sexta-feira, março 30

Rali de Portugal: Hirvonen lidera na hecatombe da Ford

Mikko Hirvonen é o líder do Vodafone Rali de Portugal após a disputa das primeiras três especiais de 6ª feira, perante uma hecatombe na Ford que perdeu os seus dois carros em apenas dois troços.


Chuva, nevoeiro e muita lama são as terríveis condições que a caravana da prova encontrou ao final da manhã, e enquanto uns foram muito cautelosos, outros arriscaram e perderam tudo, e outros ainda arriscaram e tiraram frutos disso.

Entre os que perderam estão os homens da Ford. Jari-Matti Latvala saiu de estrada na quinta classificativa, e Petter Solberg seguiu-lhe o exemplo nos quilómetros finais do troço seguinte. Ainda na primeira passagem pelo troço de Tavira, Thierry Neuville viu o seu motor sobreaquecer após uma passagem por um curso de água e foi obrigado a abandonar.

Mas este troço de Tavira ficou parecido com um cemitério de WRC's e S2000's. Ott Tanak saiu de estrada num cruzamento na parte inicial da classificativa. No cruzamento anterior ficou Hayden Paddon, contribuindo para uma redução dramática no "top ten".

O troço seguinte foi um pouco melhor, com os pilotos cada vez mais cautelosos. Mas assistiu-se à saída de estrada de Petter Solberg perto do final da classificativa, esfumando as hipóteses da Ford. Só no terceiro troço do dia não se assistiram a abandonos significativos.

Em termos de tempos Dani Sordo aproveitou o facto de abrir a estrada para rubricar o melhor tempo nos três troços. Armindo Araújo é o segundo na estrada e conseguiu rubircar tempos entre os homens da frente, apesar de uma ligeira saída em Tavira 1. Mikko Hirvonen está atento aos espelhos retrovisores, porque Evgeni Novikov e Mads Ostberg aproximam-se do finlandês, ainda que Ostberg tenha furado na primeira passagem por S. Brás de Alportel.

Entre os nomes que perderam muito tempo estão Jari Ketomaa (problema no acelerador) e Nasser Al-Attiyah (não quer arriscar no que diz ser o rali mais dificil que já viu). Apesar de muito atrasado, Martin Prokop também tem efectuado muito bons tempos. Os pilotos que partem à frente têm tido vantagem, mas o uso de pneus mais macios também tem ajudado alguns dos pilotos.

A segunda ronda pelos troços desta 6ª feira acabou de ser dada como anulada pela organização. Desta forma a prova fica reduzida em 67km de percurso.

A chuva, nevoeiro e lama tornaram a primeira passagem pelos três troços do dia uma verdadeiro inferno. A primeira passagem por S. Brás teve mesmo de ser anulada para mais de metade da caravana, porque o Ford Fiesta S2000 de Al-Rajhi ficou atolado na passagem de um riacho que entretanto se transformou num rio. O Fiesta não passou, mas os carros restantes dificilmente passariam.

Inicialmente a organização optou por anular apenas a segunda passagem por S. Brás de Alportel, mas os pisos enlameados que os últimos concorrentes já encontraram na primeira passagem, deixariam antever problemas na segunda ronda, tendo o ACP optado por anular.

Com esta anulação a Ford vê reduzido o tempo de penalização para o regresso em Superally.

Amanhã a partida será feita por ordem inversa à classificação no que respeita aos 15 primeiros. Ou seja o líder Mikko Hirvonen irá partir muito recudado, o que será penalizador em caso de pisos muito enlameados.

Classificação após a 7ª PE:
1º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Citroen DS3 WRC - 1h20m01,7s
2º Evgeny Novikov / Dennis Giraudet - Ford Fiesta WRC - a 36,3s
3º Mads Ostberg / Jonas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 41,8s
4º Patrik Sandell / Maria Anderssen - Mini JCW WRC - a 3m07,2s
5º Martin Prokop / Maria Andersson - Mini JCW WRC - a 3m25,8s
6º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchinni - Citroen DS3 WRC - a 3m47,9s
7º Peter Van Merkesteijn / Eddie Chevaillier - Citroen DS3 WRC - a 3m50,8s
8º Dennis Kuypers / Robis Buysmans - Ford Fiesta WRC - a 4m41,8s
9º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Skoda Fabia S2000 - a 5m45,1s
10º Jari Ketomaa / Mika Stenberg - Ford Fiesta WRC - a 5m52,3s
11º Armindo Araújo / Miguel Ramalho - Mini JCW WRC - a 5m58,9s

compilado de Sportmotores

Sem comentários: