segunda-feira, abril 2

Rali de Portugal: Armindo com prova apagada


Apesar do discurso oficial, o rali de Armindo Araújo revelou-se uma pálida prestação quando comparada com a que rubricou na estreia do Mini em 2011.


As prestações do piloto português têm-se revelado abaixo das expectativas, mas existia a esperança que em Portugal Armindo voltasse a mostrar a vivacidade que evidenciou em 2011 quando correu com a versão S2000 1.6T do carro britânico.

Infelizmente as coisas não começaram bem com um erro assumido pelo piloto logo na noite de 5ª feira. Na 6ª feira, perante condições adversas Armindo conseguiu mostrar um andamento muito consistente. Foi um dia em que ninguém tinha um carro adaptado às condições de piso encontradas, e aí o português conseguiu "mostrar serviço" e dar cartas.

No Sábado, com a ausência da chuva e os pisos a secar, Armindo regressou à prestação apagada sem vivacidade. Os tempos não aparecem, as passagens do piloto são notoriamente mais lentas que as dos adversários, e para isso muito contribuirá um carro que aparenta ser ele menos desenvolto do que, por exemplo, o Mini de Patrik Sandell, carro que supostamente seria igual aquele conduzido pelo português.

O abandono de Sábado, devido à quebra da suspensão, obrigou o piloto a "usar umas suspensões diferentes e o carro ficou com menos tração." Por isso o dia de Domingo foi mais uma vez apagado com tempos lentos. O piloto justificou-se com o facto de "realisticamente ter a noção que não conseguiríamos subir lugares na geral e não fazia sentido arriscar. Mesmo assim ainda furamos na penúltima classificativa. Foi um rali difícil e incaracterístico mas temos ainda muitas provas pela frente e vamos lutar por regressar aos bons resultados”.

Olhando para os tempos, Armindo perde muito tempo para os adversários que fazem parte do lote onde ele se deveria incluir. No entanto, o discurso do piloto português no final dos troços não tem sido o mais adequado às suas prestações, pois a falta de performance é notória e o piloto não apresenta razões para ela.

De um modo geral os adeptos acreditam que o nosso melhor piloto de ralis tem potencial para andar mais, e começam a levantar-se muitas duvidas das razões que justifiquem esta falta de performance. O discurso de evoluir e melhorar nas provas seguintes, tem esbarrado nessa falta de evolução. Apesar dos resultados, a performance não tem sido a desejada, e o carro da Motorsport Itália terá uma dose de culpa.

Esperemos que a chegada da nova evolução do Mini à WRC Team Mini Portugal traga grandes alegrias.

José António Marques publicado em Sportmotores

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