domingo, abril 22

TT Ervideira: Miguel Barbosa vence com autoridade

A dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa garantiu a vitória no Ervideira Rali TT 2012, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, atingindo assim o objectivo a que se tinha proposto e que considerava obrigatório. Não experimentando qualquer problema com o seu Mitsubishi Racing Lancer e tirando partido da experiência de Pedro Velosa, ambos festejaram o sucesso no pódio final em Reguengos de Monsaraz. Aliás, esta foi a primeira vitória absoluta do seu novo navegador.

Trata-se de uma vitória muito importante a vários níveis, numa prova que foi muito difícil, pois o carro não estava perfeitamente adaptado a este mau piso, nomeadamente nesta segunda volta”, comentou Miguel Barbosa visivelmente satisfeito no final da prova, apontando idêntico propósito para a próxima jornada, o Rali TT Serras do Norte, a disputar em Junho. “De facto, começámos a dar a volta ao campeonato, depois do percalço no Algarve. De manhã construímos um bom avanço para que o pudéssemos gerir na secção da tarde e garantir a vitória”.

Quanto a este Ervideira Rali TT 2012 e após o tempo mais rápido de ontem na Super Especial, seguiu-se a primeira volta ao traçado a norte de Reguengos de Monsaraz, que o piloto da equipa BP Ultimate Vodafone Team cumpriu sem sobressaltos, garantindo uma vantagem confortável de 4m09s sobre Rui Sousa e de 6m13s sobre Hélder Oliveira, depois de alguns problemas terem atingido outros dos seus potenciais adversários.

A prova está a ser impecável, apesar do carro não estar muito eficaz em mau piso”, referia Miguel Barbosa, então a meio do dia de competição no Parque de Assistência, numa altura em que o seu Mitsubishi Racing Lancer recebia toda a atenção da sua equipa de mecânicos. “De qualquer modo não vou fazer nenhuma alteração significativa para a segunda volta. Vou gerir o avanço, tentar não furar e poupar a macânica nos locais mais duros, para conseguir o que nos propusemos alcançar, a vitória aqui na Ervideira”.

À tarde o piloto aplicava essas regras e limitou-se a gerir a vantagem, cedendo apenas algum tempo aos seus adversários, sem nunca colocar em perigo o seu resultado final. Garantia, assim, a tão ambicionada vitória, a primeira do ano da equipa e a sua sexta pessoal no palmares da prova da Sociedade Artística Reguenguense (um recorde), numa prova que considera “ser do meu agrado, que me dá sempre um prazer enorme de fazer e que conta com um percurso impecável. Destaco ainda a excelente dinâmica de promoção da organização e dos patrocinadores”.

Quanto a Hélder Oliveira, piloto que regressou este ano ao Nacional de TT, conseguiu na segunda passagem pelo troço de 145 quilómetros, depois de uma melhor adaptação à Nissan Navara, andar a um ritmo elevado, mesmo acima do do Campeão Nacional, que se limitava a controlar os andamentos dos perseguidores. Oliveira garantia o segundo lugar do pódio, deixando o mais baixo para Rui Sousa, mostrando que a Isuzu Proto já ultrapassou os problemas de fiabilidade que têm apoquentado toda a equipa da Prolama.

Para Hélder Oliveira, esta dupla estreia “primeira vez com esta pick-up e a primeira vez nesta prova desde que mudou de patrocinador até correu bem. Foi uma prova muito dura, em que estive sempre a adaptar-me e a aprender com a Nissan, pois fiz muito poucos testes. Gostei imenso da corrida e penso mesmo que se não fosse o furo de manhã o resultado poderia ter sido outro.”

Já Rui Sousa afirmou que esta “é mais uma participação esporádica para este ano, mas não poderia deixar de vir a uma corrida que gosto muito e onde sou muito bem recebido. O resultado foi bom, um pódio é sempre um pódio, mas ainda não foi desta que ganhei – única que ainda não venci – por isso para o ano estaremos cá outra vez para tentar vencer.”

Na categoria T2 a vitória sorriu a Nuno Tordo com uma Nissan Navara, depois de uma luta muito intensa com Edgar Condenso aos comandos de uma Isuzu D-Max. No terceiro lugar ficou João Cardoso em Nissan Navara. Entre os T8, foi Tiago Avelar o vencedor, aos comandos de um Nissan Lynx Proto.

Note-se que este Ervideira Rali TT também pontuou para o Desafio Total/Mazda, tendo conhecido vários líderes. Após João Rato ter vencido a Super Especial de ontem, também Miguel Paião e Pedro Barroco passaram pelo comando, enquanto na segunda metade da tabela as trocas de posições foram uma constante. No final seria João Rato a festejar a vitória entre os utilizadores das Mazda BT-50.

Classificação Final:
1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa – Mitsubishi Racing Lancer - 3h56m11,3s
2º Helder Oliveira/José Marques – Nissan OffRoad - a 5m22,9s
3º Rui Sousa/Carlos Silva – Isuzu D-MAX - a 6m53,5s
4º Ricardo Porém/Manuel Porém – BOMCAR BMW Proto - a 21m32,1s
5º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro – Nissan Navarra OffRoad - a 22m18,2s
6º José Dinis Lucas/Luis Tirano - Mitsubishi Pajero DID - a 23m07s
7º Chavigny Frederic/Brucy Jean - Proto Dessoude Atacama - a 30m52,5s
8º Nuno Tordo/Marco Santos - Nissan Navarra - a 46m31,2s
9º Tiago Avelar/Silva Santos - Nissan Lynx Proto - a 46m51,4s
10º Edgar Condenso/Nuno Silva - Isuzu D-Max - a 48m27,8s

publicado em Sportmotores

Nota adicional - André Amaral, que contou com a navegação do algarvio Nelson Ramos abandonou após CP1, no Proto X3.

Sem comentários: