sábado, março 31

Rali de Portugal - 2ª etapa: Hirvonen tranquilo

Sem chuva e com pisos menos escorregadios, a 2ª etapa do Vodafone Rali de Portugal foi bem menos repleta de incidências, mas ainda assim a secção da tarde trouxe muitas movimentações. Os pisos a secar ficaram duros na segunda passagem e foram alguns os pilotos a sofrer problemas com o desgaste dos pneus.


Para Mikko Hirvonen foi quase um passeio, o homem da Citroen tem nas mãos uma máquina perfeita e uma vantagem confortável. Atrás de si Mads Ostberg e Evgeny Novikov lutaram entre si, mas o norueguês foi melhor lamentando apenas a protecção inferior do Fiesta solta no ultimo troço do dia. Novikov teve o mesmo problema mais cedo, mas também teve alguns problemas de ignição. O russo reconheceu que sem os pisos escorregadios não quis arriscar por a condução não ter tanta importância como ontem.

Apesar de estar a fazer um rali bastante apagado, Nasser Al-Attiyah está no 4º posto, beneficiando do abandono de Patrik Sandell por saída de estrada no primeiro troço da tarde, pelos problemas de falta de potência no carro de Martin Prokop e pelos problemas de direcção assistida de Petter Solberg. O homem da Ford chegou ao 4º posto no penultimo troço do dia, mas no seguinte ficou sem direcção assistida e desceu a 5º.

Dennis Kuypers e Peter Van Merkesteijn mantiveram a sua luta particular pelo 6º lugar, mas Kuypers acabou por se distanciar, acabando Sebastien Ogier por subir na classificação até ficar entre os dois pilotos. Atrás deles surge Jari Ketomaa que teve imensos problemas de travões de tarde que quase o levaram à desistência, mas ao lograr terminar o dia fechou o "top ten".

Nota para Daniel Sordo que viu um amortecedor e o escape partirem-se de tarde, o que o levou a perder muito tempo no primeiro troço da tarde. Armindo Araújo estava a fazer uma prova pouco viva até desistir com um braço de suspensão arrancado. Menos bem que Petter Solberg esteve Jari-Matti Latvala que não foi tão rápido como o norueguês, mas ainda teve problemas com a pressão de gasolina que o atrasaram muito.

No CPR Pedro Meireles foi o melhor e arrecadou a pontuação máxima para o campeonato, já que a prova desta competição termina nesta 2ª etapa. No SWRC Yazeed Al-ARajhi mantém-se como o melhor.

Classificação após a 2ª etapa: 1º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Citroen DS3 WRC - 2h59m33,6s
2º Mads Ostberg / Jonas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 1m11,9s
3º Evgeny Novikov / Dennis Giraudet - Ford Fiesta WRC - a 1m41,2s
4º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchinni - Citroen DS3 WRC - a 6m10,1s
5º Petter Solberg / Chris Patterson - Ford Fiesta WRC - a 6m29,2s
6º Martin Prokop / Maria Andersson - Mini JCW WRC - a 6m47,5s
7º Dennis Kuypers / Robis Buysmans - Ford Fiesta WRC - a 7m29,8s
8º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Skoda Fabia S2000 - a 8m00,2s
9º Peter Van Merkesteijn / Eddie Chevaillier - Citroen DS3 WRC - a 8m38,7s
10º Jari Ketomaa / Mika Stenberg - Ford Fiesta WRC - a 11m36,7s
11º Thierru Neuville / Nicolas Gilsoul - Citroen DS3 WRC - a 11m41,1s
12º Daniel Sordo / Carlos del Barrio - Mini JCW WRC - a 12m30,2s
13º Ott Tanak / Kundar Sikk - Ford Fiesta WRC - a 12m46,4s
14º Daniel Oliveira / Carlos Magalhães - Ford Fiesta WRC - a 13m35,0s
15º Yazeed Al-ARajhi / Michael Orr - Ford Fiesta S2000 - a 16m51,8s

publicado em Sportmotores

Leia Mais

Rally de Portugal/Open: Vitória de Orlando Bule

Orlando Bule levou a melhor na prova do Open que acompanhou este sábado o Vodafone/Rali de Portugal, cumprindo as classificativas de Almodôvar, Vascão e Loulé.


Foi uma prova bastante animada, pois teve três comandantes, precisamente um em cada especial de classificação do rali. Ricardo Teodósio foi o primeiro, ao ganhar logo cerca de 37 segundos à concorrência, mas a seguir o azar bateu-lhe à porta. O piloto algarvio, que conseguiu o triunfo o ano passado, este ano entrou bem na prova, mas na segunda especial não conseguiu evitar uma saída de estrada onde capotou. Ainda terminou a classificativa, mas o carro não ficou em condições para continuar.

Nesta altura Luis Mota saltou para o comando da prova, mas tinha atrás de si José Merceano a 17,2 segundos e ainda faltavam os 22,57 quilómetros da especial de Loulé. Só que nem um nem outro conseguiram vencer. Mota furou o pneu da frente do lado direito e teve que parar em plena classificativa para mudar a roda, que curiosamente tinha tirado antes de entrar neste troço por apresentar algum desgaste. Já Merceano, problemas com a caixa de velocidades ditaram o abandono. Com tudo isto, Orlando Bule viu abrirem-se as portas para o triunfo, ele que rodou sempre perto dos dois primeiros: "Estava muito duro e escorregadio, mas conseguimos imprimir um bom andamento e estou muito satisfeito com o triunfo", disse no final da prova o piloto de Serpa.

Com estas alterações, Bruno Costa ascendeu ao lugar intermédio do pódio, depois de uma ligeira saída de estrada na zona espetáculo do primeiro troço. Até ao final as coisas já foram mais calmas, com o piloto a controlar quem vinha atrás de si, neste caso, Márcio Marreiros. Este também teve uma saída de estrada logo no início e problemas de embraiagem na segunda especial. Estes problemas agravaram-se a seguir e terminou mesmo sem embraiagem. Mário Almeida posicionou-se no quarto lugar, ele que já não competia há muito tempo, confidenciando no fim estava satisfeito apesar de ter caído a um campo. A fechar a lista dos cinco primeiros ficou António Nunes que adotou uma toada sem exageros, pois queria acima de tudo terminar.

publicado em Supermotores

Leia Mais

sexta-feira, março 30

Rali de Portugal: Hirvonen lidera na hecatombe da Ford

Mikko Hirvonen é o líder do Vodafone Rali de Portugal após a disputa das primeiras três especiais de 6ª feira, perante uma hecatombe na Ford que perdeu os seus dois carros em apenas dois troços.


Chuva, nevoeiro e muita lama são as terríveis condições que a caravana da prova encontrou ao final da manhã, e enquanto uns foram muito cautelosos, outros arriscaram e perderam tudo, e outros ainda arriscaram e tiraram frutos disso.

Entre os que perderam estão os homens da Ford. Jari-Matti Latvala saiu de estrada na quinta classificativa, e Petter Solberg seguiu-lhe o exemplo nos quilómetros finais do troço seguinte. Ainda na primeira passagem pelo troço de Tavira, Thierry Neuville viu o seu motor sobreaquecer após uma passagem por um curso de água e foi obrigado a abandonar.

Mas este troço de Tavira ficou parecido com um cemitério de WRC's e S2000's. Ott Tanak saiu de estrada num cruzamento na parte inicial da classificativa. No cruzamento anterior ficou Hayden Paddon, contribuindo para uma redução dramática no "top ten".

O troço seguinte foi um pouco melhor, com os pilotos cada vez mais cautelosos. Mas assistiu-se à saída de estrada de Petter Solberg perto do final da classificativa, esfumando as hipóteses da Ford. Só no terceiro troço do dia não se assistiram a abandonos significativos.

Em termos de tempos Dani Sordo aproveitou o facto de abrir a estrada para rubricar o melhor tempo nos três troços. Armindo Araújo é o segundo na estrada e conseguiu rubircar tempos entre os homens da frente, apesar de uma ligeira saída em Tavira 1. Mikko Hirvonen está atento aos espelhos retrovisores, porque Evgeni Novikov e Mads Ostberg aproximam-se do finlandês, ainda que Ostberg tenha furado na primeira passagem por S. Brás de Alportel.

Entre os nomes que perderam muito tempo estão Jari Ketomaa (problema no acelerador) e Nasser Al-Attiyah (não quer arriscar no que diz ser o rali mais dificil que já viu). Apesar de muito atrasado, Martin Prokop também tem efectuado muito bons tempos. Os pilotos que partem à frente têm tido vantagem, mas o uso de pneus mais macios também tem ajudado alguns dos pilotos.

A segunda ronda pelos troços desta 6ª feira acabou de ser dada como anulada pela organização. Desta forma a prova fica reduzida em 67km de percurso.

A chuva, nevoeiro e lama tornaram a primeira passagem pelos três troços do dia uma verdadeiro inferno. A primeira passagem por S. Brás teve mesmo de ser anulada para mais de metade da caravana, porque o Ford Fiesta S2000 de Al-Rajhi ficou atolado na passagem de um riacho que entretanto se transformou num rio. O Fiesta não passou, mas os carros restantes dificilmente passariam.

Inicialmente a organização optou por anular apenas a segunda passagem por S. Brás de Alportel, mas os pisos enlameados que os últimos concorrentes já encontraram na primeira passagem, deixariam antever problemas na segunda ronda, tendo o ACP optado por anular.

Com esta anulação a Ford vê reduzido o tempo de penalização para o regresso em Superally.

Amanhã a partida será feita por ordem inversa à classificação no que respeita aos 15 primeiros. Ou seja o líder Mikko Hirvonen irá partir muito recudado, o que será penalizador em caso de pisos muito enlameados.

Classificação após a 7ª PE:
1º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Citroen DS3 WRC - 1h20m01,7s
2º Evgeny Novikov / Dennis Giraudet - Ford Fiesta WRC - a 36,3s
3º Mads Ostberg / Jonas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 41,8s
4º Patrik Sandell / Maria Anderssen - Mini JCW WRC - a 3m07,2s
5º Martin Prokop / Maria Andersson - Mini JCW WRC - a 3m25,8s
6º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchinni - Citroen DS3 WRC - a 3m47,9s
7º Peter Van Merkesteijn / Eddie Chevaillier - Citroen DS3 WRC - a 3m50,8s
8º Dennis Kuypers / Robis Buysmans - Ford Fiesta WRC - a 4m41,8s
9º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Skoda Fabia S2000 - a 5m45,1s
10º Jari Ketomaa / Mika Stenberg - Ford Fiesta WRC - a 5m52,3s
11º Armindo Araújo / Miguel Ramalho - Mini JCW WRC - a 5m58,9s

compilado de Sportmotores

Leia Mais

Luís Mota no Rally Portugal Open

A Região Sul de Portugal vai ser palco da quarta ronda do WRC, onde de 5ª feira a Domingo se espera muita animação nos duros troços de terra do Algarve.

Inserido no Rally de Portugal Open estará a Competisport com a dupla Luís Mota e Alexandre Ramos, que apostam no competitivo Mitsubishi EVO IV para garantir o melhor resultado possível.

A dupla vem de uma vitória no Rali Coração de Ouro, sendo o Rally de Portugal o primeiro teste com o Mitsubishi nos pisos de terra, até porque será este mesmo carro que fará todas as provas em pisos de terra até ao final da temporada, já que no Rally Vidreiro a equipa do Cartaxo irá estrear o melhorado EVO VII.

Nestas últimas semanas a estrutura fez uma profunda revisão ao EVO, pois como nos referiu o piloto “ o nosso principal objectivo é mesmo terminar. O ano anterior tivemos azar a acabamos por desistir, o Rali é muito duro e como não temos assistência pelo meio é necessário fazer uma boa gestão da nossa prova”.

Em termos de resultados, Luís Mota e Alexandre Ramos tem como principal objectivo alcançar o pódio final, mas sendo a prova em pisos de terra, são também por natureza um sérios candidatos aos lugares da frente.

A prova para o Open disputa-se apenas no sábado com os concorrentes a fazer uma única passagem pelos troços de Almodôvar, Vascão e Loulé, totalizando 74 km em troços cronometrados, dos 227 totais da prova.

prees-release Nuno Pimenta

Leia Mais

quinta-feira, março 29

RP - Dia 1: Ford lidera no meio de uma caixa de surpresas

O aperitivo deste Vodafone Rali de Portugal, que era composto pela super-especial mais os três troços nocturnos, revelou-se uma verdadeira caixinha de surpresas. A animação em três dezenas de quilómetros foi superior àquela que assistimos em três dias de prova em algumas das jornadas do mundial.

A nota mais significativa é o abandono de Sebastien Loeb por saída de estrada e de Daniel Sordo por problemas eléctricos no novo Mini. No final de toda esta emoção, os Ford estão na frente com uma vantagem marginal sobre Mikko Hirvonen. Na guerra das tácticas da ordem de partida, a da Citroen parece ter funcionado melhor que a da Ford.

Os Ford foram os mais rápidos na 2ª PE, sendo este o troço onde os carros da M-Sport melhor andaram. Mas se Solberg estava feliz por manter a liderança conseguida na super-especial, outros comprometiam aqui a sua prova. Armindo Araújo saiu de estrada devido a um erro de notas e perdeu 5 minutos. Daniel Sordo viu um problema eléctrico cortar-lhe os faróis 100 metros apos o arranque e já não entrou no troço seguinte. Martin Prokop começava aqui um calvário com um problema de motor que o fez arrastar-se nos três troços nocturnos.

Na 3ª PE Sebastien Leob saiu de estrada devido a um erro de notas. A saída deixou o roll-bar do DS3 WRC danificado do lado do navegador, não tendo possibilidades de retomar a prova em superally. Os Ford voltam a revelar-se os mais rápidos com Jari-Matti Latvala a tomar a liderança a Petter Solberg, mas a sua vantagem para Hirvonen não foi grande.

No derradeiro troço da noite a chuva apareceu logo que os primeiros terminaram a classificativa, dando vantagem a estes e limitando a perfomance dos seguintes. E nos seguintes estavam os dois Ford que perderam quase toda a vantagem que tinham para Mikko Hirvonen, mas mantendo-se ainda assim na frente do rali.

Ott Tanak venceu este troço e está junto aos homens da frente no 4º lugar. Thierry Neuville teve uma passagem muito regular pelos troços nocturnos e é premiado com o 5º lugar, tal como Mads Ostberg que é 6º apesar de um furo na 3ª PE. Evgeny Novikov estava a ser também ele regular, mas perdeu tempo neste derradeiro troço e desceu a 7º na frente de Jari Ketomaa que só se pode queixar de um mau primeiro troço nocturno.

Hayden Paddon está a fazer um rali fantástico, liderando o SWRC com o 9º lugar final. Dennis Kuypers fecha o "top-ten". Patrik Sandell afirma ter um carro perfeito mas queixa-se de não encontrar o ritmo, o que justifica o 11º lugar. A justificação de Nasser Al-Attiyah para o 12º posto é a de que não consegue ver as curvas... Muita gente a revelar muitas dificuldades nos troços de terra nocturnos.

O melhor português é Pedro Meireles, que apesar de problemas de caixa de velocidades ocupa o 19º lugar da geral. Armindo Araújo está mais atrás e João Silva está a revelar muitas dificuldades no pelotão do WRC Academy.

Classificação após a 4ª PE:
1º Jari-Matti Latvala / Miikka Antilla - Ford Fiesta WRC - 25m04,6s
2º Petter Solberg / Chris Patterson - Ford Fiesta WRC - a 2,6s
3º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Citroen DS3 WRC - a 5,0s
4º Ott Tanak / Kundar Sikk - Ford Fiesta WRC - a 15,7s
5º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul - Citroen DS3 WRC - a 34,0s
6º Mads Ostberg / Jonas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 53,3s
7º Evgeny Novikov / Dennis Giraudet - Ford Fiesta WRC - a 1m02,9s
8º Jari Ketomaa / Mika Stenberg - Ford Fiesta WRC - a 1m15,0s
9º Hayden Paddon / John Kennard - Skoda Fabia S2000 - a 1m39,6s
10º Dennis Kuypers / Robis Buysmans - Ford Fiesta WRC - a 1m47,1s
11º Patrik Sandell / Maria Anderssen - Mini JCW WRC - a 1m54,2s
12º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchinni - Citroen DS3 WRC - a 1m57,0s
13º Craig Breen / Gareth Roberts - Ford Fiesta S2000 - a 2m04,2s
14º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Skoda Fabia S2000 - a 2m09,7s
15º Peter Van Merkesteijn / Eddie Chevaillier - Citroen DS3 WRC - a 2m31,6s

publicado por José António Marques em Sportmotores
Foto Fernando Britto - Facebook

Leia Mais

Petter Solberg foi o mais rápido na superespecial de Lisboa

O espetáculo do Mundial de Ralis voltou a abrilhantar as ruas junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Diante de uma imensa mole de espectadores, o melhor tempo foi alcançado por Petter Solberg, aos comandos de um Ford Fiesta WRC, com um tempo de 2.57,1s. Logo atrás, no segundo posto, ficou o Citroën DS3 WRC de Sébastien Loeb, ficando este a apenas 0,1s do norueguês.

O Ford de Solberg apresentava ligeiras marcas de pneus no para-choques dianteiro, algo que não levantou problemas de maior, como explicou na breve entrevista à World Rally Radio após o troço: “Dei um toque numa barreira de pneus numa chicane. Temos que ter cuidado com os pneus, porque estão frios e não podemos abusar”, referiu.

Jari-Matti Latvala foi o terceiro mais veloz desta especial em Lisboa, perdendo 0,7s com o seu Ford e fazendo o mesmo tempo que Mikko Hirvonen (Citroën), este na quarta posição. O quinto posto ficou para Ott Tanak (Ford), já a 2,8 segundos da frente, tendo atrás de si o MINI de Dani Sordo, este a 3,8 segundos.

Logo atrás ficou o português Armindo Araújo, que também esteve muito bem neste troço, ao ficar com o sétimo lugar, fazendo mais 4,3 segundos do que o melhor: “Correu tudo bem. Os pneus de terra não são os ideais para o asfalto para as condições são iguais para todos. Estivemos bem, sem cometer erros. Apenas algum ou outro excesso a andar de lado nalguns locais, mas tudo ok”, referiu o piloto luso à emissão da RTP.

A completar o top 10 ficaram Thierry Neuville (Citroën), Nasser Al-Attiyah (Citroën) e Dennis Kuipers (Ford).

Também em boa forma esteve o atual campeão nacional Ricardo Moura, com o piloto açoriano a fazer o 17º tempo e a destacar aos microfones da RTP que “não pudemos encarar esta superespecial apenas para o espetáculo, porque não nos podemos esquecer que a prova começa mais logo, com os troços noturnos, que serão muito duros. Mas é importante estar aqui e representar os Açores no meio desta imensa multidão”. Moura foi, durante algum tempo, o mais rápido, acabando depois por ser naturalmente batido pelos pilotos com ‘máquinas’ mais eficazes.

João Silva, da WRC Academy, fez o sexto melhor tempo da sua categoria naquela que é a sua estreia oficial na Academia.


1. P. SOLBERG 2:57.1
2. S. LOEB +0.1
3. J. LATVALA +0.7
4. M. HIRVONEN +0.7
5. O. TÄNAK +2.8
6. D. SORDO +3.8
7. A. ARAÚJO +4.3
8. T. NEUVILLE +4.4
9. N. AL ATTIYAH +5.5
10. D. KUIPERS +6.4
11. M. PROKOP +7.6
12. M. ØSTBERG +7.7
13. E. NOVIKOV +8.3
14. S. OGIER +8.7
15. P. VAN MERKSTEIJN (JR) +8.7
16. J. KETOMAA +8.7
17. R. MOURA +9.2
18. P. SANDELL +9.3
19. D. OLIVEIRA +9.4
20. P. FREIRE +12.5

Publicado em Autosport

Leia Mais

Monchiconta sem sorte em Vila do Bispo

O regresso da dupla Marco Gonçalves e Pedro Arroja ao regional sul acabou com um abandono - "A sorte nada quis com a nossa equipa no início do CRRS em Vila do Bispo."

Depois de uma super especial cautelosa devido à chuva, iniciámos o segundo dia de prova com um ritmo mais vivo, conseguindo logo na PEC 2 obter o melhor resultado dos carros de 2 rodas motrizes e o 9º lugar da geral. Na 3ª PEC começámos a sentir alguns problemas de caixa, mesmo assim chegámos ao parque de assistências com o 7º lugar da geral e 2º lugar da divisão 1. Infelizmente, logo no início da 4ª PEC os problemas de caixa agravaram-se e obrigaram-nos a desistir.

O aspeto positivo que podemos tirar desta prova consiste em comparar andamentos e demonstrar que podem contar connosco para lutar pelos lugares cimeiros das 2 rodas motrizes, pois esse é o nosso objectivo principal para 2012; vencer a classe 2 e as 2 rodas motrizes na classificação geral. Apesar do sucedido, esta vai ser a nossa postura para o resto do campeonato, mas para isso contamos com um pouco mais de sorte e um andamento consistente até ao final.

Agradecemos todo o apoio e profissionalismo da nossa equipa, que realizou um trabalho excelente na preparação do 306. Um grande obrigado para o Sr. Palma, Fábio, Abel, Sr. Luís, Maria e Chantel. Agradecimento também especial para o Dário e o Cláudio.

Muito gratos também aos nossos patrocinadores, porque sem eles não nos seria possível realizar mais um ano no CRRS…..


press Monchiconta Racing

Leia Mais

Rally de Portugal - Mini WRC

Não podia deixar de efetuar uma referência à armada Mini que estará presente no Rali de Portugal. Daniel Sordo e Patrik Sandell pela Prodrive, e o Armindo Araújo a defender isolado as cores do Team Mini Portugal, depois do despiste do Paulo "Palmeirinha" Nobre no Qualifying Stage.


DANIEL SORDO
Os adeptos estarão de olho no espanhol. Não só porque é um dos concorrentes que melhor conhece os troços do sul do país, como também irá estrear a nova evolução do Mini JCW WRC, sem esquecer as inevitáveis comparações com Armindo Araújo.
Andando um pouco atrás no tempo, Dani Sordo deu nas vistas em 2005, quando conquistou o título mundial junior num Citroën C2 S1600. No ano seguinte passou para o WRC com um Citroën Xsara WRC, e deu nas vistas nas provas de asfalto onde obteve um 2º lugar na Catalunha, um 3º em França e repetiu a 2ª posição na Alemanha. Estas exibições valeram uma chamada à equipa principal, Kronos Racing, relegando Xavi Pons para 2º plano. Consolidou a sua posição na equipa, aquando da lesão de Sebastien Loeb no final de época.
Entre 2007 e 2010 esteve ao serviço da Citroen, com o C4 WRC, desempenhando o papel de numero dois de forma quase exemplar, principalmente nas provas de asfalto que secundava um quase "inalcançável" Loeb. O tempo passou e teve que lidar com o facto de ser não conseguir chegar às vitórias, para além do aparecimento de Sebastien Oigier. No final de 2010 sai da Citroën e abraça o projeto da Mini, para desenvolver o John Cooper Works do WRC.
Em 2011, participa em algumas provas do mundial e surpreendeu na França, quando obteve um excelente segundo lugar, deixando fugir a vitória por 6,3 segundos. Ficava demonstrado que o Mini é competitivo em asfalto, deixando os rivais sobre aviso.
Este ano foi surpreendido com a decisão da "casa mãe" retirar o estatuto oficial à Prodrive, e assim não fará o mundial todo, embora continue a desenvolver a viatura. Aliás, será em Portugal que estreia a segunda evolução do Mini. Começou o ano em grande, com um 2º lugar no Monte Carlo, mas na Suécia abandonou com problemas de motor.
Sordo conhece bem o Rali de Portugal. Esteve na primeira edição de 2005, com o Citroën C2 S1600, dominando as duas rodas motrizes, regressou em 2006 com um Xsara da Piedrafita fazendo de carro 0, e nas três edições em que foi piloto oficial Citroën (C4) acabou no terceiro lugar.

PATRIK SANDELL
É outro nórdico que já tem um título Junior no currículo. Em 2006 Patrik Sandell participou no mundial com um Clio S1600, e fazendo da regularidade arma, pois acabou todas as provas, conseguiu somar o título JWRC, apenas com uma vitória - no Rali de Itália/Sardenha. Em 2007, manteve-se fiel à Renault, mas estreou a versão Clio R3, fazendo o périplo, onde incluiu uma passagem pelo Rali de Portugal. Em 2008 aproveitou a indefinição da atribuição das regras do agrupamento de produção, e participou com um Peugeot 207 S2000 no mundial de produção, e ao mesmo tempo no Junior (ora com o Clio S1600 ou com o R3). Apesar de ser forte candidato ao PWRC, somou vários abandonos que impediram a consagração. Então em 2009, mantém a aposta no PWRC, mas passou para o competitivo Skoda Fabia S2000. Começou o ano com duas vitórias, na Noruega e no Chipre. O volte face aconteceu em Portugal quando um acidente, marcou a fase "negra", e no final foi batido por um tal de... Armindo Araújo. Em 2010, disputou o novo campeonato SWRC com o Skoda Fabia, vencendo as rondas francesa e alemã, acabando como vice-campeão. No ano seguinte decidiu apostar no IRC, mas sendo um campeonato competitivo não teve argumentos para lutar com as equipas Skoda e Peugeot, apenas alcançando um bom resultado no Chipre (3º). Este ano, agarrou a vaga na Prodrive para algumas provas, e começou na Suécia com um oitavo posto.

ARMINDO ARAÚJO
Para falar do campeão português, seriam necessários vários parágrafos com a descrição de toda uma caminhada de sucesso. O piloto de Santo Tirso venceu todas as categorias que participou. Muito resumidamente recordando: foi campeão de Promoção em 2000, venceu o Troféu Saxo em 2001, vencedor da Formula 3 (Turismo até 1600cc) em 2002, 2003 e 2004, campeão de Produção em 2006, campeão nacional de Ralis entre 2003 e 2006 e campeão do Mundo de Produção (PWRC) em 2009 e 2010. Agora abraça o projeto Mini. Uma aposta arriscada em 2011 que começou com a odisseia do Mini 1.6 T S2000 no Rali de Portugal, e evoluiu posteriormente para o WRC. Alguns problemas de juventude, de adaptação e poucos testes condicionaram os resultados, sendo o melhor um 8º na Alemanha. Este ano, voltou a apostar na Mini... e a Mini apostou nele, mais ou menos. O diferendo Prodrive/BMW abriu portas a que Armindo Aráujo e o Team Mini Portugal ficassem a ostentar o titulo de pilotos oficiais Mini, "ganhando" o bilhete para época no WRC.
Obviamente que os adeptos depositam esperança num bom resultado do português "jogando em casa". Como justificação as inumeras presenças na prova nacional. Desde que veio para o sul, participou em todas, chegando inclusivamente a ganhar a edição de 2006, na frente de pilotos como Daniel Carlsson, Markko Martin, Patrik Flodin ou Janne Tuohino. Teve outras exibições inesquecíveis como a vitória no PWRC em 2009, acabando na frente de Martin Prokop e Eyvind Brynildsen, sendo ovacionado de pé no Estádio do Algarve. Por outro lado, a participação com o Mitsubishi Lancer WRC em 2007 não deixa saudades - a começar no acidente do shakedown até ao abandono na última especial de estrada, e ao facto de andar no último pelotão de WRC's. Em 2011 estreou o Mini em Portugal dando réplica aos "WRCistas" como Federico Villagra, Kimmi Raikkonen, Denis Kuipers ou mesmo Bernardo Sousa, até ao abandono com problemas de motor. Em todas as edições Armindo Araújo deixou a sua marca.

Leia Mais

Video Shakedown Rally de Portugal 2012



por Nuno Fontainhas e Tiago Fontainhas

Leia Mais

Tudo sobre a Super Especial de Lisboa

Um dos pólos de grande interesse desta edição do Vodafone Rally de Portugal volta a ser, sem dúvida, a Super Especial de Lisboa, a realizar na quinta-feira, dia 29 de Março, e que marca o primeiro ato competitivo da prova.


Mas num rali que tem por centro nevrálgico o Baixo Alentejo e o Algarve, como se processará tudo em Lisboa?

Depois de disputado o qualifying stage, a caravana dirige-se para Lisboa. Os carros não irão a rolar, mas sim acondicionados em reboques, devendo entrar no paddock técnico situado no Centro Cultural de Belém (CCB).

A partir das 10h30 os carros entrarão no parque fechado, situado em plena Praça do Império, ficando ao alcance visual dos espetadores. Ainda da parte da manhã, entre as 11h00 e as 12h30, os pilotos poderão reconhecer o trajeto da super especial em carros eléctricos, sendo que os pilotos de fábrica estarão em pista a partir das 12h00.

O programa prevê ainda para os pilotos "top" uma sessão de autógrafos junto à entrada principal do CCB, entre as 13h00 e as 14h00.

Os clássicos desportivos marcarão o arranque competitivo da Super Especial, a partir das 13h45, terminando com a final pelas 14h30.

O desfile dos pilotos será realizado entre as 14h40 e as 14h50, em clássicos descapotáveis, e pelas 14h55 sairá a primeira viatura para disputar a Super Especial, que terá início cinco minutos depois, ou seja, pelas 15h00.

Tal como sucedia no Estádio Algarve, também a SS de Lisboa será realizada em ordem inversa à da numeração das equipas, estando três carros em pista simultaneamente, com intervalos de 10/15 segundos para realizarem três voltas ao percurso. O sentido de realização da prova será idêntico para todos, não havendo, pois, partidas em sentidos opostos.

A última série terá início pelas 16h53 e todo o programa terminará pelas 16h58, altura em que fecha igualmente a transmissão directa da RTP2, iniciada pelas 15h30, e assegurada por nada menos do que 15 câmaras, uma das quais no topo do Padrão dos Descobrimentos.

De referir que existirão importantes condicionamentos à circulação na zona da Praça do Império, pelo que se solicita a todos quantos tencionarem assistir à Super Especial que estacionem os seus carros fora desta zona e que depois se desloquem a pé. Haverá bancadas para o público, bem como sanitários, zonas de restauração, etc.

Tudo se conjuga, pois, para que o início de mais uma edição do Vodafone Rally de Portugal no majestoso cenário da Praça do Império seja um tremendo sucesso, com uma enorme moldura humana.

publicado em RallydePortugal

Leia Mais

quarta-feira, março 28

Pedro Leone e Bruno Ramos no Rali de Portugal

Pedro Leone e Bruno Ramos, da Racing Team by Expofor, apostam em 2012 no Rali de Portugal, tendo sido convidados para o evento de suporte desta prova emblemática do WRC realizado no mítico troço de Fafe / Lameirinha e que contou com a presença de milhares de espectadores que puderam reviver as emoções do Rali de Portugal através das 3 passagens pelo troço de 6 kms cujo os pilotos procuraram dar o máximo de espectáculo.

Pedro Leone e Bruno Ramos, como já nos têm vindo a habituar revelaram uma vez mais o extraordinário entusiasmo que os move neste mundo dos ralis e com a sua emblemática máquina o Ford Escort Cosworth deram espectáculo pelas terras de Fafe procurando presentear os milhares de pessoas que criaram uma moldura humana única que ao longo de todo o dia transmitiu permanentemente um enorme entusiasmo aos pilotos.
Segundo o Piloto, Pedro Leone: "Foi fantástico a participação neste rali e estar perante esta multidão que em momento algum deixou de mostrar um enorme entusiasmo e que muito nos incitou ao espectáculo. Foi um momento único e a prova correu-nos muito bem, agora é com este mesmo entusiasmo vamos partir para o Algarve já na próxima 5ª feira, procurando no sábado manter esta boa performance”. Já Bruno Ramos afirma: “ Esta prova correu-nos bem, o que nos deixa com boas perspectivas para a nossa participação no Rali de Portugal - Open. Foi incrível correr perante esta multidão de adeptos que espero que se repita já no Algarve”.
É já esta 5ªf que vai para a estrada a prova a contar para o Mundial de Ralis, em que a equipa da Racing Team by Expofor foi convidada para participar no Rali de Portugal – Open, prova se irá realizar no Sábado e que será composta por 3 troços num total de cerca de 70kms cronometrados.
O projecto de 2012 da Racing Team by Expofor, conta com o apoio da Expofor, Santogal; Wurth; Petronas; Tintauto; PPG; QeF; Wash e Go; Publicom; Fronti; VigiPrivada; By Wash; GT Alarmes; Piquetassiste e Galp Formula.

press Santogal

Leia Mais

Ford e Citroën com estratégias opostas

Mal terminou a sessão de qualificação, os 18 pilotos prioritários FIA inscritos no Vodafone Rally de Portugal escolheram a sua posição de partida para a primeira etapa da competição no palco Nokia, em pleno parque de assistência.

Foram muitos os factores em equação para determinar a escolha dos pilotos e pelo que se viu durante o processo, os pilotos da Ford e da Citroën decidiram seguir caminhos antagónicos. A precisão de chuva pode dar vantagem a quem parte primeiro, mas se tal não acontece, então o ideal é largar o mais atrás possível. Quem optou por esta situação não será penalizado por ter de “limpar” a estrada, mas poderá ser confrontado com piores condições de visibilidade nas especiais nocturnas, devido ao pó que possa ficar no ar.

Os organizadores decidiram regar duas das três classificativas que se vão realizar à noite para minimizar essa questão mas os pilotos não sabem se esta medida resultará para todos os pilotos.

Perante este cenário, Jari-Matti Latvala foi o primeiro a escolher e assumiu assumiu o risco ao preferir ser o 17.º na estrada, acreditando que não vai chover e assim terá os troços limpos quando passar. O seu companheiro de equipa, Petter Solberg, foi o segundo mais rápido na qualificação e adoptou uma estratégia semelhante ao escolher o 16.º lugar para partir.

No final, Latvala justificou que “Como equipa, acreditamos que o efeito de ‘limpar’ a estrada vai afectar mais a competitividade dos pilotos do que os problemas com o pó. Poderá haver alguns problemas com pedras, mas isso pode acontecer com todos. Penso que se houver pó, então certamente poderemos ter dificuldades, mas os organizadores disseram que iriam regar a estrada e espero que isso ajude.

Discutimos muito esta questão com a equipa e passámos muito tempo a estudar a melhor solução. Fiquei surpreendido com a escolha da Citroën – pensava que um carro podia partir mais à frente, mas nunca acreditei que optassem por serem primeiro e segundo. Isto é emocionante, porque fizemos uma abordagem do rali completamente diferente. Acho que a nossa estratégia é mais arriscada mas se formos sempre conservadores é difícil bater a concorrência.

A Citroën adoptou uma estratégia oposta ao decidir ocupar o primeiro e o segundo lugares na estrada, depois de os seus pilotos terem sido terceiro e quarto na qualificação. A equipa francesa decidiu que sair o mais cedo possível é vantajoso.

Mikko Hirvonen, que vai abrir a estrada nos troços de amanhã, explicou: Não assumimos que as especiais estejam secas – talvez chova mas, mesmo assim, prefiro ser o primeiro a partir. Na minha opinião, é a opção mais segura. Se estiver seco e houver vento talvez a posição do Jari seja a melhor, mas é uma jogada de risco. Até posso perder 20 segundos nos três primeiros troços, mas se houver pó ele deverá perder cerca de meio minuto. Nós decidimos qual a posição ideal para nós antes dos pilotos da Ford terem feito as suas escolhas.

A ordem de partida para a primeira etapa é a seguinte:

1. Hirvonen
2. Loeb
3. Tanak
4. Sordo
5. Ketomaa
6. Neuville
7. Araújo
8. Prokop
9. Al Attiyah
10. Oliveira
11. Van Merksteijn Jr.
12. Kuipers
13. Sandell
14. Ostberg
15. Novikov
16. Solberg
17. Latvala

publicado em RallydePortugal

Leia Mais

Jari-Matti Latvala foi o mais rápido no Qualifying

Jari-Matti Latvala começou o Rali de Portugal na frente, já que foi o mais rápido no Qualifying, realizado esta manhã. Assim, o piloto finlandês poderá escolher agora qual será a posição em que irá partir para os troços de quinta-feira.

A Ford entrou bem na prova, já que Petter Solberg foi o segundo melhor deste troço, perdendo cerca de 1,8 segundos para o seu companheiro de equipa. Na terceira posição aparece Mikko Hirvonen, com o melhor dos Citroën, sendo seguido de perto por Sébastien Loeb, ao passo que Ott Tanak, noutro Ford, surge em quinto, com Evgeniy Novikov em sexto.

Dani Sordo foi o melhor dos MINI, com o sétimo melhor tempo, enquanto Armindo Araújo foi o 12º desta classificativa. Nasser Al-Attiyah perdeu algum tempo quando falhou um cruzamento neste troço, enquanto Paulo Nobre não terminou a especial, tendo capotado com o seu MINI perto da chegada: "Foi um pequeno capotanço, mas mais um acidente", referiu Nobre.

1º J. Latvala 3:01.884s
2º P. Solberg 3:03.655s
3º M. Hirvonen 3:04.232s
4º S. Loeb 3:04.249s
5º O. Tanak 3:04.582s
6º E. Novikov 3:05.754s
7º D. Sordo 3:05.789
8º J. Ketomaa 3:05.921
9º M. Ostberg 3:05.968s
10º T. Neuville 3:06.142
11º P. Sandell 3:07.215
12º A. Araújo 3:09.852


Publicado em Autosport

Leia Mais

terça-feira, março 27

Rally de Portugal - "Os Outros" Ford WRC

A armada Ford irá estar em força no Rally de Portugal. Apesar do domínio da Citroën para o mundial, a Ford apresenta um número elevado de participantes, com argumentos fortes para lutar pelos lugares cimeiros.


OTT TANAK
Este piloto estónio estreou-se no mundial no Rally de Portugal de 2009, com um Subaru Impreza Sti, e logo deu nas vistas. Em 2010 participou no Pirelli Star Driver e venceu o PWRC na Finlândia e na Grã-Bretanha. Em 2011 incorporou o SWRC, com um Ford Fiesta S2000 e deu nas vistas, estando na luta direta com Juho Hanninen pelo título. Estreou-se com o Fiesta WRC no Rally GB do ano passado. Durante algum tempo foi apontado como nº2 de Latvala da Ford, mas ficou pela 2ª equipa da M-Sport. Esta temporada obteve um quinto lugar no México, o seu melhor resultado no WRC.
Provavelmente irá usar o Fiesta com o chassis 19, que no ano passado foi utilizado por Denis Kuipers.

EVGENIY NOVIKOV
Mais um jovem piloto russo, que já deu nas vistas por duas razões - surpreende pelos resultados alcançado ou pelos valentes despistes que protagoniza. Disputou o PWRC em 2008l com um Subaru Impreza e conseguiu somar cinco abandonos em sete presenças. Não satisfeito em 2009, saltou para o Citroën Junior Team, e tripulou um C4 WRC - 4 acidentes, um deles no Rali de Portugal, mas também alcançou um 5º lugar na Sardenha. Efetivamente parecia não ter sido feito para isto e colocou um ponto final na carreira. Depressa o ponto final, se tornou em vírgula, participando em algumas provas do campeonato russo. Em 2011 voltou novamente ao mundial - participou em algumas provas com o Fiesta WRC da Stobart, e na Catalunha com o DS3 (teceu elogios, obteve um 7º lugar), mas regressou à Ford. Começou o ano em grande, surpreendendo com o quinto lugar no Monte Carlo, e também na Suécia. Aparentemente aparecia a maturidade, até ao Rali do México, onde uma sucessão de despistes colocaram ponto final na corrida.
Deverá participar com o chassis 12 da Ford, um carro que já foi do mexicano Villagra.

DANIEL OLIVEIRA
O brasileiro regressa ao WRC, desta vez com um Ford Focus WRC, e na companhia de Carlos Magalhães. Em 2010 participou no IRC, num Peugeot 207 S2000, mas somou diversos abandonos (não havia SuperRally!!!), passando inclusivamente (despercebido) na Madeira. Em 2011 montou um projeto mundial, com o portugês Carlos Magalhães apostando no novo Mini. Estreou (com o Armndo Araújo) a versão 1.6T S2000 no Rally de Portugal, e evoluiu para o WRC na Sardenha. O melhor resultado com o WRC foi 25º na Catalunha (com o argentino Fernando Mussano como navegador, pois o Carlos Magalhães estava lesionado na sequência de um acidente no Rally de França. Este ano já participou na Suécia com um Impreza WRX, e num rali austriaco, com um Peugeot 207 S2000 (foi 3º). Estreia em Portugal o Ford Fiesta WRC, do Team Brazil WRT.

MADS OSTBERG
Nascido no seio de uma familia que "respira" rali, estreou-se logo com um Subaru Impreza WRC, em 2004. Em 2006 sagrou-se campeão noruguês e fez algumas inscursões em provas do mundial (Finlandia, Suécia e GB). Em 2007 tem uma participação mais extensa no WRC, onde destaco a primeira presença no Rali de Portugal (acidente), e o 8º lugar à geral na Finlândia.
Em 2008, repete o título norueguês de ralis, e participa com a equipa Adapta no mundial com um Impreza WRC07, mas sem resultados extraordinários, o mesmo acontecendo em 2009 (o melhor que obteve foi o sexto lugar no Rali de Portugal, sendo parceiro de Marcus Gronholm). Em 2010, soma 11 vitórias na Noruega, faz algumas presenças no WRc, entre as quais o Rali de Portugal,acabando no sétimo lugar. Aproxima-se da M-Sport, participando na Córsega e na Alemanha com um Fiesta S2000. Antevendo o seu futuro, em 2011 passa para a equipa Sobert, e participa no mundial com o Fiesta WRC - arranca logo com um 2º lugar na Suécia, e termina novamente o campeonato com um 2º lugar no Rali de Gales. Este ano já tem um pódio na Suécia e um 4º lugar no México. Participa com o Fiesta chassis #5, que no ano passado "voou" no shakedown do Rali de Portugal, tripulado pelo Ken Block.

HENNING SOLBERG
O noruguês (o simpático irmão de Petter) já leva uns bons anos de ralis, portanto é dificil sintetizar tudo anualmente. Estreou-se no mundial com um Celica GT-Four na Suécia em 1998. Em 1999, fez algumas provas do europeu com o Subaru Impreza WRX, onde se inclui uma passagem pela Madeira. Em 2000, com o Ford Escort WRC, passa por Portugal abandonando após um acidente. Em 2001 voltou a Portugal e foi uma das vitímas do lamaçal, ficando preso com o Toyota Corolla WRC. Em 2004 faz o mundial com um Peugeot 206 WRC da Bozian Racing, sendo o melhor registo o 6º na Suécia. Em 2005 passa para um Focus WRC da BP Ford WRT e fica às portas do pódio no Chipre. Em 2006 regressa ao Peugeot, mas agora com o 307 WRC, "fundando" o Team Peugeot Norway, e alcança o primeiro pódio (3º) na Turquia. 2007, volta à Sotbart, com o Focus WRC e obtem dois terceiros lugares no Japão e Noruega. Mantém o projeto para 2008, mas o melhor que arranja são três quintos lugares - México, Turquia e Finlandia. Em 2009, arranca com dois quartos lugares na Irlanda e Noruega, faz dois 3º's na Argentina e Polónia, facto que contribui para o sexto lugar no mundial. Em 2010, troca o seu habitual navegador, Cato Menkerud por Ilka Petrasko (ex-Manfred Stohl), mas mantém-se fiel à Ford - primeiro com o WRC, mas na fase final faz um downgrade para o Fiesta S2000. Em 2011, faz o mundial, e acaba com um excelente 3º lugar no Rally de Gales (um rali atípico que permitiu regressar ao pódio, numa fase já descendente da carreira). Este ano com o Matthew Wilson está na equipa Go Fast Energy - foi sétimo na Suécia. É a sua sétima participação no Rally de Portugal, e tem como melhor registo o quinto lugar alcaçado em 2009.

JARI KETOMAA
Apesar de ter dado em 2010 nas vistas aquando da sua prestação no SWRC, este finlandês já leva uns bons anos de ralis. De 2000 a 2005 já participou no campeonato finlandês com um Subaru Impreza. Em 2006 passou para um Mitsubishi Lancer EVO 8/9. Em 2007, obteve três vitórias à geral e foi campeão finlandês, fazendo também a sua primeira participação no mundial, na prova caseira. Em 2008 participa no PWRC com um Subaru Impreza do Team Subaru Dealer Finland - tem como melhor resultado o 2º lugar na Suécia. Em 2009 volta a dedicar-se ao competitivo campeonato finlandês ganhando-o. No WRC, participa com um Impreza WRC, na Finlândia alcançando um excelente sétimo posto. A aposta em 2010 foi no SWRC, com um Ford Fiesta S2000, vencendo as etapas do Rali de Portugal, Nova Zelandia e Japão. Volta ao mundial em 2012 (em 2011 fez um programa internacional de Mitsubishi EVO9), com um Ford Fiesta WRC com o patrocinio D-Mack. Trás o chassis #9, que foi usado pelo Matthew Wilson no ano passado.


foto João Costa - Supermotores

Leia Mais

Rally de Portugal - Ford WRT

Fique a par de alguns dados estatísticos e curiosidades sobre os pilotos oficiais da Ford, e respetivas viaturas, que irão disputar o Rally de Portugal.

JARI-MATTI LATVALA
Jari-Matti Latvala é conhecido pela sua rapidez, e principalmente pela sua impetuosidade, que já lhe valeu muitos despistes. É visto com frequência na liderança, mas raramente acaba no 1º lugar... quando acaba. Como tal, apenas tem seis vitórias no WRC - com uma média de uma por ano (só em 2010 é que venceu por duas vezes - ano quem se sagrou vice-campeão mundial). Teve uma boa fase final de 2011, muito rápido e regular, e foi compensado com a ascensão a número 1 da Ford para 2012.
Já participou por 4 vezes no Rally de Portugal, sendo o melhor registo o 3º lugar do ano passado. Em 2009 e 2010, protagonizou dois violentos despistes, o primeiro dos quais correu o mundo e valeu abertura de jornais, tal o impacto visual (felizmente sem consequências de maior).
Este ano já tem dois abandonos (Monte Carlo e México) e uma vitória na Suécia.
Irá utilizar em Portugal o chassis 28 do Fiesta WRC, com que participou nas provas europeias do WRC.

PETTER SOLBERG
O último campeão da era pós-Loeb, volta a Portugal novamente como piloto oficial, desta vez com a Ford. Curiosamente, a sua primeira presença em Portugal, em 1999 foi com um Ford - o Focus WRC. Já soma sete participações no Rally de Portugal, e o seu melhor resultado foi em 2007 quando acabou no segundo posto com o Subaru Impreza WRC. Entre 99 e 2010, foi acompanhado pelo Phil Mills, aliás a última prova deste navegador foi o Rali de Portugal desse ano. Daí para cá, é Chris Patterson o "boneco cantador".
Quanto ao palmarés - tem 13 vitórias no WRC (4 das quais no Rally GB), mas desde o final de 2005 que não saboreia o champanhe do primeiro posto. (a título de curiosidade, e apesar de muitos pensarem que Petter Solberg venceu primeiro no mundial, até aqui Sebastien Loeb o superou, pois venceu o Rali da Alemanha 2002, a 25 de Agosto, enquanto que o 1º triunfo de Solberg foi também em 2002, em Gales, mas a 17 de Novembro). Na história recente, alcançou alguns pódios importantes, como o 3º lugar na Sardenha e Austrália em 2011, e este ano também registou igual marca no Monte Carlo e México.
Irá utilizar o chassis 29 no Rally de Portugal, que já foi usado este ano pelo norueguês nas provas europeias do WRC.

Leia Mais

'Qualificação' para o Rali de Portugal com importância redobrada

O Vodafone Rally de Portugal começa na quinta-feira mas os pilotos vão contar já amanhã com a prova de ‘qualifying’, uma das novidades regulamentares da presente época e que, este ano, se assume como um dos momentos determinantes das provas de terra do Mundial de ralis, pois é a partir do mesmo que se define a ordem de partida para o primeiro dia de competição.


Aquela fórmula apenas se aplica nos ralis de neve e terra, com os pilotos com prioridade 1 FIA a terem uma janela de duas horas, durante a prova de teste, para poderem treinar. Depois disso, e pela ordem de classificação no campeonato, fazem uma passagem contra o relógio para determinar a ordem de partida para o primeiro dia. O mais rápido é o primeiro a escolher, enquanto aqueles que não conseguirem completar a sua sessão ficam com os lugares que os adversários não quiserem. Nos dias seguintes de competição, os pilotos saem para a estrada pela ordem inversa à da classificação referente ao final do dia anterior.

Jari-Matti Latvala, piloto da Ford, explica que “neste tipo de provas existe muita terra solta e por isso é importante partir o mais atrás possível para não termos de 'limpar' a estrada", afirma o finlandês. "Por outro lado, se chover, é melhor sair na frente porque a seguir as especiais ficam cada vez mais lamacentas e escorregadias".

Sébastien Loeb, concorda com o seu adversário, mas ressalva que estes princípios apenas se aplicam "em condições normais", porque se houver muito pó e as condições meteorológicas não contribuírem para a sua dissipação, partir atrás pode não ser tão positivo como o esperado.

Por isso, e com a introdução de três troços noturnos, a maioria dos pilotos está à espera por previsões meteorológicas mais exatas para os dias de competição e, só depois, tomará uma decisão relativamente à escolha da posição de partida. Uma coisa é certa, todos os pilotos vão dar o máximo durante o ‘qualifying’, como sustenta Evgeniy Novikov, porque ninguém quer ser o último a escolher o seu lugar.

Publicado em Autosport

Leia Mais

Marco Ferreira vence em Vila do Bispo

Marco Ferreira não poderia ter tido melhor estreia no Regional Sul de Ralis 2012, levando o Citroen Saxo ao quarto lugar da geral, vencedor entre os inscritos com viaturas de duas rodas motrizes, e da classe com veículos até 1600 cc

O piloto de Santiago do Cacém diz que o "balanço não pode ser mais positivo. O resultado superou todas as nossas expetativas, porque o objetivo passava por andar com o carro e aprender mais sobre os ralis. Os resultados foram excelentes, tendo em atenção a pouca experiência acumulada até aqui, e as limitações que advêm de utilizar um carro com uma caixa sem autoblocante, praticamente de origem".

Sobre a prova em particular, Marco Ferreira admitiu que entrou algo preocupado, pois "antes da prova soubemos que tínhamos um problema com a caixa de velocidades e tive algum cuidado com o seu uso, logo na super especial".
Para além da situação com a caixa de velocidades do Citroen Saxo, o piloto viu-se a braços com uma contrariedade antes da prova, uma vez que o seu habitual navegador ficou impossibilitado de marcar presença.

"Um dia antes da prova o João teve uma queda que o impossibilitou de estar presente, mas felizmente o José Teixeira estava disponível para correr, pelo que acabamos por alinhar sem qualquer pressão. Na primeira especial procurámos perceber mais sobre o carro, acertámos alguns pormenores e na segunda passagem tirámos bastante tempo à primeira. Apenas na última especial não melhorámos, pois a caixa não respondia e pensei mesmo que teria que abandonar. Felizmente conseguimos acabar e logo com um resultado que me deixa muito satisfeito, pois não ambicionava lugares de destaque. Foi tudo muito positivo, inclusive o facto de ter ficado a 10 segundos do terceiro lugar", completou o piloto.

No próximo fim de semana o piloto vai marcar presença no Rally de Portugal. Marco Ferreira refere que "a presença no Rally de Portugal, uma prova do Mundial de Ralis, é como um sonho para mim. Esta prova vai servir para dar maior visibilidade aos meus patrocinadores e é também uma forma de lhes agradecer o apoio que me dão para realizar o projeto de correr este ano no Regional Sul. Quanto a objetivos, estes passam por fazer quilómetros com o carro e continuar a aprender, mas agora com um ritmo ainda mais cauteloso, pois é uma prova extensa e bastante dura".

press Sports Multimédia

Leia Mais

Lunardi e Valle vencem no Algarve

A passagem da Porsche Cup pelo Algarve teve dois resultados diferentes: Valle venceu a primeira e Lunardi bateu a concorrência na segunda, aumentando a sua liderança no campeonato


As duas provas da Porsche Cup no Algarve tiveram três líderes e muitas mudanças de posição até ao final. Tom Valle venceu a primeira corrida no autódromo português e Clemente Lunardi, que venceu a segunda, mostrou ser o piloto a bater na temporada de 2012, fruto da sua prestação no circuito algarvio.

Com este resultado, Clemente Lunardi aumentou a liderança no campeonato, contando agora 82 pontos; o segundo é Ricardo Baptista, com 70; Fábio Viscardi, com 62 pontos, fecha o pódio e é seguido por Roberto Posses, no quarto lugar, com 46 pontos. Tom Valle, que hoje venceu a primeira prova, é o 5.º; seguido de Marcel Visconde, em 6.º. Daniel Paludo e Otávio Mesquita, seguem-se na classificação, nos sétimo e oitavo postos. Adalberto Baptista é o nono e Guilherme Figueirôa fecha o lote dos dez primeiros.

publicado em Automotor

Leia Mais

Rally de Portugal - Citroën DS3 WRC

Nasser Al Attyah e Thierry Neuville também vão usar o Citroën DS3 WRC no Rally de Portugal, das equipas Qatar WRT e Citroen Junior WRT respetivamente.

NASSER AL-ATTIYAH
É um príncipe do Qatar, que gosta de desporto automóvel, e dispõe de uma autonomia financeira que permite participar nas mais variadas competições. Já passou pelo PWRC, pelo SWRC, e até pelo Dakar, onde venceu a edição de 2011 com o VW Touareg oficial.
Este campeão do mundo de Produção em 2006 - Subaru, tem como melhor resultado à geral o sexto lugar no México deste ano.
Para além do desporto automóvel, também é atleta olímpico de tiro ao alvo e aficionado de corridas de cavalos.
Já participou por duas vezes no Rally de Portugal, em 2009 e 2010, primeiro com o Subaru Impreza STi e depois com o Ford Fiesta S2000. Ao seu lado, o "pequeno" Giovanni Bernacchini.
Trás o Citroën DS3 WRC com o chassis 12, que já foi usado no ano passado pelo russo Evgeny Novikov e pelo holandês Petter Van Merkstjein.

THIERRY NEUVILLE
Este jovem belga é um dos pilotos mais promissores. As exibições no IRC, com a equipa Peugeot Team Belux, onde obteve vitórias no Rally de Sanremo e na Córsega 2011, frente à dificil armada Skoda, ou a mesmo a Golden Stage no Chipre, "encheram o olho". Em 2010 havia disputado o JWRC, com um Citroën C2 S1600, obtendo uma vitória na Bulgária. No Rali de Portugal também chegou a passar pela liderança, mas abandonou após um despiste (única presença na prova portuguesa).
Este ano não tem a sorte do seu lado e ainda não obteve um resultado condizente com o andamento. O cúmulo do azar registou-se no México, quando ocupava a 4ª posição e foi atingido por uma pedra atirada por um espetador, que motivou uma saída de estrada.

Leia Mais

segunda-feira, março 26

Rally de Portugal - Citroën WRT

Fique a par de alguns dados estatísticos e curiosidades sobre os pilotos oficiais da Citroën, e respetivas viaturas, que irão disputar o Rally de Portugal.

SEBASTIEN LOEB
Muito provavelmente o melhor piloto de ralis de sempre, tem um palmarés invejável, de domínio quase absoluto, com uma expressão dominante que ofusca os demais concorrentes. O francês tem 9 títulos mundiais - oito absolutos e um júnior em 2001. Tem 69 vitórias, em quase todos os ralis, e em todos os tipos de piso - asfalto, neve, terra, mas sempre com um Citroën (o 2º concorrente com mais vitórias é Marcus Gronholm que "só" tem 30). Foi o melhor em 817 provas especiais de classificação !!!
Desde que a prova portuguesa pontuável para o WRC se disputa a sul, ostentou sempre o número 1 de porta, e somou vitórias em 2007 e 2009 com o Citroën C4 WRC. Em 2010 e 2011 viu o seu colega de equipa, Sebastien Oigier se superiorizar, ocupando o segundo posto. Sempre contou com a companhia de Daniel Elena no banco do lado direito.
Este ano já somou duas vitórias - Rali de Monte Carlo e Rali do México, prova que antecede o Rali de Portugal.
Irá utilizar o chassis nº14 da Citroën, com o qual venceu o Rali da Catalunha e o Rali da Argentina, o ano passado e foi sexto classificado na Suécia este ano.


MIKKO HIRVONEN
Este "finlandês voador" já defendeu oficialmente as cores da Subaru, Ford, e este ano passou para nº2 da Citroën. Tem no seu currículo três títulos de vice-campeão mundial, o último dos quais o ano passado, a apenas um ponto de Loeb. Foi uma fase final recambolesca, em que os abandonos e os "atrasos" de Latvala permitiram chegar a Gales com tudo em aberto...
Tem 14 vitórias no WRC, três das quais na Austrália, e 53 pódios.
Já participou no Rally de Portugal por cinco vezes, a primeiras das quais em 2005, como piloto convidado num Subaru Impreza de produção. Acabou no 2º lugar atrás de Daniel Carlsson. Voltou a ser segundo classificado em 2009, já com o Ford WRC. Nas duas últimas presenças obteve o 4º posto.
O melhor registo esta temporada são dois segundos lugares na Suécia e no México.
Irá utilizar o chassis nº 15 do Citroën DS3 WRC, que foi usado por Oigier na Argentina e Catalunha no ano passado. Este ano já disputou o Rali da Suécia com esta viatura.

Leia Mais

João Rodrigues e Fernando Almeida no Rali de Portugal – OPEN – 2012

É com muita satisfação que esta dupla vai participar no Rali de Portugal OPEN de 2012.

O piloto de Faro comunica que a sua primeira prova deste ano, será o Rali de Portugal Open de 2012, em grande parte, devido ao enorme mediatismo em redor desta prova, podendo desta forma dar um maior retorno aos seus patrocinadores. Segundo o mesmo “esta participação no Rali de Portugal Open, é para mim e para o meu navegador, para além de um enorme orgulho, também a oportunidade perfeita de agradecer e dar retorno a quem em nós aposta neste ano de 2012”.
Além do Rali de Portugal Open, o piloto confirma ainda que vai fazer o CRRS - Campeonato Regional de Ralis Sul 2012.
Relativamente à viatura, a aposta mantém-se no fiável Volkswagen Golf. Para o Rali de Portugal Open, a equipa da PMCARService preparou e trabalhou o carro para o tornar ainda mais competitivo, deixando o piloto com vontade de "tentar aproveitar ao máximo e se possível entrar na luta pela vitória nas duas rodas motrizes. Mas estou consciente da concorrência existente e além disso vou também para rodar e ganhar ritmo, dado que desde que o campeonato do ano passado terminou (Rali de Silves), não voltei a andar mais com o carro", referiu João Rodrigues.
A equipa aproveita assim para agradecer o apoio dos patrocinadores, que apostam no projeto, bem como a toda a equipa de assistência da PMCARService, pelo excelente trabalho na preparação da viatura, e ainda a todos os familiares e amigos que os apoiam.
O projeto de 2012 conta com o apoio da Liqui-Moly Portugal (Tiago Almeida), NSA (Garantia Automóvel – Dra. Sofia Cruz e Valdemar Santo), Grupo FIAAL (Concessionários Ford, Jaguar, Land-Rover, Range Rover e Mazda em Faro – Aníbal Guerreiro), Pontautos (Concessionário Volvo – Faro e Portimão – Carlos Zambujal), Vedrol (Gilberto Gonçalves e Amando Horta), PMCARService (Zona Ind. Loulé – Fernando Silva, Ricardo Silva e Eng.º Próspero), My Center Sports & Wellness (Faro - Ricardo Duarte), Rogério & Emanuel (Rogério Emanuel), Carlos Susana (Faro - Eletricidade Auto – Carlos Susana), NT-Cars (S.B.Messines – Tó-Zé e Nuno Rodrigues), A.Mestre, Lda. (Loulé - António Mestre), J.Silva, Lda. (José Silva) e Comidinhas Wine-Bar (Portimão – Tó-Zé Almeida).


comunicado de imprensa JoãoRodrigues/Fernando Almeida

Leia Mais

domingo, março 25

Marreiros venceu com sorte e saber

O Rali Vila do Bispo fica marcado por uma verdadeira hecatombe de desistentes e com o facto de o primeiro classificado após o último troço não ter sido o vencedor!!!


Márcio Marreiros, após ter vencido a super-especial entrou com um ritmo forte, dando desde logo a entender de que seria um passeiro solitário para a vitória. Contudo, a falta de pressão no turbo, a meio do rali, atrasou Márcio Marreiros, que coincidiu com o ritmo diabólico de João Correia.

Dessa forma, Correia passou para a liderança e quando parecia que tinha a vitória na mão, a caia de velocidades do Mitsubishi partir a 500 metros do final da última especial.

Marreiros regressou assim ao comando após a derradeira especial, iniciando da melhor forma o Regonal Sul, no qual é um dos candidatos.

Conta tanta desistência, entre os principais candidatos ao pódio, Nuno Venâncio levou o seu BMW 325 ix ao segundo lugar, mas a mais de 3 minutos do vencedor.

Também muito bom foi o terceiro lugar de José Dimas, num Subaru Impreza, seguindo-se Marco Ferreira, que levou o seu Citroen Saxo à vitória entre as duas rodas motrizes.

Carlos Martins, terceiro classificado, após a segunda especial, desistia com problemas de embraiagem, José Merceano viu o diferencial ceder (o motor também não estava a render o desejado), na mesma especial, enquanto Luís Nunes teve uma saída de estrada... também nesse troço.

Orlando Bule (transmissão), Ruben Tabaio (motor) e António Lampreia (suspensão) foram outros protagonistas da prova que desistiram.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

sábado, março 24

Marreiros entrou ao ataque

Márcio Marreiros entrou ao ataque na super especial da Vila do Bispo, averbando o melhor tempo e distaciando a concorrência. Um top 10 de 4x4, destaque para a intromissão de Marco Ferreira no Saxo - 5º classificado.

Começou à pouco o Rali de Vila do Bispo, com a super especial noturna, disputada em asfalto. Márcio Marreiros entrou com o pé direito, demonstrando que está lá para vencer, e superiorizou-se em 2,2 segundos ao 2º classificado. Carlos Martins também esteve bem ao fazer o percurso em 2:16,7, na frente de Luís Nunes, que mais distanciado já está a 6,3 de Marreiros. José Merceano foi o 4º classificado com o BMW 325 IX. Nota de destaque para Marco Ferreira que deu o mote nas duas rodas motrizes, e foi líder durante muito tempo. Jorge Baptista no VW Golf foi o segundo da Divisão I (14º classificado)

CLASSIFICAÇÕES ONLINE

Leia Mais

Bernardo Sousa confirmado na Lotus

Apesar de todas as notícias que foram postas a correr há algumas semanas, que dava conta de Bernardo Sousa com a Lotus para disputar o Campeonato Europeu de Ralis com a Lotus, a verdade e que o piloto madeirense não tinha qualquer vínculo com a marca britânica.

Mas agora tudo está bem encaminhado, pois o piloto já deu a conhecer fotos suas no Facebook com a t-shirt da Lotus, devendo em breve ser feita a confirmação oficial, assim que fiquem definidos alguns pequenos pormenores contratuais.

Em declarações à RTP Madeira Bernardo explicou que o contrato será por 2 anos mas não quis adiantar mais pormenores até ser feito o anuncio oficial pela marca. Ralis em pisos de terra também deverão fazer parte do programa de provas onde o Lotus Exige R-GT alinhará, com especial foco no Campeonato Europeu da especialidade.

O navegador com o qual irá participar já no Rally 1000 Miglia, será o italiano Corrado Mancini.
A estação televisiva madeirense (RTP-M) confirmou ainda a presença de Sousa no Rali Vinho Madeira com a Lotus, marca com a qual estará vinculado por dois anos.

compilado de Sportmotores e RallyMania

Leia Mais

Monchiconta Racing procura os lugares cimeiros no Regional Sul

A equipa MonchiConta RACING irá realizar o CRRS 2012, onde objectiva em cada rali lutar pelos lugares cimeiros nas 2 rodas motrizes.


A dupla Marco Gonçalves/ Pedro Arroja irá tripular novamente um Peugeot 306 inserido na classe 2, onde temos motorizações entre os 1600 cc e 2000 cc.
A equipa agradece aos nossos patrocinadores e parceiros pelo apoio e confiança que nos foi depositada.
Desta forma tentaremos uma classificação de destaque já no Rali de Vila do Bispo a decorrer nos dias 24 e 25 de Março.

press Monchiconta

Leia Mais

sexta-feira, março 23

Vila do Bispo abre as hostilidades do CRRS

Vila do Bispo volta a ser palco de abertura do regional sul. Márcio Marreiros e Pedro Conde são os primeiros na estrada e encabeçam a lista de 28 concorrentes.


Cabe ao Clube Automóvel de Portimão dar a partida o Campeonato Regional de Ralis do Sul, que já vai na sua 15ª edição. A opção recaiu novamente pelo esquema de uma super especial noturna no sábado, disputada em asfalto, e duas rondas pelas especiais de Raposeira e Budens, no domingo.
Contando com 28 concorrentes inscritos, Márcio Marreiros e Pedro Conde partem com o número 1 de porta, e graças à ausência do bi-campeão estão na linha da frente para a vitória. A concorrência direta virá de José Merceano, que regressa a sul com o BMW 325 IX. Também Carlos Martins/Aníbal Martins participam com o EVO6, e depois das exibições nas provas do Open acalentam aspirações pelo 1º lugar. Se a viatura colaborar, também João Correia terá uma palavra a dizer.
Numa segunda linha, outros participantes também podem lutar pelo pódio - Luís Nunes, António Lampreia, José Carlos Paté, Jorge Baptista, Nuno Venâncio ou José Dimas costumam dar-se bem com os troços de terra.
Na Divisão I, reservada aos duas rodas motrizes, existe um conjunto de candidatos à vitória. Desde logo José Coelho, que irá participar num Peugeot 205 GTi, Marco Gonçalves no Peugeot 306, e a armada Saxo - José Martins, Vasco Tintim, Marco Ferreira ou Filipe Silva.
Infelizmente, a prova também fica marcada pelas ausências. Para além de Ricardo Teodósio, também constata-se as faltas de Daniel Nunes, Luís Mota, Gil Antunes e Pedro Lança, que foram grandes animadores na época passada.
O rali começa com as super especial noturna às 20:45 de sábado. Para domingo, dia 25, a primeira especial está marcada paras as 10:00, na Raposeira.

INFORMAÇÕES - MAPA - INSCRITOS.

imagem - Ricardo Batista-Supermotores

Leia Mais

Entrada com o pé direito de Vitor Caeiro no CPTT 2012

Não poderia ter corrido da melhor forma a estreia de Vitor Caeiro e Teresa Carona no Campeonato de 2012. Alcançando logo desde o início da primeira passagem pela super especial a liderança do agrupamento T8 e o 10º lugar da geral absoluta, estavam reunidas todas as condições para que a corrida fosse favorável á dupla portalegrense.

Não quisemos atacar muito desde o inicio visto ser uma corrida muito longa e exigente para as mecânicas, por isso optamos por uma toada defensiva até percebermos que o segundo classificado se estava aproximar devido a um furo no nosso carro, ai então atacamos um pouco, quando perto do KM 180 tivemos a informação que estaríamos isolados na liderança, a partir desse momento foi tentar levar o carro ao fim sem problemas.

Foi sem qualquer tipo de problemas que foram percorridos os cerca de 320 Km de sectores selectivos na serra algarvia.

Para Teresa Carona este foi o inicio de campeonato que tanto desejávamos, e para o qual trabalhamos arduamente durante o período do defeso, fizemos algumas melhorias no nosso carro que se revelaram bastante eficazes e motivadoras para as próximas corridas, em que esperamos poder estar á altura e continuar com os bons resultados.
Gostaríamos de deixar o nosso agradecimento aos patrocinadores que apostaram em nós e nos apoiaram para podermos estar presentes neste Campeonato, nesta altura bastante complicada da conjuntura económica do nosso país.

O campeonato nacional de Todo Terreno prossegue com o Ervideira rali TT nos próximos dias 20 a 22 de Abril de 2012.

Press Vitor Caeiro publicado em TTVerde

Leia Mais

DIMO Racing teve fim-de-semana com sabor amargo

A DIMO Racing estreou-se no campeonato nacional de TT, no passado fim-de-semana, na Baja Carmim 2012, com duas novidades, também eles estreantes neste circuito: o piloto alemão Harald Becker e o co-piloto Carlos Gonçalves.


O primeiro dia de prova foi emocionante para a DIMO Racing e a sua equipa, já que a dupla rapidamente se adaptou ao tipo de terreno. No segundo dia, com a especial de 320 Kms em linha podemos ver como o piloto Harald Becker e o co-piloto fizeram uma excelente prova ficando em 8º lugar na geral e terceiro na classe T2, apesar dos problemas técnicos que surgiram ao quilómetro 30. Com esta performance podemos aguardar grandes prestações desta equipa ao longo do campeonato. A próxima prova da DIMO Racing vai ser no Ervideira Rali TT 2012, já em Abril.

“Foi uma experiência completamente nova e diferente. Após o reconhecimento do prólogo fiquei um pouco preocupado mas rapidamente entendi que no carro estava à altura do desafio, o nosso andamento foi um pouco lento na primeira passagem, na segunda foi logo mais rápido. Diverti-me bastante. Rapidamente me habituei a ouvir as notas do co-piloto, normalmente vou sozinho dentro do carro em competições, ter um pessoa do meu lado foi mais uma nova experiência. Com o decorrer dos quilómetros fui-me adaptando e melhorando, vou necessitar de mais uns troços para ficar 100% à vontade mas penso que na Ervideira já estarei mais confiante ao volante.” Harald Becker

Uma nova experiência, um projecto aliciante, um grande desafio, é sem dúvida a melhor descrição para este convite que me foi feito. Sempre acreditei que um dia conseguiria “vestir o fato” de co-piloto mas nunca me passou pela cabeça ir ao lado de um piloto desta classe. Só posso agradecer ao Harald pela confiança depositada e ao Dinis Mota pela realização de um sonho.” Carlos Gonçalves

Acima de tudo quero agradecer a todos os que nos ajudaram neste projecto, para mim foi um fim-de-semana muito emocionante onde vi o culminar da minha de carreira que se iniciou nos anos 80 com um empurrão do Domingos Piedade na Mercedes AMG depois o passo para a Porsche Kremer, Joest Racing, VW, Ralliart, Red Line, Dinis Lucas Consulting Team, até chegarmos aqui. Devo um grande obrigado também ao Harald pela confiança depositada na DIMO Racing e não esquecendo o Carlos pela coragem de aceitar esta missão, que ao longo de toda a prova nunca hesitou. O único senão deu-se já depois de os tempos contactados e os prémios entregues quando a organização decidiu atribuir algumas penalizações, obrigando-nos a descer para 4º lugar da categoria.” Dinis Mota

publicado em TTVerde

Leia Mais

Marco Ferreira de Saxo no Regional Sul

Depois de algumas participações esporádicas no Campeonato Regional Sul de Ralis nos últimos dois anos, Marco Ferreira será uma das novidades do Regional Sul de Ralis, onde irá alinhar com um Citroen Saxo.


Nos últimos dois anos Marco Ferreira participou em três provas com um Peugeot 106 e para o piloto "os ralis ainda são um mundo novo. A última prova que fiz foi há precisamente um ano e por isso nesta prova o importante será acumular quilómetros".

A primeira prova do Regional Sul terá lugar já este fim-de-semana em Vila do Bispo, com o piloto que vem de Santiago do Cacém a dizer que os seus "objectivos neste rali passam por ganhar experiência com o carro, pois estou parado há imenso tempo e também tenho ainda muito pouca experiência nos ralis. Vamos partir para esta prova com um objectivo muito claro, que passa por tentar terminar a mesma e sem preocupações quanto à classificação final ", continuou o piloto que conta com os principais apoios da Tudóptica, ConsulNear e TransmissãoSado.

À semelhança do ano passado, Marco Ferreira fará equipa com o alenquerense João Mateus, com a equipa a ter prevista a presença em todas as provas do Campeonato Regional Sul de Ralis.
Para além do Regional Sul, Marco Ferreira levará também o Citroen Saxo ao Rally de Portugal, prova que servirá para o piloto "fazer mais alguns quilómetros com o carro. É uma prova que vai servir de teste para mim e que serve ainda para divulgar a imagem dos nossos patrocinadores numa prova do Mundial de Ralis".

O Rali de Vila do Bispo vai para a estrada no próximo Sábado dia 24 de Março com uma Super Especial nas ruas de Vila do Bispo, para no domingo se cumprirem as duplas passagens pelos troços de Raposeira e Budens, totalizando 49,2 kms de especiais cronometradas.

press SportsMultimédia

Leia Mais

Team Sacho Racing / X-Adventure com bom arranque no CNTT.

O TEAM SACHO RACING/X-ADVENTURE este presente no passado fim de semana em Tavira para disputar a Baja Carmim, a prova de abertura do CNTT. Conhecida pela sua dureza, a prova não intimidou a equipa Ribatejana que partiu de Coruche com a fundada ambição de trazer na bagagem de regresso o maior número de pontos possível em cada uma das classes em que participa.


Gonçalo Ludovico em Suzuki RMZ 250, que disputou a prova na Classe Promoção, cumpriu na íntegra aos seus objectivos, conquistando a vitória na classe depois de no primeiro dia ter sido também o mais rápido da Promoção a percorrer o prólogo. No final da prova, bastante satisfeito, Gonçalo disse que :"Foi uma boa corrida. Toda a equipa esteve perfeita, e isso acabou por se reflectir no resultado final."
Na classe TT3, coube a João Ferreira representar a equipa de Coruche. À partida para o sector selectivo o objectivo estava fixado em manter o 3º lugar conquistado no prólogo. Porém a dureza da pista e a resistência dos adversários acabaram por produzir um resultado um pouco mais modesto. O acumular de quilómetros começou a fazer-se sentir, e o cansaço lentamente apoderou-se do piloto que abrandou um pouco o ritmo, o que o fez descer a 4º na classe. Em termos de resultado final, o 10º acabou por ser um prémio justo para o esforço de João Ferreira. "Fico contente com o meu resultado. Terminar no Top 10 é sempre bom, e tenho a noção que dei o meu melhor para ajudar a minha equipa." disse o piloto do TEAM SACHO no final.
Quanto a Tony Miguel, tinha á partida a tarefa mais dura de todos. Uma queda no prólogo ditou um atraso significativo, acabando o piloto por arrancar para a prova num penalizador 32º lugar. Pela frente o piloto tinha uma prova muito complicada, pois iria apanhar muito pó dos seus adversários que o iriam preceder na pista. Porém, a muita determinação do piloto começou a produzir resultados, e à passagem pelo KM101, Tony Miguel já era 11º. Em CP2 passou em 9º (terceiro entre os TT1). Mas pouco depois viria a ser alcançado pelos Quads mais rápidos, e teve que reduzir o andamento para garantir a sua segurança dentro da verdadeira nuvem de pó levantada por estas máquinas. Terminou a prova em 12º da geral e 4º da sua classe. "Depois de uma dia de azar no sábado, tudo correu bem no domingo, até que tive que encostar para deixar passar um quad, e acabei por perder algum tempo. Mesmo assim estou feliz com o meu resultado e de toda a equipa." disse Tony Miguel depois de terminada a prova.
No final , Luis Pirralho, o director da equipa, realçou o empenho de todos, desde pilotos a membros da assistência, que seguiram á risca o plano traçado para esta prova, considerada por muitos a mais dura de todo o calendário.
A próxima prova do campeonato disputa-se já nos próximos dias 6 e 7 de Abril, na Ferraria, onde a equipa de Coruche irá estar presente para continuar a somar pontos.
Finalmente, o O TEAM SACHO RACING/X-ADVENTURE deixa o agradecimento a todos os patrocinadores e aqueles que apoiam a equipa, pois têm sido determinantes nos bons resultados alcançados.

publicado em TodoTerreno

Leia Mais

Liliana Calado na Baja Carmim

Conheça a crónica da única representante das senhoras na Baja CARMIM.

"Para a primeira prova no Nacional não me correu mal, visto não ter treinado desde o Portalegre e umas semanas antes desta Baja ter ficado doente e não tendo recuperado como esperava. No prologo não quis arriscar, pois o piso estava seco onde não tínhamos grande aderência no terreno, mas terminei em 28º. Na etapa de Domingo, arranquei para obter o melhor lugar possível sem arriscar, pois o percurso estava perigoso e ainda só vamos no inicio do campeonato. A partir da segunda assistência para o final senti-me um pouco cansada, o percurso era mais duro e não estava nas minhas melhores condições. Chegando ao final em 22º da geral, 1º das Senhoras e em 5º na classe TT1.
Espero para a segunda prova do Nacional, em Ferraria, estar com melhor preparação, pois até lá vou treinar bem, para conseguir uma melhor classificação na geral.
Aproveito para agradecer a todos os meus patrocinadores, com o apoio da ENI, que comercializa gasolinas e lubrificantes de competição, GoldNutrition, Zurmotos, Zozimodesigns, FMP, Pizzaria a Bica, Camping Serrão, Polisport, Lufercar Motos, Multiserviços, Restaurante Sitio do Forno, Restaurante da Praia da Arrifana, Lema Publicidade, Digifoto e GásGira.
"

publicado em TodoTerreno

Leia Mais

quinta-feira, março 22

BPinhão Racing Team com excelente desempenho em Tavira

A BPinhão Racing Team atingiu os objetivos planeados e completou a Baja Carmim 2012 no 1º Lugar da Classe Promoção. Numa prova marcada por inúmeras desistências nas várias classes, Bruno Pinhão e Zé Caetano conseguiram gerir o andamento da Nissan e levar a bom porto a sua 1ª participação em provas do CPTT 2012.

Estamos muito contentes com a nossa prestação. Resistimos a um terreno com muita dureza, muito pó, e chegamos ao fim da prova com o sentimento de satisfação e dever cumprido.” Palavras de Bruno Pinhão, á chegada ao Pereiro.
A prova foi concluída em 4 horas, 18 minutos e 19,7 segundos, a uma velocidade média de 52 km/hora.
A mecânica da Nissan sofreu com as características do traçado, como muitas outras viaturas (a dureza do traçado assim o ditou) levando á perda da tração dianteira nos últimos 50km.
Esta primeira vitória foi considerada pela equipa como um enorme sucesso, visto que, sendo a primeira participação, foi um teste á Nissan, aos Pilotos e á orgânica da equipa. Podemos agora afirmar que o teste foi superado e deu ótimas indicações para o futuro.
Os Parceiros da BPinhão Racing Team são uma peça chave no crescer da Equipa e foram também responsáveis pela vitória da Dupla Pinhão/Caetano. A eles o nosso muito obrigado por acreditarem nas nossas capacidades.
O próximo objetivo é agora a preparação para a Baja Ervideira 2012, prova mais participada, e a primeira a contar para a Taça Classic, evento onde a BPinhão Racing também estará integrado.

press BPinhão Team

Leia Mais

Rally Class estreia-se em Portugal

O World Rally Championship vai ter este ano uma espécie de troféu mono-marca, denominado Rally Class, com viaturas Subaru de Gr.N preparados pela equipa belga Symtech Racing.



Esta competição é composta por 6 eventos europeus, a começar pelo Rally de Portugal no fim deste mês, seguindo-se o Acrópole, Alemanha, França, Itália e Espanha.

Os Subaru Impreza STR12 estão a ser finalizados nas instalações da Symtech Racing que serão entregues aos seguintes pilotos: Andis Neiksans (LVA); Yuryi Protasov (UKR), Ricardo Trivino (MEX) e Rifat Sungkar (IDN).

Dirk van der Sluys (Symtech Racing): "Tivemos alguma tensão e alguns momentos excitantes porque, lançar um novo campeonato nunca é uma tarefa fácil. Devido a algumas circunstâncias, não foi possível anunciar a nova série oficialmente antes de Novembro do ano passado, o que é tarde para os pilotos planearem as suas temporadas. No entanto, tivemos muitos interessados e agora temos quatro pilotos que assinaram para esta temporada. Tendo em conta a situação económica à volta do desporto neste momento, não é tão mau para começar e já estamos a planear mais e melhor para 2013."

Quanto a prémios, estes são muito bons pois o vencedor terá a hipótese de disputar cinco eventos do SWRC em 2013, com um Subaru Impreza R4. Para o segundo prémio, estão destinados 2 ralis em 2013 com um Subaru full Gr.N e o terceiro prémio, fica para ter a oportunidade de efectuar testes com um Impreza R4.

por Ricardo Nascimento
publicado em RalisOnline

Leia Mais

quarta-feira, março 21

Automóveis Ferrari exibem-se no Algarve

A 1.ª Concentração Europeia de Ferrari na Costa do Algarve vai decorrer entre 30 de março e 1 de abril, no concelho de Portimão, esperando cerca de 80 participantes.

O evento, organizado pela All in One, Lifestyle Management, passará por Alvor, Portimão e Praia da Rocha, no dia 31, exibindo-se na zona ribeirinha portimonense.

À tarde, os Ferrari vão acelerar no Autódromo do Algarve, onde participarão em exercícios com pilotos profissionais, munidos de vídeo «in board» no interior das viaturas.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da autarquia de Portimão, promete promover o concelho portimonense e fortalecer ligações entre proprietários, clubes e importadores de veículos da marca italiana.

As inscrições continuam abertas através do endereço eletrónico allinone.lifestylemanagement@gmail.com.

publicado em Região Sul

Leia Mais

CNTT 2012: “Vampiro” Rui Porto Nunes quase mordia o pódio na Promoção

Uma prova para mais tarde recordar. Foi assim a estreia do actor Rui Porto Nunes no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

O actor, que agora virou piloto nos tempos livres, conhecido por papéis em Lua Vermelha ou Rosa Fogo, da SIC, concretizou o sonho de viver por dentro uma prova do campeonato, integrado na equipa oficial da Yamaha, a Yamaha/Pinhel Works/Reiger Suspension. Terminou no 19.º lugar da geral a Baja Carmim, no Algarve, que no último fim-de-semana decorreu na região de Tavira. Mas, melhor do que isso, foi quarto classificado da classe Promoção. “Acima de tudo, diverti-me, que era o objectivo. Também serviu para continuar a aprendizagem. É o início de uma aventura que espero que seja longa”, explicou o piloto, de 25 anos, conhecido agora pela personagem de Barbalho, em Rosa Fogo.

Nesta sua primeira prova do campeonato de TT, foram várias as peripécias, que ficam na memória. “Como quando me perdi e andei enganado cerca de dez quilómetros, numa zona de alcatrão, que não estava bem marcada. É inadmissível que numa prova destas haja falhas de marcação, porque é a nossa integridade física que está em jogo”, sublinhou o actor, que participou aos comandos de uma Yamaha YZ250F, um modelo de motocrosse mas que foi preparado para Todo-o-Terreno.

Este projecto foi amadurecendo ao longo do tempo, até porque Rui Porto Nunes já era um aficionado do TT, acompanhando várias provas de amigos. “Já conhecia o Ruben Faria [piloto oficial da KTM para o Dakar] e o Frederico Fino [piloto oficial da Yamaha Portugal]. Falei também com o Hélder Rodrigues [piloto da Yamaha no Dakar] e com o Sandro Marcos [antigo campeão nacional de motocrosse e supercrosse] e mais alguns apoios e montámos o projecto para esta época. Para já, estou a pensar prova a prova mas o objectivo é vencer a categoria Promoção”, confessa, cheio de ambição.

O próximo desafio é o raide da Ferraria, a 6 e 7 de Abril.

publicado em FozMotor

Leia Mais

Estreia para esquecer da equipa Yamaha/Pinhel Works/Reiger Suspension

Foi uma estreia para esquecer a da equipa Yamaha/Pinhel Works/Reiger Suspension no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. António Maio, que era a principal aposta para vencer o campeonato, foi apanhado pela má marcação do percurso da Baja Carmim, em Tavira, e, quando liderava a corrida de abertura do campeonato, acabou por sofrer um acidente que lhe partiu o pulso direito, condicionando, assim, o resto da época do vice-campeão nacional.

Estou desolado. O prólogo tinha corrido muito bem. Fui mesmo o mais rápido nesse primeiro troço, de cinco quilómetros, no sábado. No domingo já estava na frente com quase dois minutos de avanço para o meu mais directo perseguidor quando, numa curva fechada que não estava marcada, após uma recta, acabei surpreendido pelo terreno. Tentei saltar mas aterrei num relevo e a pancada fracturou-me o pulso”, explicou Maio, que agora vai estar várias semanas de baixa.

Também Frederico Fino foi obrigado a desistir ainda na primeira Zona de Assistência, devido a uma grave indisposição.

O pior estava, no entanto, reservado para Paulo Amaral. O piloto da equipa Yamaha sofreu um Acidente Vascular Cerebral durante a corrida, que originou uma queda do piloto, da classe Veteranos.

Foi assistido no local e transportado de helicóptero para o hospital de Faro, onde ainda se encontra internado em estado grave, com prognóstico reservado.

A equipa Yamaha/Pinhelworks/Reiger Suspension deseja as rápidas melhoras ao piloto e amigo. “Estamos todos muito abalados. É daqueles acidentes que não se conseguem prever. Esperemos que recupere rapidamente”, comentou Frederico Fino, que também lamentou a lesão de António Maio. “É uma pena porque vamos ter a segunda prova já dentro de três semanas. Fizemos um grande trabalho durante o Inverno, com vários testes, e estávamos confiantes numa grande temporada. O nosso objectivo era a conquista do título nacional absoluto e as coisas estavam a correr bem, porque o António Maio estava na liderança da prova”, concluiu.

No entanto, houve outros pilotos da equipa que deram boa conta de si nesta prova de abertura do Nacional de TT. Rui Ventura, em Yamaha 450F foi o 18º classificado, à frente de Rui Porto Nunes (Yamaha YZ250F). O actor de novelas como Rosa Fogo, actualmente em exibição na SIC, que é um apaixonado pelo TT, foi 19º classificado da geral na sua prova de estreia, sendo quarto na sua categoria, a Promoção. “Estou muito satisfeito. Acima de tudo, diverti-me, que era o meu principal objectivo”, confessa.

Miguel Navarro foi o 20ºclassificado.

O campeonato regressa no fim-de-semana de Páscoa, a 6 e 7 de Abril, para o raide da Ferraria.

publicado em FozMotor

Leia Mais