segunda-feira, março 5

WRC: Os pormenores do upgrade do Mini

A tão aguardada nova homologação do Mini John Cooper Works WRC irá estrear no Rali de Portugal, só não se sabe quantos serão os carros presentes na prova portuguesa com estas melhorias.


De acordo com o Autosport.com a Prodrive introduziu cerca de 100 melhorias no movo Mini WRC. A área do motor recebeu particulares atenções, com optimizações que permitirão ganhos de potência até 3%.

O sistema de arrefecimento do motor é uma das áreas críticas da actual versão, revelando-se bastante problemático nos ralis em pisos de terra. As entrada de ar foram redesenhadas e reposicionadas. A bomba de água passou a ser alimentada electricamente em vez de usar a correia do alternador, o que irá permitir uma melhor gestão do arrefecimento do motor.

O próprio alternador recebeu melhorias para aumentar a robustez. Todo o software foi melhorado para ter um melhor aproveitamento do motor em situações de "safe mode". No fundo, tudo à volta do motor foi bastante trabalhado, confirmando que o grupo propulssor era um dos problemas do Mini.

Mas também as suspensões têm recebido algumas criticas, sendo notório um menor comprimento de curso em pisos de terra em relação aos carros adversários. A Prodrive não substituiu nesta homologação as suspensões da Ohlins, mas terá À sua disposição um novo "package" para os ralis de pisos mais duros.

O peso também foi trabalhados, com novas baterias e novos materiais na asa traseira a permitirem um ganho de 10kg no peso total.

Exteriormente a única alterações visível será o pára-choques, que apresenta alterações motivadas pelas melhorias no sistema de arrefecimento.

Previsivelmente as novas evoluções serão utilizadas no Rali de Portugal pelos Mini de Daniel Sordo e Patrik Sandell, faltando saber se o WRC Mini Team Portugal também terá acesso a elas.

publicado em Sportmotores

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