terça-feira, julho 24

RVM2012 - Protagonistas: JUHO HANNINEN

Ostentando número 1 na porta, Juho Hanninen procura pontos para consolidar a liderança do campeonato europeu, e nada melhor que sair da Madeira com mais uma vitória no palmarés.

A presença da equipa oficial Skoda, representada por Juho Hanninen navegado por Mikko Markkula, foi um estímulo à prova madeirense, que perdeu muito do seu encanto com a saída do IRC, e obviamente com a actual crise económica mundial.
É a segunda vez que o finlandês está na Madeira, depois de em 2010 ter somado um 3º lugar, num pódio totalmente Skoda, com Loix e Kopecky nos lugares cimeiros.
Este "ponta-de-lança" da marca checa tem no seu palmarés dois grandes títulos - o IRC em 2010, e o SWRC em 2011, que lhe garante prioridade FIA A. Como não há duas sem três procura o terceiro título, em anos consecutivos, apostando no campeonato europeu, que nos últimos anos foi dominado por italianos (Rossetti por três vezes e Basso).
Referenciado como um piloto de terra (Kopecky era a referência de asfalto na Skoda) o finlandês tem demonstrado maior aptidão no asfalto e as recentes exibições dão conta disso. Começou o ano com um 2º lugar no Janner Rally na Áustria, logo atrás de Kopecky. No 1000 Miglia viu-se confrontado com a armada italiana, encabeçada por Giandomenico Basso na estreia do Fiesta RRC, e não foi além do 4º lugar, manifestando dificuldade na escolha dos pneus. Seguiu-se uma vitória no Rali da Croácia, superiorizando-se em 13 das 16 especiais de classificação, não dando hipótese aos demais. O "teste de fogo" foi em Ypres, onde tinha que contar com o pelotão do IRC e com os belgas, profundos conhecedores do terreno. Quase irreprensivel, controlou sempre o andamento de Freddy Loix que foi o adversário mais incómodo, e aproveitou o abandono de Mikkelsen para subir novamente ao lugar mais alto do pódio. Seguiu-se uma descolação à Turquia, e nova vitória no Bosphurus Rally, com muita tranquilidade deixando os oponentes, que somavam furos, a mais de minuto e meio. Ainda participou no Bohemia Rally (Coef.10 do Europeu), mas abandonou por despiste, antes do seu cancelamento devido ao acidente fatal de Bohuslav Ceplecha.
Também já deu uma "ajuda" no IRC obtendo um 2º lugar no Sata-Rali dos Açores, venceu o Circuito da Irlanda, e obviamente também somou os pontos máximos na prova belga.
Actualmente lidera confortavelmente o Europeu com 172 pontos seguido por Solowow que tem apenas 47.

Foto - Stanislav Hladik, Rally Bohemia, Rep.Checa, publicado em EWRC.cz

Sem comentários: