quinta-feira, março 29

RP - Dia 1: Ford lidera no meio de uma caixa de surpresas

O aperitivo deste Vodafone Rali de Portugal, que era composto pela super-especial mais os três troços nocturnos, revelou-se uma verdadeira caixinha de surpresas. A animação em três dezenas de quilómetros foi superior àquela que assistimos em três dias de prova em algumas das jornadas do mundial.

A nota mais significativa é o abandono de Sebastien Loeb por saída de estrada e de Daniel Sordo por problemas eléctricos no novo Mini. No final de toda esta emoção, os Ford estão na frente com uma vantagem marginal sobre Mikko Hirvonen. Na guerra das tácticas da ordem de partida, a da Citroen parece ter funcionado melhor que a da Ford.

Os Ford foram os mais rápidos na 2ª PE, sendo este o troço onde os carros da M-Sport melhor andaram. Mas se Solberg estava feliz por manter a liderança conseguida na super-especial, outros comprometiam aqui a sua prova. Armindo Araújo saiu de estrada devido a um erro de notas e perdeu 5 minutos. Daniel Sordo viu um problema eléctrico cortar-lhe os faróis 100 metros apos o arranque e já não entrou no troço seguinte. Martin Prokop começava aqui um calvário com um problema de motor que o fez arrastar-se nos três troços nocturnos.

Na 3ª PE Sebastien Leob saiu de estrada devido a um erro de notas. A saída deixou o roll-bar do DS3 WRC danificado do lado do navegador, não tendo possibilidades de retomar a prova em superally. Os Ford voltam a revelar-se os mais rápidos com Jari-Matti Latvala a tomar a liderança a Petter Solberg, mas a sua vantagem para Hirvonen não foi grande.

No derradeiro troço da noite a chuva apareceu logo que os primeiros terminaram a classificativa, dando vantagem a estes e limitando a perfomance dos seguintes. E nos seguintes estavam os dois Ford que perderam quase toda a vantagem que tinham para Mikko Hirvonen, mas mantendo-se ainda assim na frente do rali.

Ott Tanak venceu este troço e está junto aos homens da frente no 4º lugar. Thierry Neuville teve uma passagem muito regular pelos troços nocturnos e é premiado com o 5º lugar, tal como Mads Ostberg que é 6º apesar de um furo na 3ª PE. Evgeny Novikov estava a ser também ele regular, mas perdeu tempo neste derradeiro troço e desceu a 7º na frente de Jari Ketomaa que só se pode queixar de um mau primeiro troço nocturno.

Hayden Paddon está a fazer um rali fantástico, liderando o SWRC com o 9º lugar final. Dennis Kuypers fecha o "top-ten". Patrik Sandell afirma ter um carro perfeito mas queixa-se de não encontrar o ritmo, o que justifica o 11º lugar. A justificação de Nasser Al-Attiyah para o 12º posto é a de que não consegue ver as curvas... Muita gente a revelar muitas dificuldades nos troços de terra nocturnos.

O melhor português é Pedro Meireles, que apesar de problemas de caixa de velocidades ocupa o 19º lugar da geral. Armindo Araújo está mais atrás e João Silva está a revelar muitas dificuldades no pelotão do WRC Academy.

Classificação após a 4ª PE:
1º Jari-Matti Latvala / Miikka Antilla - Ford Fiesta WRC - 25m04,6s
2º Petter Solberg / Chris Patterson - Ford Fiesta WRC - a 2,6s
3º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Citroen DS3 WRC - a 5,0s
4º Ott Tanak / Kundar Sikk - Ford Fiesta WRC - a 15,7s
5º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul - Citroen DS3 WRC - a 34,0s
6º Mads Ostberg / Jonas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 53,3s
7º Evgeny Novikov / Dennis Giraudet - Ford Fiesta WRC - a 1m02,9s
8º Jari Ketomaa / Mika Stenberg - Ford Fiesta WRC - a 1m15,0s
9º Hayden Paddon / John Kennard - Skoda Fabia S2000 - a 1m39,6s
10º Dennis Kuypers / Robis Buysmans - Ford Fiesta WRC - a 1m47,1s
11º Patrik Sandell / Maria Anderssen - Mini JCW WRC - a 1m54,2s
12º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchinni - Citroen DS3 WRC - a 1m57,0s
13º Craig Breen / Gareth Roberts - Ford Fiesta S2000 - a 2m04,2s
14º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Skoda Fabia S2000 - a 2m09,7s
15º Peter Van Merkesteijn / Eddie Chevaillier - Citroen DS3 WRC - a 2m31,6s

publicado por José António Marques em Sportmotores
Foto Fernando Britto - Facebook

Sem comentários: