domingo, setembro 23

Vitórias de Sykes e Laverty em Portimão

Foi dramática a prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Superbikes, em Portimão. Tom Sykes (Kawasaki) e Eugene Laverty (Aprilia) dividiram as vitórias mas a queda e lesão de Marco Melandri na primeira corrida, e a desistência de Sykes na segunda deixam Max Biaggi muito próximo de novo título mundial.

Sykes começou por obter uma vitória impressionante na manga inaugural, para a qual já tinha garantido a oitava Superpole da época. Numa corrida disputada em condições difíceis e que foi inclusive interrompida, o grande destaque foi a queda e lesão de Melandri, que se afigurava como o principal adversário de Biaggi na luta pelo título. O italiano da BMW terá sofrido uma lesão nos rins e não alinhou na segunda manga, enquanto a vitória de Sykes o deixava a 14,5 pontos de Biaggi (apenas 4º).

Só que os deuses estiveram com o veterano piloto de Roma. Logo à terceira volta da corrida final, a Kawasaki de Sykes teve problemas de motor e obrigou o britânico a um inglório abandono. Biaggi controlou a partir daí a sua corrida e foi terceiro, apesar de um susto na parte final quando foi tocado pelo seu antigo companheiro de equipa Leon Camier. Só que foi o atual companheiro de Biaggi a triunfar, o nosso 'velho' conhecido Eugene Laverty', que fez uma corrida irrepreensível num circuito que domina como poucos. Nem um ataque final de Jonathan Rea, regressado às Superbikes depois da estreia no MotoGP, fez o irlandês perder o seu primeiro triunfo do ano. Com estes resultado, Biaggi vai para a última prova da época, em Magny-Cours, com uma vantagem de 30,5 pontos sobre Sykes e 38,5 sobre Melandri.

Corrida 1: 1º Tom Sykes (Kawasaki Racing Team), 31m42,011s; 2º Carlos Checa (Althea Racing Ducati), a 0,300s; 3º Sylvain Guintoli (PATA Racing Team), a 2,732s; 4º Max Biaggi (Aprilia Racing Team), a 11,564s; 5º Brett McCormick (Team Effenbert Liberty Racing), a 11,771s.

Corrida 2: 1º Eugene Laverty (Aprilia Racing Team), 38m35,105s; 2º Jonathan Rea (Honda World Superbike Team), a 0,162s; 3º Max Biaggi (Aprilia Racing Team), a 3,766s; 4º Sylvain Guintoli (PATA Racing Team Ducati), a 10,440s; 5º Carlos Checa (Althea Racing Ducati), a 20,153s.

Portugueses fora do top 10

Os dois pilotos portugueses presentes nesta ronda de Portimão estiveram discretos nas respetivas categorias. Miguel Praia, que regressou ao Mundial com uma Honda da Ten Kate depois de ter alinhado este ano no campeonato espanhol, foi 12º na qualificação mas perdeu ritmo na corrida e terminou apenas no 17º lugar. A prova das Supersport foi ganha pelo francês Jules Cluzel (Honda), antigo piloto do Mundial de Moto2, enquanto Kenan Sofuoglu celebrou novo título nas 600cc.

Já Tiago Dias esteve limitado por uma recente lesão, sofrida precisamente quando treinava em Portimão, tendo sido 17º na qualificação da Taça FIM de Superstock 1000. Já na corrida, o jovem piloto da Kawasaki recuperou lugares como é seu hábito e terminou em 14º, numa ronda ganha pelo australiano Bryan Staring, também numa Kawasaki ZX-10R.

publicado em Autosport

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