terça-feira, março 27

Rally de Portugal - "Os Outros" Ford WRC

A armada Ford irá estar em força no Rally de Portugal. Apesar do domínio da Citroën para o mundial, a Ford apresenta um número elevado de participantes, com argumentos fortes para lutar pelos lugares cimeiros.


OTT TANAK
Este piloto estónio estreou-se no mundial no Rally de Portugal de 2009, com um Subaru Impreza Sti, e logo deu nas vistas. Em 2010 participou no Pirelli Star Driver e venceu o PWRC na Finlândia e na Grã-Bretanha. Em 2011 incorporou o SWRC, com um Ford Fiesta S2000 e deu nas vistas, estando na luta direta com Juho Hanninen pelo título. Estreou-se com o Fiesta WRC no Rally GB do ano passado. Durante algum tempo foi apontado como nº2 de Latvala da Ford, mas ficou pela 2ª equipa da M-Sport. Esta temporada obteve um quinto lugar no México, o seu melhor resultado no WRC.
Provavelmente irá usar o Fiesta com o chassis 19, que no ano passado foi utilizado por Denis Kuipers.

EVGENIY NOVIKOV
Mais um jovem piloto russo, que já deu nas vistas por duas razões - surpreende pelos resultados alcançado ou pelos valentes despistes que protagoniza. Disputou o PWRC em 2008l com um Subaru Impreza e conseguiu somar cinco abandonos em sete presenças. Não satisfeito em 2009, saltou para o Citroën Junior Team, e tripulou um C4 WRC - 4 acidentes, um deles no Rali de Portugal, mas também alcançou um 5º lugar na Sardenha. Efetivamente parecia não ter sido feito para isto e colocou um ponto final na carreira. Depressa o ponto final, se tornou em vírgula, participando em algumas provas do campeonato russo. Em 2011 voltou novamente ao mundial - participou em algumas provas com o Fiesta WRC da Stobart, e na Catalunha com o DS3 (teceu elogios, obteve um 7º lugar), mas regressou à Ford. Começou o ano em grande, surpreendendo com o quinto lugar no Monte Carlo, e também na Suécia. Aparentemente aparecia a maturidade, até ao Rali do México, onde uma sucessão de despistes colocaram ponto final na corrida.
Deverá participar com o chassis 12 da Ford, um carro que já foi do mexicano Villagra.

DANIEL OLIVEIRA
O brasileiro regressa ao WRC, desta vez com um Ford Focus WRC, e na companhia de Carlos Magalhães. Em 2010 participou no IRC, num Peugeot 207 S2000, mas somou diversos abandonos (não havia SuperRally!!!), passando inclusivamente (despercebido) na Madeira. Em 2011 montou um projeto mundial, com o portugês Carlos Magalhães apostando no novo Mini. Estreou (com o Armndo Araújo) a versão 1.6T S2000 no Rally de Portugal, e evoluiu para o WRC na Sardenha. O melhor resultado com o WRC foi 25º na Catalunha (com o argentino Fernando Mussano como navegador, pois o Carlos Magalhães estava lesionado na sequência de um acidente no Rally de França. Este ano já participou na Suécia com um Impreza WRX, e num rali austriaco, com um Peugeot 207 S2000 (foi 3º). Estreia em Portugal o Ford Fiesta WRC, do Team Brazil WRT.

MADS OSTBERG
Nascido no seio de uma familia que "respira" rali, estreou-se logo com um Subaru Impreza WRC, em 2004. Em 2006 sagrou-se campeão noruguês e fez algumas inscursões em provas do mundial (Finlandia, Suécia e GB). Em 2007 tem uma participação mais extensa no WRC, onde destaco a primeira presença no Rali de Portugal (acidente), e o 8º lugar à geral na Finlândia.
Em 2008, repete o título norueguês de ralis, e participa com a equipa Adapta no mundial com um Impreza WRC07, mas sem resultados extraordinários, o mesmo acontecendo em 2009 (o melhor que obteve foi o sexto lugar no Rali de Portugal, sendo parceiro de Marcus Gronholm). Em 2010, soma 11 vitórias na Noruega, faz algumas presenças no WRc, entre as quais o Rali de Portugal,acabando no sétimo lugar. Aproxima-se da M-Sport, participando na Córsega e na Alemanha com um Fiesta S2000. Antevendo o seu futuro, em 2011 passa para a equipa Sobert, e participa no mundial com o Fiesta WRC - arranca logo com um 2º lugar na Suécia, e termina novamente o campeonato com um 2º lugar no Rali de Gales. Este ano já tem um pódio na Suécia e um 4º lugar no México. Participa com o Fiesta chassis #5, que no ano passado "voou" no shakedown do Rali de Portugal, tripulado pelo Ken Block.

HENNING SOLBERG
O noruguês (o simpático irmão de Petter) já leva uns bons anos de ralis, portanto é dificil sintetizar tudo anualmente. Estreou-se no mundial com um Celica GT-Four na Suécia em 1998. Em 1999, fez algumas provas do europeu com o Subaru Impreza WRX, onde se inclui uma passagem pela Madeira. Em 2000, com o Ford Escort WRC, passa por Portugal abandonando após um acidente. Em 2001 voltou a Portugal e foi uma das vitímas do lamaçal, ficando preso com o Toyota Corolla WRC. Em 2004 faz o mundial com um Peugeot 206 WRC da Bozian Racing, sendo o melhor registo o 6º na Suécia. Em 2005 passa para um Focus WRC da BP Ford WRT e fica às portas do pódio no Chipre. Em 2006 regressa ao Peugeot, mas agora com o 307 WRC, "fundando" o Team Peugeot Norway, e alcança o primeiro pódio (3º) na Turquia. 2007, volta à Sotbart, com o Focus WRC e obtem dois terceiros lugares no Japão e Noruega. Mantém o projeto para 2008, mas o melhor que arranja são três quintos lugares - México, Turquia e Finlandia. Em 2009, arranca com dois quartos lugares na Irlanda e Noruega, faz dois 3º's na Argentina e Polónia, facto que contribui para o sexto lugar no mundial. Em 2010, troca o seu habitual navegador, Cato Menkerud por Ilka Petrasko (ex-Manfred Stohl), mas mantém-se fiel à Ford - primeiro com o WRC, mas na fase final faz um downgrade para o Fiesta S2000. Em 2011, faz o mundial, e acaba com um excelente 3º lugar no Rally de Gales (um rali atípico que permitiu regressar ao pódio, numa fase já descendente da carreira). Este ano com o Matthew Wilson está na equipa Go Fast Energy - foi sétimo na Suécia. É a sua sétima participação no Rally de Portugal, e tem como melhor registo o quinto lugar alcaçado em 2009.

JARI KETOMAA
Apesar de ter dado em 2010 nas vistas aquando da sua prestação no SWRC, este finlandês já leva uns bons anos de ralis. De 2000 a 2005 já participou no campeonato finlandês com um Subaru Impreza. Em 2006 passou para um Mitsubishi Lancer EVO 8/9. Em 2007, obteve três vitórias à geral e foi campeão finlandês, fazendo também a sua primeira participação no mundial, na prova caseira. Em 2008 participa no PWRC com um Subaru Impreza do Team Subaru Dealer Finland - tem como melhor resultado o 2º lugar na Suécia. Em 2009 volta a dedicar-se ao competitivo campeonato finlandês ganhando-o. No WRC, participa com um Impreza WRC, na Finlândia alcançando um excelente sétimo posto. A aposta em 2010 foi no SWRC, com um Ford Fiesta S2000, vencendo as etapas do Rali de Portugal, Nova Zelandia e Japão. Volta ao mundial em 2012 (em 2011 fez um programa internacional de Mitsubishi EVO9), com um Ford Fiesta WRC com o patrocinio D-Mack. Trás o chassis #9, que foi usado pelo Matthew Wilson no ano passado.


foto João Costa - Supermotores

Sem comentários: