quinta-feira, março 29

Tudo sobre a Super Especial de Lisboa

Um dos pólos de grande interesse desta edição do Vodafone Rally de Portugal volta a ser, sem dúvida, a Super Especial de Lisboa, a realizar na quinta-feira, dia 29 de Março, e que marca o primeiro ato competitivo da prova.


Mas num rali que tem por centro nevrálgico o Baixo Alentejo e o Algarve, como se processará tudo em Lisboa?

Depois de disputado o qualifying stage, a caravana dirige-se para Lisboa. Os carros não irão a rolar, mas sim acondicionados em reboques, devendo entrar no paddock técnico situado no Centro Cultural de Belém (CCB).

A partir das 10h30 os carros entrarão no parque fechado, situado em plena Praça do Império, ficando ao alcance visual dos espetadores. Ainda da parte da manhã, entre as 11h00 e as 12h30, os pilotos poderão reconhecer o trajeto da super especial em carros eléctricos, sendo que os pilotos de fábrica estarão em pista a partir das 12h00.

O programa prevê ainda para os pilotos "top" uma sessão de autógrafos junto à entrada principal do CCB, entre as 13h00 e as 14h00.

Os clássicos desportivos marcarão o arranque competitivo da Super Especial, a partir das 13h45, terminando com a final pelas 14h30.

O desfile dos pilotos será realizado entre as 14h40 e as 14h50, em clássicos descapotáveis, e pelas 14h55 sairá a primeira viatura para disputar a Super Especial, que terá início cinco minutos depois, ou seja, pelas 15h00.

Tal como sucedia no Estádio Algarve, também a SS de Lisboa será realizada em ordem inversa à da numeração das equipas, estando três carros em pista simultaneamente, com intervalos de 10/15 segundos para realizarem três voltas ao percurso. O sentido de realização da prova será idêntico para todos, não havendo, pois, partidas em sentidos opostos.

A última série terá início pelas 16h53 e todo o programa terminará pelas 16h58, altura em que fecha igualmente a transmissão directa da RTP2, iniciada pelas 15h30, e assegurada por nada menos do que 15 câmaras, uma das quais no topo do Padrão dos Descobrimentos.

De referir que existirão importantes condicionamentos à circulação na zona da Praça do Império, pelo que se solicita a todos quantos tencionarem assistir à Super Especial que estacionem os seus carros fora desta zona e que depois se desloquem a pé. Haverá bancadas para o público, bem como sanitários, zonas de restauração, etc.

Tudo se conjuga, pois, para que o início de mais uma edição do Vodafone Rally de Portugal no majestoso cenário da Praça do Império seja um tremendo sucesso, com uma enorme moldura humana.

publicado em RallydePortugal

Sem comentários: