Ford Fiesta WRC - a 11m36,7s
11º Thierru Neuville / Nicolas Gilsoul - Citroen DS3 WRC - a 11m41,1s
12º Daniel Sordo / Carlos del Barrio - Mini JCW WRC - a 12m30,2s
13º Ott Tanak / Kundar Sikk - Ford Fiesta WRC - a 12m46,4s
14º Daniel Oliveira / Carlos Magalhães - Ford Fiesta WRC - a 13m35,0s
15º Yazeed Al-ARajhi / Michael Orr - Ford Fiesta S2000 - a 16m51,8s

publicado em Sportmotores

Sem comentários: