quinta-feira, julho 26

RVM2012 - Protagonistas: LUCA BETTI

Pela quarta vez, Luca Betti chega à Madeira com vontade de fazer mais e melhor. No entanto o principal objetivo é somar pontos para o Europeu, aproveitando a fraca oposição nesse campeonato.


Fazendo a análise às últimas participações de Luca Betti na Madeira, é díficil considerá-lo como candidato ao pódio, quanto muito a um top 5. Aproveitou a particularidade regulamenter do Campeonato Europeu (com pré-inscrições, que não é aplicada este ano) para conquistar o vice-campeonato no ano passado.

Este ano as coisas não estão a correr bem, e até já conta uma exclusão no campeonato. Vamos por partes - O arranque na Austria, no Janner Rally não foi o melhor, pois problemas na escolha de pneus e uma saída de estrada atrasaram-no irremediavelmente, acabando em 18º. Seguiu-se o 1000 Miglia, mas novamente um furo condicionou o resultado que se traduziu num 7º da geral. No asfalto croata teve uma exibição mais convicente, andando inicialmente próximo de Hermann Gassner Jr., mas problemas mecânicos condicionaram o andamento, que foi suficiente para um 3º lugar à geral. É então que surge a Bulgária e Betti vê-se excluido de prova antes do inicio por reconhecimentos ilegais. Segundo o próprio passou pelo troço seguindo o GPS do carro, por se ter enganado após uma saida de autoestrada para acesso à localidade da prova. No entanto, há outra versão, que um fotografo e um elemento da organização apanharam (e fotografaram) a tirar notas duas vezes na véspera do rali. Actualmente soma 30 pontos e é oitavo do Europeu, mas a 17 pontos do segundo, o que justifica a presença na Madeira.

Fazendo uma retrospectiva das suas passagens pelo RVM. Participou pela primeira vez em 2007, com o Honda Civic Type-R da Jas Motorsport, tendo a seu lado Giovanni Bernacchini (abandono por avaria). Regressou no ano seguinte, com um Peugeot 207 S2000 muito pouco colaborante, com inumeros problemas, mas conseguiu levar até final num modesto 21º lugar. Após dois anos de ausência, voltou a marcar presença no ano passado, acabando no sexto posto, a espaços intrometendo-se na luta com os irmãos Nunes.

Foto Petr Elias, Rally 1000 Miglia, publicada em EWRC.cz

Sem comentários: