quarta-feira, julho 11

150 carros clássicos participam na 20ª edição do Algarve Classic Cars

Cerca de 150 carros clássicos participam no próximo fim de semana na 20ª edição do Algarve Classic Cars, o maior encontro de carros clássicos de Portugal e um dos maiores da Península Ibérica, segundo a organização.

A prova, em que participam este ano viaturas construídas entre 1928 e 1980, começa sexta-feira em Vilamoura e percorrerá várias localidades e serras algarvias, terminando no domingo no concelho de Lagoa.

A maioria dos pilotos e co-pilotos dos 150 carros são portugueses, mas também há espanhóis, ingleses, belgas e concorrentes de outras nacionalidades, disse à Lusa um dos organizadores do evento, Luís de Brito, do Clube Português de Automóveis Antigos.

“É de longe o maior encontro que se realiza no País, muito acima dos restantes 10 ou 15 em número de concorrentes”, adiantou Luís de Brito.

Segundo o organizador, o encontro divide-se em duas vertentes, à escolha dos inscritos: uma desportiva, para os mais competitivos, e a outra turística, para os que dispensam máquinas de calcular e acelerações fortes.

O percurso turístico implica circuitos de maneabilidade, enquanto o desportivo integra 16 provas especiais de classificação.

Ainda assim, ressalvou, mesmo na vertente desportiva “não há velocidade pura”, contando antes as médias e a regularidade, “como acontecia nos ralis de antigamente”.

Esta 20ª edição do Algarve Classic Cars, rali de regularidade histórico, está inserido no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e na Federação Internacional de Veículos Antigos.

Segundo os organizadores, a representação de conhecidas marcas como a Ford, Mercedes, Ferrari, Opel, Citroen, entre outras, conduzindo os espetadores a uma viagem pela evolução deste transporte que revolucionou a história.

publicado em Região Sul

Sem comentários: