quinta-feira, junho 7

João Sousa com prova azarada em Viana do Castelo

A primeira edição do Rali Cidade de Viana, que decorreu nos dias 1 e 2 de Junho, a contar para o Campeonato Regional de Ralis Norte, marcou o regresso do piloto Vila-realense, João Sousa às competições. Nesta prova, que contou com a participação de 37 concorrentes, o jovem piloto contou com a companhia do navegador Valter Cardoso.


A equipa esteve inserida na prova extra e traçou como principal objetivo “efetuar o maior número de quilómetros que permitiria desta forma ao piloto ganhar experiência numa modalidade que para si é ainda novidade, pois tratava-se apenas do segundo rali que efetuava ao volante do competitivo e aprazível Peugeot 306 Maxi”.
Com o rali a iniciar-se no dia 1 de Junho numa super-especial noturna de 1,8 Km realizada no centro da cidade de Viana do Castelo sob a observação de milhares de pessoas que deram um excelente colorido humano à prova, João Sousa e Valter Cardoso surpreenderam tudo e todos ao conseguir o primeiro lugar que os motivava desta forma para o dia seguinte da competição na obtenção de um bom resultado no rali.
O jovem piloto partiu para a prova de sábado com o objetivo de continuar em segurar o bom resultado obtido, mesmo sabendo que não iria ser uma tarefa fácil pois a forte concorrência presente no rali assim o fazia prever. Numa altura em que a segunda especial de qualificação até vinha a correr dentro do previsto para a dupla, eis que surge um problema no motor do Peugeto 306 Maxi a cerca de 500 metros do final e o motor começa a trabalhar com um barulho estranho. Na tentativa de levar o carro até ao final já com o mesmo em perda de potência, a dupla parou após a linha de meta e verificou para grande desilusão que teriam de dar por terminada a sua curta participaçao neste rali.
No entanto, e divulgado o tempo efectuado nessa especial de qualificação, João Sousa e Valter Cardoso vêm a constatar que ficam com o segundo lugar mesmo com os problemas técnicos com que se depararam o que revela o excelente ritmo competitivo que traziam até acontecer o incidente.
Segundo João Sousa, “a especial vinha a correr dentro do previsto, não vinha a cometer exageros por forma a chegar ao final deste troço e não queria cometer erros de condução. No entanto, na parte final do mesmo tive uma travagem forte para um gancho e na saída apercebi-me que o motor havia perdido rotação e consequentemente perda de potência na saída. Senti que algo não estava bem e tentei levar o carro até ao final para perceber o que se estava a passar quando nos deparamos com o enorme barulho de dentro do motor e decidi não arriscar mais”.
Para o navegador Valter Cardoso, que se estreou ao lado de João Sousa a convite do mesmo, divertiu-se, ajudou o piloto nesta fase de evolução e conseguiu tirar muitas conclusões.”O rali acabou por não correr da maneira como tínhamos planeado, mas fiquei muito surpreendido com as capacidades do João e que na minha opinião considero que tem um talento nato para a condução e não deve por isso ser desaproveitado. O caráter e a humildade dele aliado à falta de experiência nos ralis fazem com que ele ainda não acredite no verdadeiro potencial que tem, mas após ter efetuado o troço de sábado e com todos os problemas que tivemos, ele acabou por ter uma ideia daquilo que pode fazer juntamente com um carro que é extremamente competitivo apesar de não se ter revelado fiável nesta prova. O João está numa fase de habituação gradual ao carro e terá que conhecer primeiro os seus limites, mas juntando isso a uma concentração e consistência da parte dele penso que estão reunidas todas as condições para o sucesso.” referiu Valter Cardoso.
Para as próximas provas, a equipa parte com o mesmo objetivo para já traçado nesta sua fase de evolução nos ralis nacionais, prometendo no entanto empenho e dedicação na conquista de bons resultados.
João Sousa agradece todo o apoio prestado pelos seus patrocinadores, nomeadamente, Garagem Veiga, X-PART, Pneus Moderna, Miraneves 24h, Caixilharias Sernor, Brincar Automóveis, RMC, Paulo Amortecedores, Reklame Publicidade, Itolub Lubrificantes, Álvaro Fonte Fernandes – Chaparia e Pintura e pelos amigos e família que foram incansáveis e fizeram centenas de quilómetros para apoiar esta jovem promessa dos ralis em Portugal.
A próxima prova que poderá estar nos planos de João Sousa e Valter Cardoso será o rali de Mesão Frio a contar para o Campeonato Regional de Ralis Nordeste e que se realiza entre 15 e 16 de Setembro, pelo que até lá resta à equipa recuperar o motor do Peugeot 306 Maxi e efetuar alguns testes de preparação com o mesmo.

press equipa JoaoSousa/Valter Cardoso

Sem comentários: